domingo, abril 24, 2016

Conforme Esperado...

A faixa oportunamente colocada pelos White Angels ( A que horas joga o Vitória?)traduz bem a realidade deste jogo mas, mais do que isso, aquilo que foi uma época completamente decepcionante.
Porque embora em campo em todos os jogos foram poucos aqueles em que se viu uma equipa do Vitória digna do seu passado e merecedora no presente do apoio que os adeptos lhe dão em todas as circunstâncias.
Foi mais um jogo decepcionante.
Em que o Vitória fez três remates em direcção à baliza e marcou um golo enquanto o Estoril fez dois e marcou outro golo.
Pelo caminho, entre outros dados estatísticos menos relevantes, o Estoril a jogar no D. Afonso Henriques teve 57% de posse de bola o que deve ter acontecido pela primeira vez em jogos entre as duas equipas disputados em Guimarães.
Percebeu-se, ao olhar para o onze inicial, que o Vitória ia ter dificuldades.
Um central adaptado a lateral, deixando Arrondel no banco em vez de ir jogar pela B , indiciava logo uma fragilidade num flanco porque pese embora o esforço a verdade é que João Afonso não tem rotinas de lateral nem sequer características morfológicas para o lugar.
E o Estoril percebeu isso não admirando que na primeira parte tenha encarreirado as suas ofensivas preferencialmente por esse lado,
Uma primeira parte aliás tão mal jogada que salvo um bom remate de Dourado chegou a parecer um jogo de solteiros contra casados tal o baixo nível exibicional das duas equipas.
Ao intervalo Sérgio Conceição resolveu piorar o que já estava mal.
E se tinha o flanco direito fragilizado por uma adaptação resolveu fragilizar também o esquerdo com outra adaptação tirando um lateral de raiz (Luís Rocha) e adaptando ao lugar um extremo (Vigário) que nunca lá tinha jogado e não tem rotina do lugar.
Sendo certo que a exibição de Vigário,a atacar, até foi bem prometedora deixando pena que não jogasse no seu verdadeiro lugar a verdade é que o Estoril passou a ter dois corredores onde tinha larga margem de actuação pelo que não admirou que os lances de envolvimento se fossem sucedendo até surgir o golo do empate .
E mais golos não surgiram porque...não calhou!
Naturalmente que, face ao que se tem visto e ao estado da equipa, as tentativas de mudar alguma coisa com as entradas de Franci e Hurtado ( a habitual saída de Valente e o impedimento físico de Dourado)não deram em nada e o Vitória alargou o seu nada invejável recorde para onze jogos consecutivos sem ganhar fazendo uma das piores segundas voltas das últimas décadas.
E o pior de tudo é que acredito que ninguém ficou surpreendido com este insucesso de hoje.
Infelizmente o jogo correu dentro do que se esperava e temia.
Creio que não valerá a pena dizer muito mais.
A equipa está animícamente "morta" face aos resultados e à clara falta de empatia com o treinador, este já mostrou à evidência que não sabe mais e que o que sabe é pouco para um clube como o Vitória, restando à SAD deixar-se ela de fazer de "morta" e tomar atitudes que permitam ao Vitória acabar a época com dignidade e começar a preparar a próxima época dentro dos parâmetros de exigência que são habituais no nosso clube.
Desta péssima época que fique, ao menos, o exemplo dos erros que nunca mais se podem repetir!
Depois Falamos.

14 comentários:

Saganowski disse...

Caro Luís,
Depois do jogo contra o Boavista em casa, prognostiquei que este Vitória não faria mais do que 6 a 8 pontos.
Passadas 3 jornadas desse jogo, conseguimos 1 ponto em 9 possíveis. Ficando a faltar a visita a Lisboa, a recepção ao Moreirense e a jornada final em Arouca (para cumprir calendário), já nem sei o que vaticinar...

Anónimo disse...

Viu-se mais uma vez uma equipa perdida em campo,e,instavel (o golo sofrido é exemplo disso resultando de um movimento atabalhoado,abordado de forma aínda mais atabalhoada e até cómica) como o treinador de não se sabe o quê...

A.C.1970

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Infelizmente vai-se cumprir o meu prognostico de só acreditar contra o Moreirense.

Esta é a pior série do Vitória desde 1970/71.

Será que o Júlio Mendes viu alguma vez o Vitória no século passado?

A rádio Santiago continua a querer "atirar terra aos olhos" de quem percebe de futebol. Quando ouço o Abel até parece que é o mais entendido de futebol e, como ontem após o jogo, contradiz-se a ele próprio.

Como é possível falarem em equipa jovem... o problema é a organização da equipa.

Exemplo: Os centrais são os mesmos, mas agora tremem por tudo e por nada. O problema é deles ou de quem os treina???

Ontem quando saiu o "degolador" pensei que ia entrar o Tomané ou o Ricardo, mas depois lembrei-me que já não estão no Vitória. A culpa também é da equipa jovem?

O Cafú está longe do que já foi o ano passado. Agora, infelizmente, nem como capitão serve. A culpa é só da equipa jovem?

Muitas vezes o treinador vai para o banco e quem dá ordens é o Flávio. Desconfio que alguns jogadores nem sabem a quem obedecer. A culpa também é da equipa jovem?

Faltam Vitorianos no Vitória!


Fernandes.

Anónimo disse...

Boa noite, Luís,

Para a próxima época é que vai ser. Acredite!

[Vou escrever, como se fazia nos ditados na escola primária, centenas de vezes a frase "para a próxima época é que vai ser", a ver se a interiorizo. Vai ser difícil, pois acredito tanto em quem a lança, na praça pública,(e, consequentemente, no próprio conteúdo da frase) como em (para usar uma fórmula conhecida) lagartixas que chegam a jacarés. Se me permite o conselho, faça o mesmo, pode ser que resulte!]

E, já agora, reitero a pergunta presente na imagem que ilustra o seu texto: a que horas joga o Vitória?

Um abraço,
José Miguel

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Já não há nada a vaticinar. Apenas esperarmos que a época termine.
Caro A.C.:
Esta equipa foi destruída no balneário.
O que se vê no campo é reflexo disso.
Caro Fernandes:
Caro Fernandes:
O argumento da equipa jovem na realidade já só serve para enganar quem gosta de ser enganado.
O problema,sejamos claros, é de falta de liderança dentro e fora do balneário.
Os jogadores tem responsabilidades mas são os menos responsáveis.
Um dia se saberá toda a história desta triste época.
Caro José Miguel:
Na incredulidade somos dois. Porque realmente já tanta coisa foi prometida desde a Liga dos Campeões ao investimento de milhões que sinceramente estou como o único santo de que sou devoto: S. Tomé.
Quanto à hora a que jogamos com toda a franqueza ainda não conheço o calendário e horários da próxima época!
Porque nesta já não acredito que ainda se possa ver o Vitória dos adeptos.
O outro, o de SC e da SAD, acho que joga sexta feira ás 19.00h.

Paulo Pinto disse...



Meu caro Luís Cirilo,

Não conheço nenhum vitoriano que tenha avisado e lutado contra tudo o que se vive no Vitória como Luís Freitas, que, sempre se assumiu como um homem de coragem, chamando os "bois pelos nomes" e mostrando quem eram estes senhores que estão à frente da SAD e quais os seus reais interesses. Tenho pena de que o Vitória tenha chegado a este marasmo e a este conformismo, mas, devo dizer-lhe que, vitoriano a sério, e que sempre deu a cara em praça pública, lutando pelo que eram os seus ideais na defesa do clube, nos últimos anos, estimado Luís Cirilo, só mesmo Luís Freitas. Penso que se o senhor se unisse a ele poderíamos ter alguma esperança no futuro do Vitória. Caso contrário, continuaremos a ver o nosso clube gerido por interesses meramente económicos e sem qualquer paixão ou capacidade para tirar o clube da mediocridade e falta de ambição em que caiu.
Um forte abraço e saudações vitorianas.


Paulo Pinto



Anónimo disse...

Senhor Luis Cirilo, quando vejo no Guimarães Digital uma noticia a dizer que Miguel Leal não renova, até me dá calafrios em pensar que a direção pense neste treinador para futuro.

Anónimo disse...

Boa noite senhor Luis Cirilo, gostaria da sua opinião em relação a Pedro Martins como treinador, e se acha que era o treinador indicado para o futuro do nosso clube

Saganowski disse...

Esta situação precisa urgentemente de uma tomada de posição forte por parte dos sócios! Como e o quê, não sei!
Se calhar, um boicote à presença do sócios nas bancadas contra o Moreirense!

luis cirilo disse...

Caro Paulo Pinto:
Creio não conhecer pessoalmente o Luís Freitas mas tenho acompanhado as suas tomadas de posição e os seus alertas quanto ao caminho que o clube está a trilhar.
Acho que ele, como outras pessoas de valor vitoriano reconhecido,devem ponderar alternativas a este estado de coisas na certeza de que não há soluções individuais para os problemas. Acho que o grande desafio que se põe é mesmo congregar esforços.
Eu farei o que me for possível para ajudar a um Vitória maior e melhor.
Caro Anónimo:
Nos próximos tempos é natural que apareça vários nomes. E depois de escolherem Evangelista e Conceição convenhamos que a bitola de exigência não é muita.
Caro Anónimo:
Pedro Martins é um bom treinador e um daqueles que pode ser uma boa opção para o Vitória. Mais do que isso não lhe sei dizer.
Caro Saganowski:
Pois...também não te sei dizer. Sei é que o Moreirense joga com o Vitória a discutir, se tudo correr normalmente na próxima jornada, o lugar da equipa vimaranense melhor classificada. Basta eles ganharem em casa ao Boavista e nós perdermos no Benfica e ficarão a apenas um ponto do Vitória.

Anónimo disse...

Por falar em treinadores o Vitória já podia ter contratado o Pepa para a equipa B. É um grande formador e sabe potenciar ao máximo os jogadores. Às vezes no Moreirense parece que há gente mais atenta que no Vitória. Agora se o quiserem contratar vão ter de pagar o dobro ou o triplo. Para ser competitivo é preciso estar atento.

Anónimo disse...

Boa tarde, Luís,

Antes de mais, muito obrigado pela sua resposta.

Reparei que o Paulo Pinto e o Luís fazem alusão às interessantes tomadas de posição de Luís Freitas. O nosso amigo comum também já me falou (e muito bem) das mesmas. Confesso que já por várias vezes procurei um eventual blog em que estivessem os textos desse senhor, mas nunca encontrei.

Consegue-me dizer onde dar com isso?

Um abraço,
José Miguel

Saganowski disse...

Apesar de todo o respeito e simpatia que tenho pelo Moreirense, o Vitoria ficar abaixo deles seria mesmo "bater no fundo"!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não me parece que seja necessário contratar treinador para a B.
A actual equipa técnica está a cumprir os objectivos: Manutenção e jogadores para a A.
Caro José Miguel:
Creio que só na página que ele tem no facebook.
Caro Saganowski:
Mas pode acontecer.
Basta eles vencerem o Boavista em casa e nós perdermos na Luz e eles vem ao D.Afonso Henriques
a um ponto do Vitória.
Na ultima jornada vamos a Arouca e o Moreirense recebe o Marítimo.
Como vês...pode acontecer