domingo, dezembro 15, 2013

Pragmatismo

Foto: www.maisfutebol.iol.pt

O Vitória conseguiu hoje em Arouca um triunfo absolutamente justo.
Foi. consistentemente, a melhor equipa ao longo dos noventa minutos e soube construir (e preservar) o único resultado que lhe interessava.
Foi uma equipa pragmática.
Que defendeu bem, controlou o meio campo e soube atacar a preceito fazendo dois golos e ficando perto de poder ter feito mais.
Na defesa Douglas e o jovem quarteto defensivo uma vez mais fizeram um jogo sem falhas neutralizando bem as ofensivas do Arouca e impedindo a criação de situações perigosas para a a baliza vitoriana.
No meio campo, com os jogadores bem "arrumados", aliou-se á segurança de Leonel Olimpio e á capacidade de construção de André André a criatividade e qualidade de passe de Crivellaro dando á intermediaria a "fantasia" que lhe vinha faltando.
No ataque a eficácia em crescendo de Tomané fez boa parceria com o esforço e empenho de Marco Matias e os desiquilibrios no 1x1 de Barrientos.
As substituições, destinadas mais a refrescar a equipa do que a qualquer outro fim, não acrescentaram nada mas também não diminuíram a eficácia com que a equipa se exibiu.
Um resultado justo, como se disse no inicio, e que vem trazer alguma tranquilidade à equipa neste final de primeira volta que ainda nos reserva a recepção à Académica e a viagem a Braga.
E continuamos na luta pelo quarto lugar que é (deve ser) o objectivo para uma época em que já não temos mais objectivos.
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

Está tudo calado a comer farelo de engorda! Caro Luís, gostava de saber onde está agora esse punhado de sócios badamerdas que o Vitória tem e que vêm para a sua página do Facebook flatular. Sabem tudo e não percebem peva. Lá porque são sócios pensam que podem arrogar-se ao direito de demitir este ou aquele, pá. À mínima contrariedade, pedem a cabeça do treinador só pra dizer que são machões do tempo do arroz de quinze e agora arrastam-se até à farmácia a retenir por 0.5 mg de cialis, armados em toxicopiças. O VSC tem de pensar em promover workshop's de Verão ou vender-lhes chá de camomila para os educar a sossegar o facho durante a época. Termino dizendo... há umas semanas, quando o cargo de treinador estava em perigo, não o vi a tomar uma atitude enérgica em defesa de Rui Vitória... e agora, já começou a ver a luz ao fundo do túnel porque as equipas da Primeira Divisão estão equilibradas? Não me diga que é daquelas pessoas que lá porque o Vitória ter ganho ao Arouca por 2-0 e o Arouca ter empatado 2-2 com o Bendica, já pode agora o Vitória ir à luz ganhar ao Benfica. Está enganado. Essa teoria da soltura, ou seja, do livrar-se dos compromissos falhados para ter menos que fazer e ganhar mais no campeonato, não existe... Vamos falando

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
As pessoas tem direito á sua opinião. Se certas ou erradas isso é outra questão.
Eu enquanto vitoriano tenho como primeira prioridade defender o Vitória e não treinadores ,jogadores ou dirigentes. O clube está acima de todos eles.
De resto também preferia que estivessemos em mais frentes porque os jogadores precisam de competir e não de treinar.
Para além do prestigio, palmarés e receitas.
Quanto a defender o Rui Vitória é assunto onde não aceito lições.
Defendi a sua continuidade na campanha eleitoral num tempo em que não tinha a popularidade que tem hoje. Participei, mais de um ano atrás, na renovação do seu contrato num tempo em que ainda não tinha ganho nada.Tenho escrito neste espaço vários textos a defender a sua continuidade. Olhe,por exemplo, a 18 de novembro de 2013. Menos de um mês atrás.
http://depoisfalamos.blogspot.pt/2013/11/rui-vitoria.html.

Anónimo disse...

Jogámos quanto baste para vencer, e vencemos com inteira justiça.

Excelente prestação defensiva da equipa no campeonato 10 golos sofridos em 13 jogos (4 com o setúbal em casa!!!!!!!) agora falta o resto que é saber ou conseguir jogar em ataque continuado nos jogos em casa.

Já me ia esquecer de referir
O CRIVELLARO VOLTOU A PROVAR QUE MERECE JOGAR.
Rui

Unknown disse...

Importantíssimo nos dias que correm, segurar aquele que tem sido para mim o melhor '8' do Vitória.
André André , porque creio ter apenas o resto desta e a próxima temporada com vínculo ao clube.

Para evitar situações incómodas como a do Marco Matias, é preciso fazer um esforço.
E o pequeno André merece, porque tem sido enorme.

Mais que alguns assuntos de somenos, este tipo de intervenção é o que me merece realce, sob pena de virar caso daqui por uns meses.

Anónimo disse...

Tranquilo, tranquilo. Oiça, eu nunca disse que o Caríssimo quis rotular o Rui Vitória de safanico. Só realçei que falou pouco em defesa dele, passou tempo demais calado, deixando aqueles sócios de verborreia cagativa e sem escrúpulos a ejacular o seu mural. Sei que o efeito da sua benção sob o Rui Vitória ainda vigora, mas vai esmorecendo depois de cada derrota.
Viu a actualização nas últimas 24 horas? Sem jogar, o Vitória já desceu do quinto para o sétimo lugar. Na cabeça de alguns, RV, sem culpa nenhuma, já passou outra vez de bestial a besta.
Mas para nós, os que sabemos da realidade e do valor do conjunto, a equipa ainda se encontra numa posição inflacionada, muito acima daquilo que vale. E não há treinador que faça melhor porque eles não jogam, nem fazem vodu sor o árbitro.
Você atira para quarto, eu atiro para 14º... se acabar encalhado entre um e outro, já me dou por satisfeito. Vamos falando.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
A prestação defensiva tem sido muito boa.E não fora aquele resultado anormal com o Setúbal e poderíamos dizer que seria excepcional.
Em termos ofensivos é que tem de melhorar. Quanto ao Crivellaro é um jogador muito util à equipa porque tem caracterisitcas unicas neste plantel.
Caro Jorge Araujo:
Concordo. O André André tem vindo a evoluir muito bem e é hoje um médio de excelente qualidade que nada fica a dever a outros que são muito mais badalados em termos de comunicação social.
Caro Anónimo:
Sobre o Rui Vitória falo quando entendo falar. Não sou seu defensor oficial nem oficioso. E certamente que se for entendida a necessidade de fazer a sua defesa existem dirigentes na SAD para isso.
Quanto à classificação da equipa não acho que esteja inflaccionada coisa nenhuma. Penso que temos plantel para lutar pelo 4º lugar face ao que tenho visto nestas 13 jornadas decorridas. O apuramento para a Liga Europa esse tem de ser objectivo.

Anónimo disse...

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Acalme-se lá Sr. Cirilo porque aqui somos ambos pelo Vitória, sem margem pra dúvidas! Se me pergunta se o Vitória tem equipa para o 4º lugar? Eu acho que não. Falta pendor ofensivo sólido e consistente que se denota contra os grandes ou equipas semelhantes, como é o caso do Bétis. Os nossos tentam jogar em profundidade à Real Madrid como se isso bastasse para chegar ao golo ou se o guarda-redes contrário estivesse sempre a dormir. Assim não dá.
Gostaria de concordar consigo. Oxalá o Vitória fique em quarto ou em terceiro. Porque se ficar em quarto, é algo dantesco. Fora de série. Certamente daria carácter vitalício a Rui Vitória para calar esses cagalhões de meia-tijela. E, como sabe, fidelidade aos bons, em Guimarães, é condição que pouco importa! Vamos falando

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Pronunciei-me sobre a qualidade do plantel e não o tipo de futebol. E claro que nos falta eficácia na hora de concretizar.
Mas acredito que em condições normais somos candidatos ao 4º lugar. O que não significa que o alcancemos. Agora não nos apurarmos para a liga europa,isso sim, seria um fracasso