sexta-feira, setembro 21, 2012

O Estado do Conselho


O Presidente da República reúne hoje o Conselho de Estado.
Provavelmente o órgão mais inútil do nosso sistema politico dada a sua reconhecida incapacidade para produzir outros resultados que não seja soltar a verve dos conselheiros.
Entre Ex líderes do PSD, Ex presidentes da república que temos, mais uns “senadores” do PS, os nomeados pelo PR, presidentes dos governos regionais e os presidentes de alguns tribunais se dividem as presenças no douto conselho para além do PR e do primeiro-ministro.
Hoje com o “brinde” extra do ministro Vítor Gaspar.
Tudo somado vai dar umas horas de debate (e como alguns dos presentes gostam de se ouvir a si próprios…), um confronto desequilibrado entre os que defendem o governo e os que o criticam (que serão a maioria) e o resultado prático vai ser nenhum como quase sempre.
E o quase tem apenas a ver com um certo conselho de estado, no tempo de Jorge Sampaio, que viabilizou um “golpe de estado” dentro do próprio Estado.
Claro que aqueles que tiverem algum sentido de humor, de entre os conselheiros já que o que se passa lá dentro é segredo de Estado, vão dar certamente umas bem-educadas gargalhadas se Mário Soares for para lá defender a queda do governo e a nomeação de um novo executivo sem recurso a eleições!
Não deixará de ter a sua piada vê-lo concordar com Vasco Gonçalves quase 40 anos depois do PREC…
Outros aperceber-se-ão da nostalgia de Sampaio pelo cargo e o desejo que ele teria de estar no lugar de Cavaco para derrubar mais um governo assente numa maioria estável no Parlamento!
Outros,ainda, olharão para os 6 (5 ex e o actual) líderes do PSD presentes e recordar-se-ão da responsabilidade que tem pelo partido ter chegado ao estado a que chegou…
E por aí fora!
A novidade é que desta vez á porta do palácio de Belém estará mais uma manifestação cujos integrantes, previsivelmente, se dedicarão a vaiar os conselheiros de que não gostam (Passos Coelho e V. Gaspar terão concerto afinado seguramente…) e talvez a aplaudirem aqueles que andam pelos meios de comunicação a buscar o populismo fácil com tiradas contra o governo e a austeridade sabendo que nunca lhes tocará terem de resolver os problemas.
No fundo, no fundo…tudo normal.
E o estado do conselho, absolutamente irrelevante perante o estado do país, dir-nos-á que os digníssimos conselheiros terá mais uma tarde bem passada, sem sequelas de qualquer espécie, e da qual nada resultará de útil para Portugal.
Porque “gregos”, isso sim, continuam a sentir-se os portugueses…
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Dr.Cirilo,

aguardemos, a tentativa de golpe "parece" que arrefeceu...
como anda tudo maluco, com reformas, nova legislação, crise e afins, nunca se sabe, e ao que parece há por ai alguns autarcas que estão impedidos de se candidatar.
Quanto à triste realidade, convém lembrar quem foi o responsável por este triste cenário, anda pelos lados de Paris à boa vida.
Trabalhei activamente na campanha das ultimas legislativas pelo PSD e por PPC, se fosse hoje...fazia ainda MAIS. Esta a revelar coragem que muitos nunca tiveram.
Quanto aos ex-governantes, se fosse eu nem abria a boca de vergonha...
Para terminar, que o desabafo já vai longo, considero que logo após o orçamento deve ser feita uma remodelação e um aumento do numero de elementos do Governo, e que pessoalmente gostaria MUITO de ver Marques Mendes nesse Governo.
Cumprimentos. IL

Anónimo disse...

Só espero é que aconteça um novo "1755" e apenas nesse edifício, para ver-mo-nos livres da pior tralha existente em Portugal desde a sua Fundação!!!
Era o milagre que neste momento precisava-mos. Assim seja...
SRG

Pedro disse...

Quando no conselho de estado está um homem com as qualidades de Luís Filipe Mwenezes só podemos estar descansados........

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quem me dera ter a sua fé...
Caro SRG:
Nem tanto.
Caro Pedro:
Não comento