sábado, dezembro 21, 2013

Positivo e Negativo

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

Comecemos pelo positivo.
Um excelente triunfo, por números claros, sobre um adversário ao qual os vitorianos tem um prazer especial em ganhar face ao acinte que os adeptos da Académica nos destinam devido a acontecimentos do século passado.
Nos últimos quatro jogos do campeonato o Vitória venceu três e empatou um, fez dez pontos, marcou sete golos e não sofreu nenhum.
E esse é outro dos destaques positivos.
Quarto jogo consecutivo na Liga sem sofrer golos, uma eficácia defensiva notável, de uma defesa extremamente jovem e que tem no guarda redes Douglas o elemento mais experiente.
Boas exibições de Barrientos, André André, Freire numa equipa que durante uma hora esteve globalmente num plano bastante aceitável.
Mas também houve aspectos negativos que importa corrigir.
Uma meia hora final de inaceitável displicência, uma equipa a jogar com lentidão, a maior parte dos jogadores a passarem a bola para trás cada vez que a recebiam.
Perdas de tempo injustificáveis ( e nesse aspecto o Douglas tem abusado um bocadinho...) a ganhar por três golos e face a um adversário reduzido a 10 unidades desde a primeira parte.
E esse é outro ponto a merecer reflexão.
A Académica, mesmo com dez, dominou alguns períodos da partida perante um Vitória que por vezes deu a sensação de já estar de férias natalícias e que não tirou o partido que podia ter tirado da inferioridade numérica dos "estudantes".
E depois as substituições.
Que não trouxeram nada de novo á equipa que com as entradas de Malonga, Tiago Rodrigues e Plange baixou o ritmo, deu aqui e ali a sensação de mal "arrumada", chegou a irritar os adeptos pela forma como se estava a exibir.
E fiquei com pena( mas é uma reflexão pessoal nada mais) que estando tanto tempo em vantagem numérica o Vitória não tenha aproveitado para experimentar a utilização simultânea de dois pontas de lança (Tomané e Russi) que hoje não foi uma solução necessária mas no futuro pode ser.
Em conclusão mais três pontos preciosos que permitem á equipa continuar na luta pelo 4º lugar e ir a Braga na próxima jornada com a moral em alta.
Quanto ao árbitro provou, uma vez mais, aquilo que em Guimarães já sabemos há muito tempo.
Não tem qualidade para arbitrar num campeonato profissional.
Não cometeu nenhum erro com influência no resultado mas fartou-se de cometer pequenos erros com prejuízo para o espectáculo.
Depois Falamos

10 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Cirilo, se estes 3-0 ou um 0-0 fosse conseguido contra os actuais plantéis do SCP, FCP ou SLB, aquilo que diz do sistema defensivo adoptado ainda podia ser música para os meus ouvidos... não é que não goste do que leio, mas sinto que o VSC pode descambar a cada jogo, embora esta sequência a ganhar seja de facto uma boa prenda de fim de ano, sim senhor. Pelo menos, fecha em grande a Cidade Europeia do Desporto 2013.
Cláudio JSC (rotunda de Brito)

Anónimo disse...

Houveram ?

Anónimo disse...

Cláudio JSC,gostava que fizesse um desenho do seu comentario,sinceramente não sei onde quer chegar.A.M.S.(rotunda da autoestrada)

luis cirilo disse...

Caro Claudio:
A equipa do Vitória não é produto acabado.
É uam construção que tem de ser aperfeiçoada no dia a dia. Percebo que por isso ainda sinta alguma insegurança em torno dela mas isso é normal.
Caro Anónimo:
Houveram.

Anónimo disse...

Não esperava um erro destes seu, ao nível de um iletrado sem a 4ª classe. Pior que errar é persistir no erro.

http://www.ciberduvidas.com/resposta.php?id=1003

Anónimo disse...

No sentido de existir, o verbo haver é, pois, sempre impessoal: não tem sujeito e, por isso, apenas se emprega na 3.ª pessoa do singular. «Houve deputados que votaram em branco» e não: «"houveram" deputados...»

Anónimo disse...

Ó Anónimo das 12:31... isso são criquices. Discuta essa questão com o Adão Mendes que ele não se importa.

Ó Anónimo da 1:06... queres um desenho para pendurares ao pescoço? ou na grila?

Sr. Cirilo, claríssimo. Por favor, explique ao anónimo da 1:06 em desenho o que é ter receio da derrota quando somos vitorianos porque aquilo que me ocorre é atirá-lo das escadas do castelo a ver se ele chega cá baixo ileso.

luis cirilo disse...

Caro ANónimo:
Tem razão e já corrigi. Obrigado pelo reparo.
Caro Anónimo:
Tenha calma que também não é caso para atirar alguém do castelo abaixo.
Ganhar e perder faz parte do desporto. E quando as derrotas advém simplesmente da competição desportiva não há que as recear. Infelizmente no nosso desporto elas vém muitas vezes de outras paragens

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, este anonimo que mata e esfola tem é muita garganta.Mas vozes de burro não chegam ao céu.Eu gostava de o ouvir falar assim, cara a cara,que eu metia-lhe o desenho pelo cu acima.O inteligente pensa que o Vitória é colosso Mundial,o Vitoria atualmente vale tanto comos os demais,se não valer menos.O clube encontrava-se até á bem pouco tempo,quase falido,vem agora para aqui este demente dar palpites.Se não gostas mete-te sócio de um clube que ganhe todos os os domingos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acho que todos podemos discordar uns dos outros sem chegarmos a exageros.
Quanto ao Vitória é evidente que tem de continuar a trilhar um caminho muito apertado porque ainda não saimos da zona de risco.