sábado, setembro 01, 2012

Reflexões Regionais



O apuramento, pela segunda vez, do Sporting de Braga para a fase de grupos da liga dos campeões tem um significado claro em termos do que tem sido o crescimento do clube bracarense.
É inegável que o SCB vive a década de maior sucesso de todo o seu historial que lhe permitiu afirmar-se, veremos se definitiva ou apenas temporariamente, como um dos quatro clubes mais bem-sucedidos do país nestes últimos anos.
A consolidação nas provas europeias, a presença na champions, os fortes adversários que enfrentou e contribuíram para uma tarimba elevada dos seus jogadores, o muito dinheiro que tem ganho na Europa deram ao clube bracarense um estatuto que mais nenhum clube português (excepto o Boavista da família Loureiro!) alcançou para além dos três que cá sabemos.
Enquanto vitoriano não estou nada feliz com este sucesso do Sporting de Braga.
E não por uma qualquer rivalidade exacerbada.
Apenas porque esta saga vitoriosa permitiu aos bracarenses alcançarem uma dimensão financeira em termos de receitas que por um lado lhes permite a construção de equipas fortes e com jogadores que não estão ao alcance do Vitória e por outro lhe dá uma estabilidade nos quatro primeiros lugares do campeonato que me desagrada como é evidente.
Mas também digo com clareza o seguinte:
É bom que o SCB tenha chegado a este patamar competitivo e incomode persistentemente aqueles que cronicamente dominam o nosso futebol.
Porque se bem gerido, com ambição e correndo algum risco, o Braga foi capaz de aqui chegar isso é a prova clara de que o Vitória também o poderá fazer porque continua a ter condições de base essenciais para isso.
Adeptos, infraestruturas, região em volta.
Aliás, e num parêntesis, importa recordar que o Vitória foi a primeira equipa fora de Porto e Lisboa a estar na “Champions” (na terceira pré eliminatória) e só lá não continuou devido a factores conhecidos e que se prenderam essencialmente com tremendos erros de quem dirigia o clube na altura.
Podíamos, sem exagero, estar como está hoje o Braga se tivéssemos aproveitado a oportunidade.
Mas não aproveitamos!
Daí que a situação hoje, reflexo da tal década de sucesso bracarense e de tremenda irregularidade vitoriana, seja esta:
O Braga consolidado no lotes dos quatro maiores e o Vitória obrigado a fazer um longo, difícil e rigoroso “trabalho de casa” não para destronar o SCB dessa posição mas para passar a fazer parte desse naipe dos que disputam títulos e apuramentos europeus.
Se o passado não fosse apenas História até poderíamos apoiar-nos nele para reivindicar outro estatuto.
Afinal no computo geral de todos os campeonatos da primeira divisão estivemos presentes em mais onze do que o Braga (apenas atrás dos três habituais e do Belenenses), disputamos mais 266 jogos, temos mais 141 vitórias e 308 pontos.
Mas isso é passado.
Que dando a dimensão da nossa grandeza, e historial no futebol nacional, para pouco mais serve do que para fazer essa constatação.
Por isso, e sem qualquer perda de ambição, há que admitir que em condições normais o SCB ficará à nossa frente durante mais algum tempo em termos de posição final dos campeonatos porque a realidade financeira é-lhe claramente favorável.
Sem prejuízo de considerar que orçamentos ganham campeonatos mas não ganham jogos e daí que nos dérbis (na A e na B) o Vitória entre claramente para tentar ganhar fazendo valer toda a tradição que nos é favorável em termos desses encontros.
Hoje estamos aqui.
Sabemos como estamos e o caminho que temos de fazer.
Atrás de tempo…tempo vem!
Depois Falamos

20 comentários:

José Manuel Machado disse...

Boa Tarde Snr. L. Cirilo

Numa altura como esta, vir com verdades de LA PALISSE é puro masoquismo e nada pedagógico.É como comparar o pobre e o rico e dizer ao pobre que não pode ter a vida do rico, porque não tem dinheiro para isso.A genese da nossa gente, não tem nada a ver com analises miserabilistas destas,pois sempre e em toda a história fomos povo de luta e não resignados.

o grande disse...

Boa tarde, caro Luís.
Acrescento umas notas.

- O VSC não seguiu em frente no play-off da Champions devido a um escandaloso "roubo" no jogo de Basileia, onde nos foram subtraídos, de uma vez só, a prestigiada entrada na fase de grupos da Champions e os milhões que isso implicaria.

- Não convém esquecer que o VSC, no seu historial, conta com uma presença nos 4os de final da Taça UEFA que na altura contava com todos os clubes não-campeões.
O que quero dizer é: Será que essa presença não é mais prestigiante uma presença na final da Liga Europa e duas presenças na fase de grupos da Champions, que está repleta de não-campeões, 3os, 4os e 5os classificados nos seus campeonatos?

- Sou Vitoriano desde sempre e os clubes de Guimarães são os únicos que mexem comigo, o sucesso alheio não me faz diferença, embora me façam pensar e motivar para ser melhor :)

- A venda do Bebé assemelha-se - economicamente - a uma entrada na Champions que foi mal gerida. Portanto, o sucesso do novo rival estará directamente ligado a uma boa gestão de lá e uma má gestão de cá. Serem o "Porto B" deu-lhes - aos neo-rivais - uma boa máquina de gestão. O que acontecerá quando essa ligação for quebrada?

- E nós? estaremos na calha para sermos o "Porto C"?
Este tipo de ligações têm uma necessidade de cuidados acrescida. Eles não fazem parcerias para perder dinheiro nem estatuto, querem sempre a melhor parte. Temos que saber manter a nossa postura e não sermos "comidos por lorpas" e estou confiante que esta direcção saberá fazê-lo.

Um grande abreço e continuação de bom trabalho.

Miguel Salazar disse...

Concordo com a maior parte daquilo que escreveste, meu caro LC, mas não estou nada convencido de que poderíamos estar hoje onde está o Sporting de Braga, mesmo que o destino nos tivesse sido menos padrasto.
Não com Emílio Macedo como Presidente.
É certo que se tivéssemos ultrapassado o Basileia naquela fatídica noite, teríamos arrecadado uma boa quantia de dinheiro, que nos tinha sido muito útil, mas também não é menos verdade que a falta de coragem, de competência e de rasgo do então Presidente, seria sempre o maior obstáculo à progressão e consolidação do nosso clube.
Outros desafios se teriam posto desde então, e a todos eles Emílio Macedo teria virado a cara.
Tirá-lo da Direcção era necessariamente o primeiro passo, que felizmente já demos.
O segundo, era o de começar a trilhar o nosso próprio caminho como realmente me parece que também já estamos a fazer.
E agora sim, agora penso que estamos a progredir, paulatina mas sustentadamente para que um dia também lá cheguemos.
Concordo contigo quando dizes que se há coisa que o Sporting de Braga está a conseguir provar, é que é possível lutar contra os três estarolas (que cada vez mais parecem ser só dois).
E se esse desafio está a ser vencido por eles, então também será possível para nós, que temos muito mais condições para o fazer com sucesso.
O que é preciso é trabalhar, para construir um futuro melhor.
Trabalhar hoje, para que amanhã não tenhamos que estar a dizer o mesmo de hoje…

Anónimo disse...

Crescermos tanto como aquele clubezinho na minha opinião é impossivel visto que dois grandes clubes nesta regiao é insustentavel... Custa-me muito mas isto é inevitável, uma grande historia e uma decada de grande sucesso, os marroquinos já se afirmaram à muito, ja nao precisam de provar nada, resta-me fazer o que posso pelo meu vitória <3


2003/04 – *5º
2004/05 – *4º (Taça Uefa)
2005/06 – *4º (Taça Uefa)
2006/07 – *4º (Meia-Final da Taça de Portugal; Oitavos de Final Taça Uefa)
2007/08 – *7º (16 avos de Final da Taça Uefa)
2008/09 – *5º (Quartos de Final da Taça Uefa; Vencedor da Taça Intertoto)
2009/10 – *2º (Vice-Campeão Nacional; Liga Europa)
2010/11 – *4º (1ªparticipação na Liga dos Campeões; Vice-Campeão “Liga Europa”)
2011/12 – *3º (Meia-Final da Taça da Liga; 16 avos de Final da Liga Europa)
2012/2013 -*? (2ªparticipação na Liga dos Campeões)

Histórico Geral:
Vice-Campeão da Liga Europa: 2010-2011
Vencedor da Taça Intertoto: 2008|Única em Portugal |
Vice-Campeão Nacional de Futebol: 2009-2010
Vencedor da Taça de Portugal: 1965-1966
Vencedor da Taça da FPF: 1976-1977 |Única edição existente |
Campeão Nacional da 2ª Divisão: 1946-1947, 1963-1964
Vice-Campeão da Taça Ribeiro dos Reis: 1970-1971 | Existiram 10 edições |
Campeonato Português de Juniores: 1976-1977
Campeonato Português de Juvenis: 1980-1981




Anónimo disse...

Um tremendo erro de arbitragem quer você dizer.

Vistobranco disse...

Acredito e espero que estejamos realmente no bom caminho,mas naturalmente tudo leva o seu tempo a dar frutos,tenhamos nós paciência,neste preciso momento venho de ver o nosso clube,e muito agradado com a postura de comando do Flávio.Já o comportamento do Toscano e Bárrientos deixa muito a desejar,Ao braga desejo tudo de mal,mas não é obra do caso,grande entrega e muito futebol,infelizmente.
Para a nossa direção força e continuação do bom trabalho.

Álvaro Costa disse...

O que lá vai, lá vai. Espero que se aprenda com os erros. Todavia continuo frustrado com o que ainda fizemos nesta época em três jogos: 2 empates em casa, 1 derrota nas Antas, dois pontos somados. Pagamos cotas, vamos apoiar a equipa e o que se recebe em troca é pouco.

TRINKO disse...

Concordo quase em absoluto, mas em termos de identidade, paixão, infraestruturas e modalidades, o scb continua a léguas do vsc...

Por mim, apoio o Minho: Vitória-Braga-Moreirense-Gil Vicente !!!

Carlos Poveiras disse...

Pois, pois... mas para isso acontecer, olhando o futuro de frente, o Vitória não pode jogar com o coração! Ainda ontem foi mais um daqueles jogos em que as emoções controlaram tudo de princípio a fim. Bastou interpretar a leitura labial do João Alves após o golo ao minuto 95' para perceber que aquilo que ele disse era o seu coração a explodir de raiva e alegria. Eu também explodi. A jogar assim, os adeptos do Vitória mais cedo ou mais tarde vão entudir os hospitais com doenças cardíacas. No entanto, quando uma equipa deixa-se controlar pelas emoções no futebol, depois de ter estado a perder na primeira parte, em 90% dos casos, ou perde ou empata. Quando entra o 2º golo, o estádio inteiro reagiu como se fosse uma vitória, enfim, e acaba-se manchado a assobiar o árbitro, o adversário, etc. Já se sabia que o Estoril vinha a Guimarães fazer anti-jogo porque é isso que sempre faz. Está-lhes no sangue depois de tantos anos arredados da primeira Liga. Só para ver que antes deste jogo, os dois únicos tentos que o Estoril marcou em dois jogos tinham sido conseguidos de penalidade. Portanto, o Vitória só precisa agora de emitar os melhores, moldando rigidamente a sua defesa aos esquemas tácticos das equipas gregas e italianas, recorrendo à habilidade do Barcelona, à exuberância do Real Madrid e frieza extrema do Bayern. É receita de sucesso. Vamos lá porque para trás mija a burra!

Rui Cordeiro da Silva disse...

Caro amigo, o que me consola é que, da maneira que é gerido, o Braga vai dar um estouro dentro de alguns anos...e depois vai andar como o Boavista, na 2ªB!
E há uns anos atrás andavam a jogar com o Manchester na Champions...

E por falar nisso, quem é que vai jogar este ano com o Manchester na Champions, quem é???

Não há coincidências...

Pedro disse...

Caro Cirilo,

O que sr. acabou de dizer é verdade, a questão orçamental joga-se na decisão de campeonatos, mas não de jogos. Posto isto, acredita que é com exibições inqualificáveis, para não dizer vergonhosas, como assistimos no Porto que trilhamos o nosso caminho? Temos dificuldades, é certo, mas será que estas justificam a falta de futebol que assistimos há anos em Guimarães???? O problema do Vitória não é só orçamental, é fundamentalmente de Exigência!!! Na sua análise ao Braga também podia referir a catadupa de treinadores que Sr. Salvador despediu por apresentarem maus resultados e mau futebol!

Em Guimarães tudo se justifica! Mas como se podem explicar as péssimas e recorrentes exibições da equipa de futebol??? Contra o Estoril, qual é a desculpa? a crise? o orçamento? a equipa que está a crescer? Com 10 jogadores da época passada!!! enfim..... Não me refiro ao jogo de ontem por empatarmos, mas por já começar a ser martirizante ir ao estádio. Porra!! Não deviamos jogar mais e queixarmo-nos menos???? Joguemos à bola, os resultados aparecerão, com eles a valorização dos activos e as classificações para as provas europeias e no fim de tudo isto a "salvação" do clube. Leva tempo? sim, leva? Estamos outra vez no ano zero! Aliás de onde nunca saímos nos últimos 4/5 anos. Agora acredita que é com chutão para frente e com um futebol desgarrado e a passo que vamos lá? Atente nas assistências dos jogos. Será são o reflexo único e exclusivo da crise???? Não será da falta de ...futebol? O número de sócios tem aumentado, bem como o número de cadeiras vendidas....

Abraço,

Pedro

Unknown disse...

Ao anónimo Bracarense que escreveu às 8.41. O Vitória também tem títulos, e se contas o título da Taça Intertoto como um título, então diz-me onde foi a final dessa competição e contra que Clube foi.? Não encontro resposta.
Quanto à Taça F.P.F, era jogada pelos Clubes com os reservas, e a competição foi um desastre.
A única competição que estais melhores que o Vitória é na Taça que a ganhaste, ao contrário do Vitória que saiu derrotado em 5 vezes, ainda que em 76 de uma forma "cobarde" de um tal de Garrido.
Quanto a Campeonatos de Formação, também o fomos em Juniores em 91 e em Iniciados em 96, e a nível regional temos mais títulos que vós.
Dou mérito à vossa gestão, mas nunca sereis maiores que nós em nada.
Fizestes uma grande década, mas na Década de 90 por exemplo, ficaste 8 vezes atrás do Vitória.

Anónimo disse...

José Lafuente, 1º Fase de Grupos da Liga dos Campeões prova rainha do futebol europeu o Vitória simplesmente não conhece o Braga já vai para a sua 2ª edição. 2º Para se ganhar algo não é preciso finais, custa-te mas o Braga já tem um título europeu homologado pela Uefa e uma final da Liga Europa!!! coisa que nunca verás no teu clube 3º Não tens noção nenhuma da taça da F.P.F senão sabias que era identica á taça de portugal 4º E em pleno século 21 o teu vitória já esteve na 2ª Liga e este ano para lá caminha. Unicos = Farsa!

Unknown disse...

Anónimo estás a ver como és do lado de lá da Morreira.
Primeiro, não fomos à Liga dos Campeões, porque toda a gente sabe porquê, e se um 3º lugar há 20 ou 30 anos, desse a oportunidade de participar na Champions, já lá tínhamos ido em 87 por exemplo.
Quanto à Taça Intertótós,a mim não me custa nada, porque é uma prova que de verídica teve 0 percebes? Se não percebes é porque percebes muito pouco de futebol.
Quanto a Taça F.P.F, ser parecida com a Taça de Portugal é de rir, porque aquilo era uma espécie de Liga do Futuro.
Quanto aos únicos, sois vós que sois melhores, queres ver.
Quando decresceres não passais de 6 mil no Estádio.

Anónimo disse...

José Lafuente, o Braga quando foi a Champions ficou em 2º! Há mas tu nao sabes o que isso é. Se fosse o Vitória a ganhar essa a taça Intertoto queria eu ver o teu discurso. E antes de falar das assistências no estádio, faz o favor de ir ao site da Liga e ver as estatísticas dos anos anteriores porque falar por falar não vale a pena, porque de isso está o mundo cheio. Ainda não eras tu nascido já eu via jogos no estádio 1º de Maio com 40.000 pessoas. Não fales do que não sabes, limita-te aos factos.

Unknown disse...

Oh Caro Bracarense, vós nem com os melhores anos do vosso Clube, e o Vitória com os seus piores, conseguis ter nos últimos 2 anos, mais de 20 mil adeptos por época que o Vitória. O que quer dizer, que mesmo com os feitos que fizestes, não conseguem crescer. Apenas igualaste ou ultrapassaste um pouco o que o Vitória já faz há décadas.
E se falas desse Jogo dos 40 mil, eu falo-te dos 40 mil no Estádio do Rei, em muitos Jogos da antiga Taça Uefa, com tardes de autêntica romaria.
E para terminar deixo-te as palavras de uma Salva de Prata, que está na Sala Edmur, oferecida pelo teu Clube que diz o seguinte:
Ao nosso velho rival, como preito de gratidão pela maneira fidalga como nós recebeu, e apoiou numa hora má.
O que quer dizer, que vocês nunca podem esquecer o quem foram e são.
E mais na Década de 60 o Arcebispo de Braga fez um apelo aos vimaranenses para assistirem e apoiarem o Sporting local num jogo decisivo para não descerem de divisão! Foi posteriormente publicado na comunicação social, um agradecimento aos nossos antepassados que assistiram a esse jogo. Outros tempos, os mesmos dados indesmentíveis:
-Vitorianos "únicos" desde sempre;
-Bracarenses, braguistas, guerreiros(até nem sei porquê se o vosso símbolo é uma santinha?), arcebispos ou arsenalistas, adeptos de ocasião, desde sempre.
Passar bem!

luis cirilo disse...

Caro Jl Machado:
Não deve ter percebido o que escrevi.
Caro o grande:
è verdade o que diz. E pode ficar tranquilo que nunca seremos B ou C de ninguém.
Caro Miguel:
Concordo. Mas que tivemos a oportunidade isso tivemos.
Caro anónimo:
São números.
Caro vistobranco:
Faremos o nosso caminho com os nossos valores.
Caro Alvaro:
Vamos com calma.
Caro Carlos:
Isso mesmo,pensamentop positivo.
Caro Rui:
o futuro a Deus pertence.
Caro Pedro:
É preciso ter calma. É uma equipa em construção que ainda nos vai dar grandes alegrias.
Caros Lafuente e anónimo:
Apenas duas notas:
a primeira para dizer que as estatistica do estádio AXA não tem interesse nenhum. São baseadas em portas abertas e convites distribuidos a eito.
A segunda para dizer que eutambem vi o 1º de Maio repleto por várias vezes. Mas a maioria não eram adeptos do clube da casa.

Anónimo disse...

- "Santinha"??? Santa Maria de Braga! Ao contrário de outros é com muito orgulho que ostentamos o brasão da nossa cidade com grande orgulho.
- "Braga é a cidade portuguesa mais antiga, fundada pelos romanos como Bracara Augusta, com mais de 2 000 anos de História" "Antes de nascer Portugal já Braga era a Capital" "No decurso do século II a.C., a região foi tomada pelos Romanos que edificaram a cidade no ano 16 a.C., com a designação de Bracara Augusta, em homenagem ao Imperador César Augusto.Bracara Augusta, capital da região da Gallaecia" Gverreiros do Minho evoca o poderoso Imperio Romano edificado em Braga.
- Não conheci nenhum estádio em Guimarães que levasse perto de 40.000 lugares.
- Sinto grande orgulho no passado do meu clube e por isso mesmo não o renego.
- Para mim o orgulho do Minho somos nós, representantes inequívocos desta linda região onde a capital e sediada na grandíssima cidade de Braga.


- Somos rivais desde que nascemos e já vi que temos opiniões distintas e nunca as eremos mudar, não tenho nada contra o Vitória Sport Clube nem contra ti, apenas gosto que as coisas sejam reconhecidas tal qual são. E por mais que andemos a falar as opiniões serão sempre contraditórias e nunca chegaremos a lado nenhum, se assim não fosse a rivalidade saudável aquela que eu defendo perdia todo o seu sentido. Tu és Vimaranense, eu sou Bracarense, tu és Vitoriano, eu sou Braguista. Cada um irá sempre "puxar a brasa à sua sardinha", porque temos ideais distintos. Espero não te ter ofendido, se o fiz peço desculpa porque não era a minha intenção.

Saudações Bracarenses

Unknown disse...

Caro Braguista, veja o vídeo se quiser, e veja o comentador a dizer "para delírio dos 40 mil Vitorianos nas bancadas".
http://www.youtube.com/watch?v=SjY3g06ZR20
Quanto ao resto, concordo. Eu apoiarei e nunca deixarei de puxar " a brasa" pelo meu Vitória.
Não ofendeu, como eu não o quis ofender.
Saudações Vitorianas e desportistas!

luis cirilo disse...

Caros Bracarense e Lafuente:
Acho que terminaram da melhor forma a polémica. Cada um defende o seu sem necessidade de ofender o outro.
É assim que deve ser sempre.