terça-feira, dezembro 03, 2013

Ronaldo e Pauleta


São dois jogadores(um já retirado) que sempre apreciei.
Ronaldo por razões fáceis de compreender e visíveis até para quem não perceba nada de futebol.
É um génio.
Ponto.
Pauleta foi um jogador diferente.
Andou pelas camadas jovens de Porto e Benfica se qualquer sucesso, regressou aos Açores para completar a formação e quando voltou ao continente foi para jogar no Estoril na segunda divisão onde se revelou desde logo um goleador de bom potencial.
Depois sabe-se o caminho.
Salamanca,Desportivo da Corunha (onde foi campeão de Espanha), Bordéus e PSG onde jogou a ultima meia dúzia de anos da sua carreira com um sucesso tal que ainda hoje é o melhor marcador de sempre do clube parisiense.
Com troféus ganhos em todos esses clubes.
Ambos foram (Ronaldo ainda é) figuras de proa da selecção nacional com presença em fases finais de grandes competições, na qual avulta o Euro 2004 e a grande equipa de Portugal, onde afirmaram toda a sua qualidade futebolistica.
Há contudo três pontos comuns que me parecem muito interessantes.
Ambos fizeram as suas carreiras fora de Portugal ao ponto de Pauleta nunca ter jogado na primeira divisão portuguesa e Ronaldo ter por lá andado logo no inicio antes de sair para Manchester.
São, ex aequo, os dois maiores goleadores de sempre da selecção (Pauleta, que fez o seu primeiro golo por Portugal em Guimarães com o Azerbaijão,já não será por muito mais tempo presumo...) com 47 golos marcados.
São ambos insulares; Ronaldo da Madeira e Pauleta dos Açores.
O que não passando de uma curiosidade não deixa de ser...curioso.
Depois Falamos

Sem comentários: