quinta-feira, dezembro 12, 2013

Um Adeus Triste

Um adeus triste por duas razões.
Uma derrota injusta e a certeza de que este, afinal, era um grupo ao nosso alcance.
Porque vistos os seis jogos em que o Vitória participou não se pode dizer que em algum deles a equipa tenha sido claramente inferior aos adversários ou demonstrado alguma fragilidade que fosse impeditiva de seguir em frente nesta liga Europa.
Foi em Guimarães que perdemos o apuramento.
Com duas derrotas cruéis.
Frente ao Bétis, mais por se ter verificado nos últimos instantes do que por ser totalmente imerecida( foi o jogo em que vi um adversário ser-nos superior especialmente na segunda parte), e hoje em que o Vitória fez uma exibição bem conseguida e que só não resultou em triunfo por erros próprios e alguma falta de sorte no momento de finalizar.
Rui Vitória para o jogo de hoje fez algumas mexidas na equipa.
Umas bem conseguidas outras nem por isso.
Comecemos pelas ultimas.
Os dois laterais, Pedro Correia (especialmente) e Addy, não aproveitaram a oportunidade e demonstraram o acerto do treinador em ter apostado nos jovens Amorim e Luís Rocha nos últimos jogos tal o desacerto exibicional demonstrado.
E se Addy, mala defender, ainda fez alguma coisa em termos ofensivos já Pedro Correia esteve francamente mal nos dois aspectos.
Com a agravante de ter visto dois amarelos em quatro minutos, um por entrada feia sobre um adversário e outro por provocar um penalti de forma ostensiva, que deixaram a equipa a jogar meia hora reduzida a dez unidades.
As outras mexidas foram acertadas.
Moreno fez um bom jogo a trinco, Crivellaro demonstrou que merece ser o 10 desta equipa porque nessa posição faz a diferença e Marco Matias regressou em bom plano e fez uma partida de grande empenhamento e alguns momentos de boa qualidade.
Gostei, uma vez mais, de André André a transportar jogo, da segurança dos centrais que nada tiveram a ver com os golos e de Tomané cuja evolução o torna já num jogador muito interessante e ainda com larga margem de progressão.
Douglas, como de costume, esteve bem e não foi por ele que perdemos.
Quanto ás substituições há que dizer que Plange e Maazou trouxeram velocidade e frescura ao ataque e André Santos não trouxe nada á equipa sendo uma substituição perdida numa altura em que a jogar com dez todos tinham de dar o máximo.
Globalmente creio que a equipa fez um bom jogo, criou bastantes oportunidades, e foi duramente castigada por uma derrota imerecida.
De salientar que a jogar em inferioridade numérica o Vitória ainda atirou duas bolas ao poste (Plange e Freire) e viu Malonga completamente isolado perder tanto tempo que acabou por não rematar da melhor forma o que traduz um inconformismo e uma capacidade de reacção que se assinala.
O árbitro fez uma arbitragem "francófona" de grande tolerância disciplinar para os compatriotas do senhor Platini e de grande rigor para o Vitória.
É impressionante a quantidade de faltas feitas pelos centrais franceses, especialmente sobre Tomané, antes de verem o primeiro amarelo aos 85 minutos!
Agora há que levantar a cabeça e continuar a lutar pelo quarto lugar e respectiva presença na Liga Europa da próxima época.
Depois Falamos

P.S Com todo o respeito pelas opções de Rui Vitória não percebo a não utilização de Russi uma vez mais.
Num jogo com estas caracteristicas tinhamos quatro médios no banco (Olimpio,Tiago Rodrigues, André Santos e Barrientos) para quê?
Sinceramente parece-me que já vi este" filme" noutro tempo com Soudani!
Que esteve uma época quase inteira a fazer número e depois quando teve oportunidades a "sério" agarrou o lugar e foi um dos jogadores mais determinantes da equipa na época passada.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís, análise sóbria do jogo. Quero destacar que o Vitória é eliminado da LE contra dois adversários perfeitamente ao nosso alcance. As arbitragens, nos jogos a doer, foram uma autentica vergonha! a de ontem é inqualificavel. Não percebo a vergonha de reclamarmos um golo muito mal anulado e um penalty descaradissimo a nosso favor. Não percebo também os pruridos que estamos a ter em identificar este treinador pela pessima campanha europeia e doméstica. Desde uma escolha errada dos onzes iniciais a uma péssima leitura de jogo! Gostava que postasse algo sobre o Marco Matias. Alguém que está connosco desde muito novo, e que tem ambição, comparado com alguns (Jorge Mendes AKA André Santos) que veem o Vitoria como barriga de aluguer para um qualquer outro clube que se comprometa a pagar-lhes comissões e vencimentos milionarios e que até já tinham preço para venda ainda antes de cá chegarem! José Vieira de Castro

Anónimo disse...

Infelizmente, por motivos profissionais, uma vez que estava longe de Guimarães, não pude ontem assistir ao jogo do meu Vitória. Mais uma vez não fomos felizes e acabamos por perder. O que mais me chateou foi a ausência de sócios. Vi na televisão muitas cadeiras vazias. Este jogo, apesar de não nos dar o apuramento, valia 200 mil euros e o nosso orgulho. Sinceramente, depois da eliminação da Taça de Portugal e da Taça da Liga e agora da Liga Europa, os sócios estão outra vez a afastarem-se. Ontem, nem 5000 deviam estar e num jogo da Liga Europa. Já tentei ver nos jornais, mas não consegui ver o número de adeptos presentes. Agora vamos atacar o 4º lugar para voltarmos para o ano à Liga Europa. Saudações! Cândido Fernandes

luis cirilo disse...

Caro José Castro:
O que posso dizer sobre o Marco Matias é que além de ser um bom jogador, e ainda com margem de progressão, é também um excelente rapaz. Educado, correcto, que leva a profissão muito a sério.
Quanto À eliminação da Liga Europa creio que já disse o que posso dizer sobre o assunto. Não fomos inferiores ás equipas que seguiram em frente.
Caro Cândido Fernandes:
Deviam estar cerca de 5000.
O que é preocupante dado tratar-se de um jogo europeu e de muitos adeptos terem adquirido o pack e não terem ido ao estádio. Creio que de facto existe algum afastamento dos adeptos e esse é um fenómeno que tem de ser combatido o mais depressa possível