terça-feira, abril 19, 2016

A Equação Autárquica

Arrumada a casa, se bem se mal só o futuro o dirá, no congresso de Espinho o PSD tem agora como seu grande desafio as eleições autárquicas de 2017 salvo se entretanto a geringonça se desfizer ao sabor de uma qualquer divergência entre partidos que só o oportunismo juntou.
Mas o mais provável, tanto quanto se pode prever neste momento, é que isso não acontecerá nos tempos mais próximos pelo que o melhor é mesmo o PSD concentrar-se nos desafios autárquicos.
Digamos que não começou bem.
Primeiro porque nunca entendi (e isto é prática com mais de uma dúzia  de anos) qual a necessidade de o partido, que tem órgãos estatutários,  estar a criar uma "comissão autárquica" para tratar das referidas eleições quando a matéria podia perfeitamente ser cometida a um vice presidente e dois vogais da comissão política nacional.
E ainda menos entendo que essa comissão seja constituída por presidentes de câmara que vão ser recandidatos e que portanto tem muito com que se preocupar nos seus municípios e natural falta de tempo para o que se passa noutras câmaras.
Em suma a "comissão" é um erro e constitui-la com autarcas um erro ainda maior.
Mas as próximas autárquicas terão ainda naturais consequências internas em termos de liderança do partido.
Passos Coelho foi reeleito líder sem contestação, mas irremediavelmente longe de ser um líder incontestado,  e sabe que salvo eleições legislativas antecipadas a sua liderança será avaliada em função do resultados das autárquicas.
Muito em especial depois de no congresso ter feito um dos seus já habituais "voos de pássaro" sobre as opiniões das estruturas distritais do partido, ignorando as sugestões que lhe foram feitas para os órgãos nacionais (especialmente CPN) , e escolhendo quem quis e lhe apeteceu e ouvindo(?) apenas dois ou três dos seus conselheiros.
Reafirmou autoridade mas perdeu solidariedade!
E mesmo ao longe percebe.-se que no rescaldo de Espinho há muito "ranger de dentes" de norte a sul passando pelas ilhas.
E por isso Passos Coelho sabe que apenas uma vitória nas autárquicas de 2017 lhe permitirá tranquilidade na liderança porque outro resultado vai, inexoravelmente, reabrir a questão de quem vai liderar o PSD nas eleições legislativas.
E o que é ganhar as autárquicas?
Ganhar o maior numero de câmaras e portanto conquistar a liderança da Associação Nacional de Municípios.
É essa a fasquia que Passos Coelho terá de ultrapassar.
Caso contrário...
Depois Falamos.

P.S. É evidente que sendo em termos de ANMP todas as câmaras iguais há,na leitura política dos resultados, umas que são mais iguais que outras como é sabido.
É o caso de Lisboa, Porto, Gaia e Sintra. As quatro maiores.
Tema para próximo texto.

7 comentários:

Anónimo disse...

E o atestado de incompetência passado ao PSD/Guimarães ???
É preciso vir um tipo do Porto com nome para ver se conseguem atenuar a derrota estrondosa que se prevê nas próximas autárquicas ? Os de Guimarães não têm competência suficiente para apresentar uma lista como deve ser ?

il disse...

Flash news: em Lisboa (concelho)há um querido, que até sempre foi comunista, mas foi (e é) autarca do PSD que anda em pré campanha. Quer fazer uma lista de INDEPENDENTES!

Com gentinha como esta é que o PSD ficou em 20% em Lisboa...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não vá por aí que vai por mau caminho.
Aguiar Branco foi convidado pelo PSD de Guimarães por vontade dos seus orgãos políticos.
Quanto à "...derrota estrondosa.." fico sempre satisfeito quando vejo atirar foguetes antes da "festa". Nada como o excesso de confiança para proporcionar desagradáveis surpresas.
Cara il:
Olhe deixe-o ir fazer a lista de independentes.
Desconfio que o PSD nada perde com isso.
É preciso é uma boa lista do PSD para ganhar a Câmara.
Agora com quem...

Anónimo disse...

O PSD de Guimarães parece-me o VITÓRIA.
Vai buscar emprestados e o resultado está à vista.
Será que em Guimarães não tem o PSD gente competente ? Se não tem procurem um "independente".

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Somos todos Portugal.
Xenofobia dentro do próprio país?
Vá lá esforçe-se a ver se arranja argumentos melhores

Anónimo disse...

Bom dia

Sempre votei PSD e também não me revejo nesta escolha para Presidente da Assembleia Municipal. Este lugar deve ser reservado a um notável da terra e será quase como um prémio de carreira que se dá a essa pessoa.E quem está por dentro dos aparelhos partidários não se dá conta, mas na minha opinião, esta escolha terá um efeito contrário ao pretendido.
Guimarães é diferente e muito mais sensível a estas questões.
Espero que resulte!

Cumpts.
J.M.

luis cirilo disse...

Caro J.M.:
É, concordo, uma aposta de algum risco pela forma como em Guimarães se encaram determinadas questões.
Contudo nem é uma pessoa estranha a Guimarães (onde tem casa há muitos anos) nem sequer é candidato a um lugar executivo onde, aí talvez sim, fosse exigível um conhecimento muito mais profundo da realidade do concelho.
A Assembleia Municipal reúne meia dúzia de vezes por ano e ao seu presidente cabe dirigir os trabalhos e nada mais.
Depois há funções de representação em várias cerimónias e não me parece que Aguiar Branco tenha alguma dificuldade nisso.
Penso que poderá, isso sim, ser a alguns níveis um bom "embaixador" de Guimarães em instâncias onde o actual poder autárquico tem muita dificuldade em chegar.
Perguntar-me-à o que fará se a coligação não ganhar as eleições?
Aí terá de cumprir o seu mandato como qualquer outro deputado.
E será certamente mais interventivo do que muitos que lá andam há anos e anos e nunca os ouvi abrir a boca para nada.