quinta-feira, dezembro 19, 2013

91 Anos

O Vitória está a comemorar os seus 91 provectos anos de idade.
Quase um século.
E como é tradicional o ponto alto das comemorações, num tempo em que a contenção financeira não dá para muito mais, centra-se na entrega dos emblemas de 25(prata) e 50 anos(ouro) de filiação clubistica premiando os associados que dessa forma mantiveram um vinculo associativo sem falhas.
Estando cada vez mais perto o dia em que pela primeira vez será entregue o primeiro emblema de diamante assinalando os 75 anos de filiação ininterrupta.
Tem sido norma nos ultimo anos, e bem, entremear a cerimónia com momentos musicais como o retratado na fotografia com a actuação do guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira.
Já estive em muitas dessas cerimónias quer como associado quer como dirigente do clube.
Mas há duas que ficarão para sempre na minha memória.
A de 1983 e a de 1997.
A primeira porque foi a sessão em que meu avô (ao tempo sócio número 20) recebeu o seu emblema de ouro, que guardo religiosamente, e simultâneamente entregou a proposta de sócio do meu filho mais velho e seu primeiro bisneto.
Éramos, nesse tempo, quatro gerações de associados na família!
A de 1997 porque tendo o grato prazer (e honra)de presidir à comissão que organizou as comemorações dos 75 anos do Vitória recebi, por feliz coincidência de datas, na sessão solene o meu emblema de 25 anos de sócio.
Tendo feito questão de o receber das mãos do senhor Antero Henriques da Silva Júnior, ex presidente do clube, que a ele presidia quando fui proposto para sócio e pessoa porquem tenho imensa consideração e estima.
Para o momento ser ainda mais inolvidável falta referir que na mesma sessão entreguei ao senhor Antero o seu emblema de 50 anos de filiação associativa.
Memórias gratas de um passado que recordo com saudade mas que revivo todos os anos por esta altura.
Depois Falamos

11 comentários:

Anónimo disse...

Ó Sr. Cirilo, mas afinal o que raio vem a ser isto? Festa dos 91 anos do Vitória? Isto é algum motivo digno de festa ou quê? Não estou a falar dos seus galhardões e das gratas memórias que o Sr. colheu e guarda dessas festas. Quanto a isso, é louvável que as conserve e as demolhe na sua memória. Falo do tipo de celebração escolhido.
Sr. Cirilo, um clube de futebol não celebra um aniversário com festas, mas com jogos de futebol. Não é para inglês ou angolano ver, mas para sócio bater palmas e jubilar de alegria a cada golo.
O Vitória que anda mais teso do que um virote põe-se agora a fazer festas destas para encher páginas de jornais da imprensa regional? Mas a onde é que estamos? Isto já chegou à estrebaria? Que eu saiba, há muito isto já deixou de ser Condado, pá!
Esta ideia genial foi ideia de quem? Diga um nome. Do presidente Júlio Mendes? Do Neno? Do guitarrista Manoel Oliveira?
Ainda se fosse a celebração do centenário, vá lá que não vá. Mas agora, ver que o meu rico Vitória anda a gastar rios de dinheiro em festas com dinheiro que lhe vai fazer falta, isso não.
Aos 91 anos? Ainda se fosse de 10 em 10 anos, ou de cinco em cinco, ainda se admitia este tipo de grandeza. Mas agora, uma festa aos 91 anos??? Isso é para os ricos!
É como as iluminações de Natal. Só as põe cá fora quem está a nadar em dinheiro! E anda o Sr. Cirilo todo lampeiro a passar-lhes a mão pelo pêlo. Não pode ser, Sr. Cirilo. Desça à realidade. Faça-os descer à nossa realidade e estatuto. O Sr. que é do PSD não devia de permitir despesismos destes porque sabe do esforço que o seu Partido anda a ter com as cabronadas do Partido Socialista nos últimos anos.
Ainda se o Vitória tivesse percursos de altos voos no futebol mundial ou se fosse o mais antigo clube de Portugal! Pronto, até que seria bonito. Mas até em antiguidade o Vitória está em 11º.

RANKING POR ANO DE FUNDAÇÃO DOS CLUBES DA PRIMEIRA DIVISÃO:

1 - Académica - 1887
2 - FC Porto - 1893
3 - Benfica - 1904
4 - Sporting - 1906
5 - Nacional - 1910
6 - V. Setúbal - 1910
7 - Marítimo - 1910
8 - Olhanense - 1912
9 - Belenenses - 1919
10 - SC Braga - 1921
11 - VITÓRIA SPORT CLUB - 1922
12 - Gil Vicente - 1924
13 - Estoril Praia - 1939
14 - Rio Ave - 1939
15 - P. Ferreira 1950
16 - Arouca - 1952

Anónimo disse...



que despesismos imbecil, a festa foi paga por patrocinadores. Se tivesses lá estado saberias. E uma gala para entregar os diplomas a quem faz 25 e 50 anos de socio merece ser algo digno. Mas como tu nem socio deves ser, o meu conselho é ires-te encher de moscas. Aliás, pelas palavras duvido muito que sejas vitoriano.
Obrigado a todos os que nos proporcionaram este momento tao digno e bonito.Isto realmente é so imbecis.

Anónimo disse...

Alguém se esqueceu de convidar o anónimo das 11:05

José Penetra

Anónimo disse...

Ó anónimo das 11:18, sei muito a respeito do teu estilo de pessoa, pá. Eras capaz de te venderes para estares nessa festa, não é. Tu desconfias da minha imbecilidade, eu desconfio da tua sanidade mental. Vê se te dedicas a tocar carrilhões, em vez de andares pedrado das ideias dos outros. Um presidente ou sócio do vitória como deve ser, não se defende chamando o grupo como uma alcateia de lobos... aprende a respeita a opinião alheia porque se não o fizeres o macaco fica-te curto. Põe-te a pau.

Ó anónimo das 11:05, ao contrário de ti, eu não apareço sem ser convidado.
Já agora, aprecio muito o que Sr. Cirilo diz e não estou aqui a fazer favores a ninguém. Digo o que sinto com o bom-senso elevado ao quadrado. Ao contrário de ti, trabalho todos os dias ao volante do meu táxi e não preciso que venhas dizer o que fazer porque já tenho GPS.

Anónimo disse...

Calma, pessoal. Ia nem que não fosse convidado, eheheh. Havia lá muitos lugares vazios e bolo para ti. Não te zangues, anónimo 11:05. faz mal ao coração.

José Penetra

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Este blogue tem quase 8 anos, vai a caminho das 4500 postagens,dos 22.000 comentários de leitores e das 900.000 visualizações.
Com todo este trajecto confesso que há comentários que ainda me deixam estupefacto.
Como o seu.
Porque o clube sempre celebrou o seu aniversário com sessões solenes e com a atribuição dos emblemas a associados com 25 e 50 anos de vida associativa.
E acho que este momento todos os anos repetido faz parte da nossa essência enquanto clube.
Caro Anonimo:
Eu não concordo minimamente coma opinião do anónimo das 11.05 mas não há necessidade de tratar mal quem pensa diferente.
Claro que seria uma enorme desconsideração pelos sócios não fazer anualmente esta cerimónia.
São momnetos inolvidáveis para quem vai receber os seus emblemas e de bom convivio entre associados.
Caro José Penetra:
Todos os sócios estão por natureza convidados para as sessões solenes. Os unicos que tem convites especiais são os que vão receber emblemas.
Caro Anónimo:
Pelos vistos há anónimos neste comentário que se conhecem uns aos outros. Estão em vantagem sobre mim que não sei quem são.
Acho,isso sim,que o clube deve continuar a promover anualmente esta cerimónia (e não acredito que alguém nos orgãos sociais a ponha sequer em causa)e ir pensando com tempo, isso sim, numa comemoração grandiosa do centenário em 2022. Aí sim tem de ser uma celebração em grande

Anónimo disse...

SR. ANTERO, UM VERDADEIRO SENHOR !!!

Anónimo disse...

Sr. Cirilo, (ATENÇÃO: FALA O ANÓNIMO DAS 11:05!) quem lhe disse que eu sou contra estas cerimónias? Nada disso. Não havia era necessidade de efectuar uma sessão solene! O gasto por mínimo que seja, é sempre gasto. Sai do bolso de alguem. Vai fazer falta, aos patrocinadores ou não, que cobrar na hora H. Não lhe parece que o intervalo de um jogo em casa serve perfeitamente para distinguir os associados mais antigos perante a restante assistência??? Até porque uma manifestação pública dessa natureza contagia os outros presentes perante tamanha condecoração. Entendeu agora o busílis da questão?
Um muito obrigado e bem haja pelo seu magnífico blogue. O Sr. Cirilo, sim, é que merecia uma condecoração ao mais alto nível.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sem qualquer duvida.
Caro Anónimo:
A ideia de uma homenagem no intervalo de um jogo é boa mas não é viável. O tempo não chegaria dado o elevado número de sócios agraciados.
Creio que as cerimónias nos moldes que tem sido feitas não oneram o clube e tem um simbolismo bonito.
Quanto a condecorações a unica que quero é ver este blogue continuar a ter leitores e comentadores.

Anónimo disse...

Bem, foi só uma sugestão, Sr. Cirilo. Sendo rapididnho, um intervalo servia bem, mas pronto. De vez em quando, um bocado de fidalguia, não faz mal a ninguém. Desde que não se exagere.
Quanto a si, vai sendo hora de fazemos alguma coisa. Deixe-me confidenciar-lhe uma coisa... de cada vez que passo à estátua de D. Afonso Henriques, penso sempre em si. Por que será?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não faço ideia. mas a estátua do Rei é uma referência para qualquer vitoriano, vimaranense e português