quinta-feira, abril 07, 2016

Emoção

Para quem gosta de futebol ,mais do que dos negócios em volta dele, os jogos da 1ª mão dos 1/4 de final da Liga dos Campeões tiveram todos os condimentos que fazem dele, futebol, a modalidade desportiva mais apreciada em todo o planeta.
Bons jogos, grande jogadas, golos de excelente recorte e emoção ao longo dos 90 minutos de todos eles face à incerteza nos resultados.
Infelizmente também alguns erros grosseiros, em termos de arbitragens,que fazendo parte do jogo não deixam de introduzir sempre factos dispensáveis de suspeição em torno de quem é favorecido e de quais os interesses económicos que a UEFA quer ver defendidos.
Quanto aos jogos há que dizer o seguinte:
Em Wolfsburgo o Real Madrid , vindo de um moralizador triunfo em Barcelona para a Liga, nem teve tempo para se aperceber do que se estava a passar e já perdia por 0-2.
Que veio a ser o resultado final e deixa os espanhóis em maus lençóis para a segunda mão em que terão de vencer por três golos de diferença
Não é impossível mas não vai ser nada fácil.
Face ao que se viu ontem, e ao resultado, o Wolfsburgo é favorito (quem diria?) para a passagem ás meias finais.
Mas tudo pode acontecer.
Em Munique o poderoso Bayern, pese embora um golo madrugador, não conseguiu construir um resultado tranquilo para a deslocação à Luz na próxima semana face à forma como o Benfica soube contrariar (grande trabalho táctico de Rui Vitória) a sua forma de jogar.
Penso que o Bayern continua favorito mas a eliminatória está muito mais em aberto do que se suporia.
Em Barcelona mais um jogos intensamente disputado entre o Barcelona e o Atlético de Madrid.
Os donos da casa, ainda a refazerem-se de derrota com o Real, viram a outra equipa de Madrid (e aquela que mais frente lhe tem feitos nos últimos anos) adiantar-se no marcador e pese embora a reviravolta é uma eliminatória completamente em aberto.
Até porque o golo fora tem o seu peso.
Finalmente em Paris, naquela que desde o início se tinha como a eliminatória mais equilibrada, registou-se um empate entre PSG e Manchester City confirmando esse equilibrio que já se adivinhava e deixando tudo em aberto para o segundo jogo.
Em suma estes quatro jogos ,além de tudo que ficou atrás escrito, deixaram um legado de emoção para as partidas da segunda mão dado qualquer das oito equipas ainda poder apurar-se.
O futebol agradece.
A UEFA...não sei!
Depois Falamos

P.S. Arrisco um prognóstico: As meias finais serão disputadas por Wolfsburgo, Bayern, Barcelona e Manchester City.
Para a semana saberemos.

13 comentários:

Anónimo disse...

Aquando do sorteio, disse aqui que os quatro favoritos não se defrontavam e por isso seriam os semi-finalistas se nada de anormal acontecesse.No fim também disse que o futebol não é matemática e tudo é possivel.Pois bem, tudo mesmo é possivel,até os quatro serem todos eliminados.Como o Senhor, também eu deixo o meu prognóstico:Real,Barça,Bayern e PSG.

Cumpts.
J.M.

JRV disse...

As arbitragens indicam que é desejo efectivo e muito forte da uefa uma final entre as equipas da baviera e da catalunha.

Um desejo tão forte que procura, desde já, retirar da competição duas equipas (Real Madrid e PSG) que, mesmo prejudicadas, poderiam ter uma palavra a dizer em possíveis confrontos. Aliás, a par da outra equipa de madrid, o Real foi uma das equipas mais prejudicadas desta jornada europeia, com os respectivos quintetos de arbitragem a serem decisivos no desenrolar dos jogos.

Ressalvando que é praticamente impossível contrariar arbitragens tão condicionantes, veremos o que os prejudicados da jornada conseguem produzir na segunda mão.

luis cirilo disse...

Caro J.M.
Esse era também o meu palpite antes dos jogos de ontem.
Agora acho que Wolfsburgo e Manchester City tem mais possibilidades que os seus adversários.
Caro JRV:
Não me parece que o Real Madrid tenha assim tantas razões de queixa.
Terá muitas,isso sim, dele próprio.
Mas o Wolfsburgo mereceu amplamente vencer.

JRV disse...

É claro que tem, senão vejamos: teve um golo anulado aos 70 segundos de jogo por suposto fora-de-jogo; teve um penalty assinalado contra que, no minimo, é duvidoso, já que dá toda a ideia que schurle tropeça nele proprio; por oposição há um penalty evidente sobre bale que nenhum dos cinco árbitros foi capaz de ver. Factos apenas relativos à primeira parte; podia continuar...

A equipa alemã esteve bem, ninguém o nega, mas tal resulta da circunstância de o jogo lhe ter sido, digamos, entregue em mãos. Algo parecido sucedeu na catalunha.

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Refere lances que suscitam dúvidas mas não permitem certezas.
É pouco para uma "teoria da conspiração".
Até porque para a UEFA é muito melhor que passe o Real Madrid do que o Wolfsburgo por várias razões.
Aliás creio que a final de sonho para os "senhores do dinheiro" será mesmo um Barcelona vs Real Madrid.
Messi contra Ronaldo.
Nenhuma outra suscitará a atenção mediática dessa.

JRV disse...

Refiro lances que suscitam dúvidas mas que, somados e atentas as decisões tomadas, sugerem uma evidente tendência. Podemos optar por ignorá-la, é um facto.

No restante, julgo que os clubes da catalunha e da baviera se mexem bastante melhor no jogo fora de campo. Mas isto é a minha perspectiva.

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Eu acho é que por se mexerem melhor que todos os outros dentro dos relvados é que catalães e bávaros são os maiores candidatos a ganharem a Champions.
Mas não é exagero dizer que neste momento há oito candidatos ao triunfo embora uns mais que outros.
Para a semana ficaremos com uma ideia mais aproximada.

JRV disse...

São boas equipas, como há outras mais, mas não têm a consistência ou superioridade que os resultados que vão obtendo sugerem. Vão beneficiando aqui e ali, de forma mais ou menos evidente, daquele empurrão (que por vezes é mais uma marrada) que desbloqueia os jogos a seu favor. Um penalty aqui, uma expulsão ali e a lógica do jogo altera-se. É a realidade.

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Ninguém ganha tanto e tantas vezes de não for de facto melhor que a concorrência.
E olhe que no campeonato de Espanha (o da Alemanha só vejo resumos) não falta ajudas ao Real Madrid.
É o Benfica de lá.

JRV disse...

É a sua perspectiva, que respeito mas que não encontra correspondência naquilo que é a realidade. Então essa comparação com o buraca do rui, carregado em braços até à liderança, não faz ponta de sentido. Se fosse como diz, o Real não estaria em terceiro, mas enfim.

A titulo de exemplo, repare que contra a equipa da catalunha, o Real teve que marcar três golos legais para conseguir ter dois validados; tudo normal, portanto. Tal como normal foi a arbitragem do jogo do barcelona em Villareal; tudo perfeitamente normal.

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Se há coisa que não faço é tomar as "dores" de equipas estrangeiras.
Bem me bastam as do Vitória que são muitas e algumas bem escusadas.
É verdade que em Espanha tenho simpatia pelo Barcelona (e pelo Atlético de Bilbau) mas isso não me impede de desejar que se o Barcelona não ganhar a Champions então que a ganhe o Real Madrid ou o Atlético de Madrid (ou o Wolfsburgo)dado lá jogarem portugueses.
No Benfica também jogam,é verdade, mas seria uma verdadeira desgraça (sem aspas) para o nosso futebol se o SLB ganhasse a Liga dos Campeões.
Quanto ao campeonato de Espanha, e face aos resultados desta semana, veremos quem o ganha.
Há três candidatos.
Não queira é que eu tenha pena do Real Madrid quanto a arbitragens.
Olhe que sigo o futebol espanhol de perto há mais de 25 anos e já vi tanta coisa que nem vale a pena perdermos tempo com isso.
E ,reitero, que o RM está para Espanha como o SLB para Portugal.
Com a diferença que tem um palmarés internacional incomparavelmente melhor

JRV disse...

Não confunda dores com um retrato da realidade. Mas chega de rebater essas generalidades com factos. Veremos o que os jogos desta semana reservam.

Cumprimentos,

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Não confundo.
Só que a realidade que vê é diferente da realidade que vejo.
O que é perfeitamente normal.
Aguardemos então pelos jogos de hoje e amanha.