quinta-feira, setembro 27, 2012

Dérbi a Dobrar

Quis o destino, o sorteio (com o péssimo critério conhecido) e a ligeireza da LPFP que Vitória e Sporting de Braga se defrontem a dobrar neste fim-de-semana através das suas equipas A e B.
E se ao destino nada se pode opor já os sorteios da Liga merecem profunda crítica face ao insistirem em privilegiar três clubes a quem dão direitos que nenhum dos outros 32 participantes das duas ligas profissionais tem.
E se essa discriminação já é profundamente condenável a ela se junta a ligeireza com que a Liga permitiu mais duas aberrações.
Uma é o existirem fins-de-semana em que equipas A e B do mesmo clube jogam em casa com o consequente desgaste do relvado (pelo menos daqueles clubes que só tem um estádio) e a outra é o permitir que em 72 horas os mesmos clubes se defrontem duas vezes embora através de equipas diferentes.
O que fatalmente repercutirá no segundo jogo todas as incidências (esperemos que não incidentes) do primeiro.
Mas é o que temos em termos de organização do futebol e dos seus campeonatos profissionais.
E assim sendo é com essas regras que o Vitória terá de jogar e ganhar os dois jogos com o velho rival para confirmar uma superioridade esmagadora nos jogos disputados em Guimarães (do Benlhevai ao D.Afonso Henriques passando pela Amorosa) há muitos e muitos anos a esta parte pela equipa A e iniciar a contabilidade da B neste dérbi tão especial da melhor forma
Mais fácil de dizer do que de fazer dirão os mais cépticos.
Com razão.
Porque hoje, fruto de razões que não serão tema deste post, o Sporting de Braga tem disponibilidades financeiras e de envolvimento sócio-económico-politico que lhe permitem ter orçamentos e construir equipas com um à vontade que o Vitória não tem.
E a prova disso é que nos últimos dez anos o clube bracarense tem feito, com duas ou três excepções, melhores campeonatos que o clube vimaranense.
Dirão os mais atentos que a esta superioridade dos últimos dez anos responde o Vitória com os oitenta anos anteriores em que foi quase sempre superior ao vizinho (e por isso tem, entre outras coisas, mais onze presenças no principal campeonato) e que uma relação de 80 vs. 10 não é má em termos contabilísticos ou de História.
Pois não.
Mas representa apenas isso.
Contabilidade e História.
E essas ciências não ganham jogos.
Hoje a realidade mostra-nos um Braga A mais forte, com mais soluções, e que se o futebol fosse uma ciência exacta seria o vencedor garantido de sexta-feira.
Mas o futebol não é isso.
E portanto a jogar em casa (que se deseja cheia de vitorianos) perante o seu público cujo entusiamo é conhecido, com uma equipa jovem e ambiciosa em pleno crescimento exibicional creio que o Vitória será favorito como tem de ser sempre que joga no seu “castelo”.
E acredito que vamos ganhar.
Quanto á equipa B, na qual tantas e tão justas esperanças são depositadas, inicia os seus confrontos com o Braga B no domingo.
No estádio 1º de Maio.
Velho e saudoso palco de tantos e tantos apaixonantes desafios entre Vitória e Braga num tempo em que o futebol era vivido de outra forma.
E não tendo duvidas sobre a superioridade individual e colectiva da equipa vitoriana, já para não falar da filosofia que lhe está subjacente, o que se pede aos seus jovens talentos é que confirmem essa superioridade no relvado e conquistem os três pontos que terão um sabor sempre especial.
Para que no domingo ao fim da tarde os vitorianos possam saborear, em pleno, os seis pontos conquistados ao rival de sempre num mesmo fim-de-semana.
Eu acredito.
Depois Falamos

P.S. Da rábula dos bilhetes nem vale a pena falar.
Quem partiu a loiça que apanhe os cacos.
E perceba, de uma vez por todas, que o Vitória voltou a ser dirigido por vitorianos.
O que faz toda a diferença!

20 comentários:

Anónimo disse...

Depois falamos? Não! Depois falaremos !!! Domingo à noite apresentar-me-ei aqui com todo o devido respeito, e quero ver se o discurso sonhador típico vimaranense continua a ser o mesmo. E assim são levados os vimaranenses a sonhar muito alto. Mais uma direcção que continua a esconder o que acontece nos bastidores servindo-se de farsas e mais farsas com discursos entusiasmantes sem fundamento algum. =)

O vosso sonho é a nossa realidade!
Cumprimentos Bracarenses...

J.Araújo

luis cirilo disse...

Caro J.Araujo:
Leia a fábula da rã que queria ser boi.
Verá que nela encontrará algo que lhe deve ser muito familiar em termos desportivos.
Cá o espero no domingo á noite.

Anónimo disse...

Caro J.Araujo,

O nosso sonho é a vossa realidade?!

Essa é a piada do ano só pode.
O vosso sonho era ter adeptos como os do Vitória (aliás o vosso Presidente assim o disse).
O vosso sonho era ter SEMPRE assistências como as do Vitória. E pode ter a certeza que se estivéssemos na Champions (e só não estivemos devido ao episódio de Basileia) o estádio enchia e não era a vergonha que foi em Braga no jogo com o Cluj. Mas facilmente se percebe porque o vosso estádio esteve vazio: porque o Benfica jogou à mesma hora e entre dois amores só se pode escolher um.
Em Guimarães existe apenas um amor: O VITÓRIA.
O vosso único argumento no presente passa pelos resultados obtidos até ao momento. Mas sabe, o Vitória teve vários anos seguidos esses mesmos resultados e rara vez não ficava em 4º lugar no campeonato (e não conseguia melhor devido às condicionantes dos três ditos grandes). Apenas as coisas mudaram nestas últimas épocas…Mas eu lembro-me muitas vezes de um clube, que numa época fortuita, conseguiu ser campeão, e passado alguns anos deixou praticamente de existir. Costuma-se dizer que “quanto maior a subida maior a queda”.

Rui Ferreira disse...

Apoiado! Não esquecer de só abrir os portões aos srs. de Braga ao intervalo.

FX disse...

Num já ido Vitoria - Boavista, grandes jogos até dava gosto pela intensidade dos mesmos, o mesmo posso dizer de um Vitoria - braga, a claque dos panteras exibiu uma mesma tarja com esses dizeres: " O vosso sonho é a nossa realidade", já na altura achei que o pinto queria cantar de galo, hoje, infelizmente porque eu gostava desses jogos, posso dizer que a realidade deles é o nosso pior pesadelo e espero que o mesmo não aconteça um dia ao braga porque eu não gosto do braga mas gosto de jogar contra eles, umas vezes perdesse outras ganhasse e a vida continua. Lamento o preço dos bilhetes, preferia o estádio cheio de braguistas e vitorianos a puxarem pelas respetivas equipas, seria mais bonito, mas concordo com esta tomada de posição por parte da direção na esperança de que a mesma seja ultrapassada, quem lucra com esta situação são os estarolas do costume. Que este fim de semana sejamos felizes e que tudo corra sem incidentes. Vitoria sempre.

SicGloriaTransitMundi disse...

Espero sinceramente que seja um jogo "entretido" (como diria o grande Quinito), bem disputado e que o vitória A ganhe de forma convincente!

Relativamente ao Vitória B, espero o mesmo resultado (uma vitória) também convincente e categórica, que motive os nossos jovens para fazerem um bom campeonato.

só te peço uma coisa, caro Luís: que os dirigentes do Vitória estejam bem atentos com a segurança da equipa B em Braga, porque me parece que, seja qual for o resultado de sexta, haverá sempre uns "marteleiros" a tentarem intimidar os nossos rapazes. E isso é ináceitável!
Portanto, cuidado com eles!

E FORÇA VITÓRIA!!!

Anónimo disse...

faz...faz a diferença de ganhar menos dinheiro na bilheteira

Ricardo Gomes disse...

Lá estão vocês a alimentar o mito.

Enchiam o estádio na champions? Na única vez que lá tiveram com o Basileia fizeram-no?

Quando levarem com bilhetes a 17 euros para sócios para um unico jogo...veremos o que serão capazes de fazer.

“quanto maior a subida maior a queda”...se calhar a queda pode estar bem mais perto de vocês do que nós. Boavista para aqui, boavista para lá....a história do costume. Pensem mais em vocês, e deixem-se de futurismos. Pois quem muito mal deseja aos outros, acaba por vezes por receber a dobrar!

Começa amanhã um excelente fim de semana, entre os eternos rivais. Divertiam-se e façamos todos destes jogos confrontos históricos da já antiga rivalidade entre os dois clubes...

Um bem haja!

VITORIANO DE FAFE disse...

Caro Ricardo Gomes,estas a falar dos 22 milhoes do passivo do VITÒRIA?e o passivo do braga clube ,sabes o valor?nao e da sad!e o braga clube!o VITÒRIA tem uma massa humana muito grande,nunca nos vais ver a acabar!

Pedro disse...

De facto, o Sr. Ricardo Gomes, penso que é afecto ao Braga,portantanto talvez seja benfiquista:), tem toda razão. Há anos que ouvimos a ladaínha que o Braga vai cair e tal, que é a Cãmara que ao sustenta, mas a verdade é que quem está em pré-falência, se não mesmo em falência, é o Vitória!! Se lermos com atenção a entrevista do Presidente Júlio Mendes ficamos com a certeza da incerteza do futuro do Vitória. Quanto aos adeptos, é verdade que o Vitória tem uma massa adepta mais fervorosa e participativa que o Braga mas o que resultou disso??? Neste momento, o Braga está num patamar financeiro e de competência desportiva que nós apenas sonhamos. É a pura realidade. Negá-la não a torna diferente.

Caro Cirilo, desculpe dizê-lo, mas há uma coisa que me faz confusão, que é auto-intitulação de 4º grande???? Meu caro ou se é grande ou não é. Agora o 4º grande?!! Quem o 1º grande? Ou nos assumimos, e neste momento não temos razões para tal, como grandes, não de treta mas de facto, isto é, obtendo classificações que a sustentem, jogando futebol, algo que não se vê há uns anitos, e acima de tudo tornado o clube viável. Acredito que é isso que espera conseguir nos próximos anos.

Nós seremos grandes não quando o dissermos mas quando os outros nos olharem como tal.

Grande abraço,

Pedro

Anónimo disse...

Dizem que em Braga há convites e borlas, e porque será que um amigo meu vitoriano tem um bilhete CONVITE DO ESPAÇO GUIMARÃES para logo A ZERO EUROS?

Tiago Dias disse...

Ao jogo com o Basileia, assistiram 21 mil pessoas, em meados do mês de agosto, caro Ricardo Gomes.

Tiago Dias disse...

Ao jogo com o Basileia, assistiram 21 mil pessoas, em meados do mês de agosto, caro Ricardo Gomes.

Anónimo disse...

fácil...

Anónimo disse...

Derbi ? O 1º foi nosso sem espinhas.

Anónimo disse...

Acho que "depois falamos" é um exercicio de retorica para tapar os olhos. no campo é que se fala, e vós estais mudos completamente.

druyda disse...

Ricardo Gomes, contra o basileia estiveram 22 mil pessoas em Agosto... compara com as assistências do scb, sff.

José ferreira Alves disse...

A fidelidade dos vimaranenses ao Vitória não tem paralelo, é reconhecida por todos os adeptos dos outros clubes, talvez menos pelos do SCBraga, por razões compreensíveis, afinal é a sua motivação, chegar ao patamar dos adeptos do Vitória e os bons exemplos devem ser seguidos.
Outra coisa, vi o jogo, cá de Lisboa, como sempre, e o Vitória não está bem. Uma das razões que se me afiguram, para além de uma certa falta de dinâmica de grupo (falo com psicólogo), é o excesso de estrangeiros, pois quando o Sr. L Cirilo fala, e bem, da Amorosa, eu pergunto-lhe: lembra-se quantos portugueses e sobretudo vimaranenses jogavam no Vitória? Pois aí está a grande diferença, sentir o clube. Claro que os profissionais se "batem" ... mas não é a mesma coisa e o Vitória dava grandes jogadores, e hoje? A Fábrica fechou? Ou não é cultivada? Aliás estes jogadores não têm a "cultura" da casa, nota-se. Cumprimentos e saudações vitorianas
José Ferreira Alves

Anónimo disse...

"Para a vossa falta de paixão, os nossos euros são a vossa salvação"
Luís Cirilo está tudo à vista de quem conseguir e quiser ver... Deixem-se de discursos irrealistas e de farsas, porque se continuarem assim só vejo um caminho, o Fim...

Cumprimentos Bracarenses

J.Araújo

luis cirilo disse...

Creio que sobre o derbi, justamente ganho pelo Braga,não haverá muito mais a dizer.
Quanto ao resto a História de cada um dos clubes fala por si e dá a dimensão da sua grandeza.
E se é verdade que nos ultimos dez anos o Braga esteve melhor na sua maioria (ao contrário dos 80 anteriores em que esmagamos)lá virá o tempo em que as coisas voltarão ao normal.
Para isso trabalhamos todos os dias.