sábado, abril 30, 2016

Galinhas Mansas

A "ameaça" era uma águia altaneira, demolidora, que qual rolo compressor ia passar por cima do Vitória e construir mais um resultado esmagador.
Afinal...afinal sairam umas galinhas mansas que sem o tarefeiro Paixão nunca teriam vencido o Vitória porque em jogo jogado em nada o mereceram.
Era um jogo condicionado por alguns factores.
Um anunciado estádio esgotado, com um apoio intenso ao clube da casa, mas afinal esteve longe disso e num jogo decisivo os anunciados seis milhões nem 1% conseguiram mobilizar para o seu recinto.
Não fora os patéticos adeptos de sofá e não passava de um clube como os outros.
A nomeação de um tarefeiro com uma longa história de fretes e que estaria de plantão caso o anunciado campeão não conseguisse pelos seus meios ultrapassar o adversário.
Esse cumpriu em pleno há que dizê-lo.
Depois a imprensa andou toda a semana a anunciar que o trio maravilha de pontas de lança do SLB (provavelmente o melhor de sempre do futebol mundial para Bola e Record)  estavam a caminho de bater o recorde de golos em casa que já durava desde os tempos de Sven Goran Eriksson.
Completamente inofensivos, bem anulados pelos centrais do Vitória, e o golo foi marcado por um central depois de um bloqueio que obviamente Paixão deixou passar em claro.
Finalmente o Vitória vinha de uma longa série de mais resultados e decepcionantes exibições pelo que se temia que o jogo pudesse correr bastante mal.
Embora os maus resultados se tenham mantido (ontem perdemos pelo menos um ponto) há que dizer que a exibição esteve claramente acima do que tem sido habitual.
Pese embora todas estas condicionantes, a favor do SLB e contra o Vitória, a verdade do jogo não foi nada do que a maioria esmagadora estaria à espera.
Sérgio Conceição armou bem a equipa com três centrais a anularem por completo os pontas de lança encarnados, com Dalbert a exibir-se em bom plano por todo o corredor esquerdo, Cafu e Phete a anularem bem o meio campo do Benfica com especial relevo para a anunciada "8ª maravilha" do mundo que fez uma exibição mais que discreta e até foi substituido, e um ataque com Dourado mais fixo e Hurtado mais móvel que conseguiu em várias ocasiões confundir, e muito, a defesa adversária.
Menos bem apenas a exibição de Otávio que nunca conseguiu "pegar"  no jogo e a imensa liberdade dada no flanco esquerdo a Gaitan (Licá não tem rotinas de defesa e a valia do capitão encarnado exige um lateral de raíz) que podia ter sido razão de prejuízos maiores.
Nesse dispositivo táctico, e com uma atitude bem superior à que tem sido normal, a equipa do Vitória controlou o jogo em grande parte do mesmo e podia ter saído da Luz com ponto(s) se Hurtado tivesse aproveitado duas claras oportunidades de golo que desperdiçou ingloriamente.
E se Paixão deixasse é claro; mas dessa "encomenda" tratarei noutro texto.
Foi em suma uma boa exibição do Vitória, num jogo que não mereceu perder, com o agradável detalhe de ver o Benfica acabar o jogo a queimar tempo como qualquer equipa pequena face a um adversário que lhe está a ser superior.
A verdade é que os três pontos "sistémicos" ficaram em Lisboa.
Mais uma vez a verdade desportiva foi palavra vã o que não é novidade nenhuma quando do outro está está o filho querido do "sistema".
Esta época, com Xistra e Paixão, só ao Vitória surripiaram quatro pontos.
Assim se fazem campeões neste campeonato de terceiro mundo!
Depois Falamos.

P.S. Espero que alguns percebam agora porque nunca apoio estas equipas nas competições europeias.
Apoiar lá fora quem nunca se cansa de nos prejudicar cá dentro?
Não obrigado!

6 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo com esta arbitragem muito parcimoniosa,o Benfica só teve um ligeiro ascendente contrariado por um Vitória que jogou em todo o campo e teve mais e melhores oportunidades.
Aqueles que agora se queixam de uma suposta falta dentro da àrea sobre o Mitroglou,revejam os 3 clarissimos penaltys que nos sonegaram na primeira volta,bem como todas as faltas à entrada da àrea, e também não tem moral para falar de alguma rudeza dos jogadores do Vitória em certos momentos,porque além de serem correspondidos e até superados por outros da parte deles,há meses atrás então...Parecia futebol americano ao seu pior estilo.

A.C. 1970

luis cirilo disse...

Caro A.C.1970:
Uma parte substancial dos adeptos do SLB, especialmente os inefáveis adeptos de sofá, acham que para o clube ganhar "vale tudo".
Talvez por saudades desse imorredoiro símbolo do Benfica actualmente na cadeia.
E por isso dizem e escrevem as burrices que todos lemos.
Pénaltis contra eles? Só em tempo de descontos e quando ganham por três ou quatro de diferença.
Vermelhos a jogadores do SLB? Só como ontem no ultimo minuto da compensação e para limpar um castigo que não dava jeito.
É um escândalo o colo que é dado a esse clube de Lisboa

Anónimo disse...

Boa tarde caro Luís Cirilo.

Excelente texto. O post script resume a mentalidade que todos os vitorianos deviam ter. Revejo-me nas suas palavras a 100%.

Ontem o SC esteve bem após o jogo na critica ao "sistema". Será que ele não teria um melhor desempenho como diretor em vez de treinador?

Desconfio que quando ele sair vai dizer algumas verdades que muitos vitorianos não vão gostar, mas que eu estou ansioso por as ouvir.

Para a semana temos que apresentar a mesma postura para o grande derbi. Este jogo merecia casa cheia, mas sem borlas.

Fernandes.

Joaquim disse...

60 mil adeptos num jogo às 18h30 de sexta feira é não conseguir mobilizar adeptos?! Desculpe mas esse seu raciocino não é nada lógico. E essa tem sido a média nos últimos jogos! Concordo que na primeira mão o vitória foi prejudicado mas neste jogo não concordo. Começou o jogo a cometer faltas duras e a fazer anti jogo, e como podem dizer que dominaram, as estatísticas não mentem, maior posse de bola clara do Benfica e muitas mais faltas do Vitória.
Fazerem-se se coitadinhos é uma má estratégia principalmente depois de um final de época desastroso, ganhavam muito mais em valorizar a excelente exibição que fizeram ao quase conseguirem anular o ataque do Benfica, quase porque mesmo assim funcionou e criou mais oportunidades, e não foram erros da defesa contrária, lembro-me do remate a rasar o poste do Mitroglu e do remate à barra do Raul entre outros.

luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
Acho que o SC tem aspectos positivos e outros negativos como toda a gente.
Como treinador penso que ainda não tem estaleca suficiente para um clube como o nosso.
Mas tem a qualidade de ser frontal e não ter medo de chamar as coisas pelo nome.
Penso que para director não teria jeito.
O que ele dirá quando sair não faço ideia.
Mas admito que incomode alguém.

luis cirilo disse...

Caro Joaquim:
Para um clube que diz ter seis milhões de adeptos era obrigação ter o estádio cheio.
E não tinha.
E se a hora do jogo era incómoda para os adeptos do SLB que dizer quanto aos adeptos do Vitória? Não sei se a Liga sabe mas a sexta feira é dia de trabalho em Guimarães.
E nós não temos adeptos de sofá nem das vitórias. Temos adeptos do Vitória.
Não nos fazemos de coitadinhos com ninguém e ainda menos com um clube que nos ganhou dois jogos graças a duas duas arbitragens miseravelmente desonestas.
Anti jogo? Está a falar de quê? Do Benfica a queimar tempos nos ultimos minutos?
O vitória fez mais faltas,é verdade, mas nenhuma com a gravidade da daquele gordo (Eliseu) que devia ter ido para a rua com vermelho directo. Fosse um jogador do Vitória a fazê-la e era isso que acontecia.
Oportunidades? Tirando o remate à barra do Jimenez as duas melhores oportunidades foram do Hurtado que infelizmente não as conseguiu transformar em golos.
Quase conseguir anular o ataque do SLB? Salvo erro o golo foi do central Jardel após um bloqueio que o apitador obviamente deixou passar em claro.
A concluir não posso deixar de referir que o João Miguel Silva se cansou mais no aquecimento que nos 98 minutos de jogo. Deve ter passado a tarde mais tranquila de todo o campeonato