terça-feira, setembro 25, 2012

Islão

É, porventura, a menos conhecida e compreendida das três grandes religiões monoteístas que partilham a fé de muitos milhões de seres humanos em todo o planeta.
Judaísmo, cristianismo e islamismo.
Pela sua história, pela filosofia que lhes é própria, pelo seu “tronco” comum devia ser muito mais o que as une do que aquilo que as separa.
Infelizmente os últimos 2.000 anos tem sido pródigos em demonstrar o contrário.
Em nome da fé (mas que fé?) todas elas mataram, cometeram atrocidades, negaram os ensinamentos que estão na génese da sua existência, perseguiram-se umas às outras.
Hoje, muito por força de certas formas de fundamentalismo barbaro , retrógrado e assente na ignorância, é o Islão que está debaixo de fogo e acusado de práticas indignas de uma civilização conforme os parâmetros actuais de respeito pelos direitos humanos.
Mais uma vez, quero crê-lo, se estão a confundir algumas árvores podres com uma imensa floresta .
E por isso ler este livro de Hans Kung, um dos maiores teólogos da actualidade, é muito importante para quem quiser (e gostar) de falar do Islão com um mínimo de conhecimento daquilo que está a dizer.
Uma sugestão de leitura que recomendo vivamente.
Depois Falamos

7 comentários:

freitas pereira disse...

Li o Corão. Leitura difícil, foi ditado pelo Profeta e é por vezes contraditório.

O Corão é um livro de guerra, criado por um homem de cultura nómada, que queria conquistar o espaço perdido durante a sedentarização dos povos.

Foi concebido para conduzir os árabes a atacar os povos vizinhos, e conseguiu-o. As mulheres são utilizadas como ventres destinados a aumentar o numero de crentes.

Este livre gera ainda mais pobreza e agressividade por toda a parte onde ele reina em mestre.
O Corão é a aprendizagem da submissão ( Islão significa "submissão") com objectivo odioso, o de conquistar e seduzir os povos sedentários.

Como noutras religiões, a ameaça dum Deus implacável, a manipulação pelo medo, a guerra permanente contra todos os outros:jueus, cristãos, e infiéis de toda a espécie, e mesmo dos muçulmanos pouco ou nada crentes, em suma, o ódio que destrói para submeter.

"Dirige-nos no bom caminho , no caminho daqueles que receberam os teus favores, daqueles que não provocaram a tua cólera e que não se perderam" . Na mesma sourate, verse 19 : "Temei-me ! "

Isto é, inspirar o medo para melhor dominar. Como noutras religiões.

Naturalmente o proselitismo é obrigatório. E o pior é que não encontrei nenhum traço de espiritualidade.

josé Manuel Machado disse...

Bom Dia

Boa analise sintética do Snr. Freitas Pereira.

il disse...

a MOUROS! digo Santiago!

Tenho o corão -que foi alterado pelos 1º califas -e como o final é que vale mais é o extermínio de todos os não submissos, que se preconiza.Ao Diabo com tal gente, ou meio na lingua deles que Iblis os leve -in cha Allah

Anónimo disse...

proselitismo pode ser obrigatório para converter não muçulmanos, mas nesses países é proibido a todas as outras religiões.

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Creio que fez a sintese perfeita.
Daquilo que mais do que uma religião é, e muitos casos,uma ideologia agressiva de conquista do mundo.
Caro Jose Machado:
Estou de acordo.
Cara il:
Está imbuida d eum espirito de cruzada.
Caro Anónimo:
O que não deixa de ser estranho para quem prega a tolerância

Anónimo disse...

mauméé nunca escreveu ou teve qq corão.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É verdade.
Mas o Corão é baseado nos ensinamentos de Maomé