sexta-feira, dezembro 27, 2013

Campeões!

Nunca fui um entusiasta do basquetebol.
Embora gostasse de ver as transmissões da NBA (mas também quem não gostar de basquetebol aquele nível não gosta de desporto!) não ligava positivamente nenhuma ás provas nacionais nem nunca a prática da modalidade me tinha atraído nos meus tempos de juventude.
As minhas modalidades eram o futebol e o andebol.
A primeira porque quase todos os jovens gostam dela e a segunda pela forte tradição que tem em Guimarães e pelo facto de na minha juventude frequentar meios a ela muito ligados.
Foi, aliás, a única modalidade que joguei enquanto atleta federado.
A minha primeira ligação ao basquetebol, e muito esporádica, foi na fundação do BCG de que cheguei a fazer parte do primeiro conselho fiscal.
Mas não era a minha "praia" decididamente.
Só em 2008 voltei a "olhar" para o basquetebol com a alegria e o deslumbramento de ver o Vitória (que tinha, e bem, "absorvido" o BCG) vencer a taça de Portugal frente ao F.C.Porto, então uma potência na modalidade, enquanto a equipa vitoriana estava na II divisão!
Não há coincidências nem acasos no basquetebol.
É uma modalidade onde ganha quem joga melhor e uma equipa da II divisão ganhar ao FCP uma final revelava um trabalho extraordinário de preparação da equipa e de mentalização dos jogadores.
De lá para cá nunca mais  perdi o basquetebol do Vitória de vista.
E habituei-me a apreciar e valorar o magnifico trabalho do Fernando Sá ( a quem chamo de há muito o Mourinho do basquetebol) construindo e reconstruindo equipas, sem orçamentos comparáveis ao dos adversários, sempre com um discurso mobilizador e uma qualidade de treino e de direcção da equipa que não tem paralelo em Portugal.
Assim se explica, a titulo de exemplo, que nos três últimos encontros com o Benfica (clube hegemónico na actualidade do basquetebol) o Vitória tenha ganhos dois de forma clarissima.
A final da taça de Portugal e o jogo da primeira volta do actual campeonato em que esteve sempre á frente do marcador de principio a fim.
Perdeu a final da supertaça, por quatro pontos, mas com uma exibição magnifica de garra e pundonor que levou a equipa a entrar no ultimo período a vinte pontos do adversário e a pouco segundos do fim perdia apenas por dois pontos (uma posse de bola) e quase conseguia vencer.
Mas é justo, para além de Fernando Sá e dos jogadores como é evidente, destacar outras pessoas que trabalham diariamente para que o basquetebol vitoriano seja um sucesso.
António Lourenço, Pedro Guerreiro e Fernando Monteiro (entre outros que trabalham num anonimato ainda maior)são um trio de responsáveis a quem o clube muito deve por todos estes sucessos que o basquetebol tem trazido ao Vitória e que promete continuar a trazer.
Esta época o Vitória está a fazer uma excelente liga alternando o comando da mesma com o Benfica cujo orçamento para a modalidade é cerca de vinte vezes superior!
Ganhá-la é muitíssimo difícil para não dizer impossível.
Mas há uma coisa que seremos certamente.
Campeões no querer, na ambição, na garra, no respeito pela camisola.
E se ficarmos em segundo lugar, e portanto vice campeões, seremos os verdadeiros campeões da realidade do basquetebol português que não comporta megalomanias orçamentais em casa superior ao milhão de euros como o do nosso principal adversário.
Hoje sou um entusiasta da modalidade.
Graças ao basquetebol do Vitória.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Se há exemplo de profissionalismo, vontade de ganhar, vestir orgulhosamente as cores do Vitoria é, o Basquete.
No último jogo frente ao Maia não existe palavras para descrever o que passou. ( no site da F.P.B está lá o jogo se alguém quer rever ).
Sendo eu um ex atleta da modalidade é com espanto que vejo uma equipe entrar em campo ... Descontraída, a sorrirem, a camaradagem entre atletas e equipa técnica, uma verdadeira união já comentada por muitos apreciadores da modalidade por todo país.
O Vitoria conquistou a presença na Taça da Liga, vai a fase final da Taça de Portugal em Fafe!, não perder, e está a fazer um campeonato de luxo!
Vamos todos apoiar o que de mais bonito o Vitoria nos oferece! Força Vitoria!
Pedro Coelho

luis cirilo disse...

Caro Pedro Coelho:
É um grupo de trabalho que reflecte aqueles que devem ser alguns dos grandes valores do Vitória.