segunda-feira, dezembro 16, 2013

Tomané

Tomané é o jogador do momento na equipa do Vitória.
Por várias razões.
Pela qualidades das exibições, pela evolução de que dá provas, pelos golos que marca , pela entrega em campo, pela humildade e por ser mais um produto da nossa formação.
E não é um "produto" vulgar.
Porque é ponta de lança.
E se há posição do terreno em que a formação "devia" à equipa principal um jogador é precisamente essa.
Ao longo dos anos a formação deu jogadores que se afirmaram em todas as posições, mesmo num tempo em que a aposta na "prata da casa" era residual, mas para esse lugar tão especial nunca um oriundo das camadas jovens se tinha afirmado.
É certo que houve Artur Jorge, o mais prometedor de todos que o Vitória não aproveitou mas passou a carreira quase toda na segunda divisão a marcar golos atrás de golos, e até Armando que seguiu um percurso idêntico.
Porque para os outros lugares é fácil fazer uma equipa.
Nuno Espirito Santo, Costeado, Fernando Meira, José Alberto Torres, Laureta, Pedro Mendes, Abreu, Romeu, Pedras, Castro, Tito, Flávio Meireles e tantos outros que vestiram a nossa principal camisola.
Mas ponta de lança...é que não.
Tomané pode ser o primeiro ponta de lança formado no clube a afirmar-se na equipa principal e no futebol português ao mais alto nível.
Pode...
Mas tem um caminho para fazer e é preciso não nos esquecermos que tem apenas 21 anos e este é apenas o seu segundo ano no futebol profissional.
Há que dar tempo e ter paciência.
Porque embora tenha feito o seu primeiro jogo pela equipa A em 2010 (era ainda júnior) pela mão de Manuel Machado, num jogo em Olhão na primeira jornada da época 2010/2011 em que entrou a 20 minutos do fim, a verdade é que nessa época não voltou a ser chamado á equipa.
No ano seguinte foi emprestado ao Limianos onde não teve uma época feliz muito por força de uma lesão que demorou a recuperar.
O ano passado na equipa B teve a sua primeira época de profissionalismo a sério e foi um dos jogadores que mais se destacou quer como ponta de lança quer jogando no flanco direito (com uma elevada taxa de cruzamentos o que é notável dado não ser um extremo de raiz) e aparecendo na área a fazer uso do seu excelente jogo de cabeça.
Fez quatro golos o que não sendo excelente é aceitável face aos condicionalismos e ao ter jogado muitas vezes como extremo.
Este ano está mais concretizador.
Dois golos na liga, um na liga europa, outro na taça da liga e mais dois na equipa B são números já muito interessantes até porque disputou "apenas" 19 jogos e muitos deles incompletos.
Acredito que Tomané pode fazer fazer uma excelente carreira no Vitória e no nosso futebol.
Tem as qualidades, a motivação, o sentido profissional necessário a isso.
Mas temos de lhe dar tempo repito.
E não lhe exigir que aos 21 anos seja um goleador "feito".
Até porque as suas qualidades permitem-lhe jogar em mais do que uma posição no ataque.
Depois Falamos

10 comentários:

Anónimo disse...

Ah, sim, sim. O Tomané muito bom. Sabe quanto ganha um jogador como ele no Barcelona? No mínimo, o mesmo que dois salários do plantel vitoriano: cento e cinquenta mil euros por mês. No final da época, estou a vê-lo a rumar ao Nicosia do Chipre ou entalado por entre os suplentes do Celtic como o Baldé. Vamos falando

Anónimo disse...

Grande promessa.
Espero que dêem condições para ele evoluir e para quando sair encher os cofres ao Vitória.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O futuro a Deus pertence.
O Tomané promete um futuro risonho.
A ver vamos

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Há que dar tempo ao tempo.
O Tomané deve ficar no Vitória mais dois anos,no minimo, para depois se fazer a tal grande transferência

Anónimo disse...

Ó anónimo das 8:05,

Que grande patacoada, pá. Alguma vez o Vitória fez algum negócio para encher cofres? Ou você está vesgo ou quer fazer dos outros estúpidos? Por amor de Deus, seja coerente e recue ao passado para predizer o futuro. Você deve estar a falar doutras realidades que não a do Vitória. O Tomané não vai ser mais do que os outros e vai ceder diante dum engravatado qualquer. Quando chegar a hora, aparece na Cidade um preto espertalhão, com uma comissão de 40 e tal por cento, a falar à boca cheia. E do outro lado vai estar sempre um "Cadete" a estragar o negócio em maiss 40%. É a puta da sina do Vitória. Pôr os outros ricos e contentar-se com os sobejos. Os únicos cofres que negócios destes enchem são os das Ilhas Caimão, dos que se acham intocáveis e que pensam que pelo facto de estarem a gozar a velhice de pau feito, julgam que podem ilibar-se de responsabilidades passadas. Vamos falando

Anónimo disse...

Ó anónimo das 12,54:

Deve ser jovem e desconhecer a história do Vitória. Procure saber coisas sobre Peres, Mendes e Manuel Pinto que juntamente com outros de menos nomeada vieram do Benfica.Se não encheram os cofres fizeram uma equipa para uma década (e isso vale muita massa),e não foram campeões por causa do tal sistema.
Nessa altura o Vitória era dirigido por Vitorianos com cabeça trono e membros.
Viva o Vitória.

Anónimo disse...

Ó outro anónimo, não passo cartão às teorias da conspiração, acredito sim num futuro melhor que julgo está a desenhar-se no Vitória.
Não necessito descarregar frustrações em caixas de comentários.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não vamos fazer futurologia.
Deixemos o Tomané crescer e a seu tempo se verá qual o futuro.
Caro Anónimo:
Eram outros tempos em que no futebol não existia o dinheiro que existe hoje.
Nem empresários.
Caro Anónimo:
Também acredito nisso

Anónimo disse...

Muito bem anónimo da 12:54...
Muito bem Sr. Cirilo...
Ó anónimo da 11:00, eu bem tento, mas é mais forte do que eu. E não são frustrações! Eu diria que são mais previsões baseadas nos historiais que temos. Para o Vitória crescer, tem de primeiro crescer por dentro. E isso, não está a ser feito como devia ser.
Vamos falando

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:
Não há nenhum edifício sólido sem bons alicerces