quinta-feira, abril 30, 2009

Liga ou Desliga

Foto: http://vozdoberco.blogspot.com

Publiquei, hoje, este artigo no Correio do Minho

Com esta Liga sagres, que não deixará qualquer tipo de saudade, a encaminhar-se para o fim vai sendo tempo de a outra Liga (a LPFP) tomar decisões essenciais para as temporadas vindouras.
Decisões essas que não me parecem passíveis de serem adiadas por mais tempo.
A primeira delas prende-se com a verdade com que os clubes se inscrevem numa competição e depois, ao longo dela, cumprem todos os requisitos necessários á participação numa competição profissional.
Refiro-me, essencialmente, ao pagamento de ordenados.
Neste momento, para além dos “crónicos” Amadora e Setúbal, existem vários clubes com salários em atraso aos seus profissionais prevendo-se que o lote venha a aumentar nos próximos tempos por força de estarmos a entrar numa fase da temporada em que só existem despesas sem a contrapartida de receitas.
Ora isto é completamente inaceitável e distorce a verdade competitiva de qualquer campeonato.
Porque os clubes com a preocupação de ter salários e impostos em dia, de cumprirem religiosamente as suas obrigações, de terem uma postura séria perante as competições estão em clara desvantagem perante os que não cumprem nada disso.
É imoral, por exemplo, que um clube como o Trofense que cumpre rigorosamente os seus compromissos esteja em sério risco de descida de divisão enquanto outros clubes como os atrás citados possam permanecer a disputar o principal escalão.
Porque, evidentemente, se o Trofense também quisesse optar por uma gestão (???) como o Amadora ser-lhe-ia fácil em Janeiro ter contratado três ou quatro jogadores a quem não pagava mas que lhe aumentavam a valia competitiva da equipa de molde a escapar aos lugares de risco.
Hoje estaria com salários em atraso como os outros mas bem melhor classificado!
Ou o Vitória, que enveredou por um caminho de grande rigor orçamental e diminuição drástica do passivo, se quisesse “embarcar” nalgumas aventuras que por ai andam poderia estar a disputar novamente o acesso á “Champions” mas criando problemas insustentáveis num prazo mais curto do que médio.
E estou certo que mantendo este caminho de rigor, temperado com uma boa politica desportiva de aquisições e formação, o Vitória daqui a três ou quatro anos poderá ser um clube muito interessante no panorama nacional…
Definitivamente a LPFL vai ter que fazer opções.
E a mais essencial de todas elas é não permitir a inscrição nas competições profissionais a clubes que não preencham, com verdade, todos os requisitos necessários.
Sob pena de as ligas profissionais continuarem a ser uma fraude.
Outra opção que se me afigura inadiável é regulamentar o empréstimo de jogadores entre clubes do mesmo escalão.
Porque também ela, associada á já falada crise financeira, distorce a verdade desportiva dos campeonatos.
Assistimos hoje (Porto), como no passado só que com protagonista diferente (Benfica), a um cenário de um clube ter dezenas de jogadores emprestados a clubes que com ele jogam pelo menos duas vezes por ano.
E depois, sem pôr em causa a boa fé e o profissionalismo de ninguém, sucedem-se casos quem nada contribuem para o prestígio das competições.
Desde inoportunas lesões antes de determinados jogos a substituições incompreensíveis noutros.
Já para não falar de empenhamentos diversos perante adversários diferentes.
Rigor no cumprimento dos requisitos de participação nas competições profissionais e regulamentação restritiva dos empréstimos são duas questões que bem resolvidas poderão dar mais verdade aos próximos campeonatos.
Espero, pois, que a LPFP seja intransigente na abordagem dessas matérias e tome decisões claras e definitivas.
Sob pena de cada vez irem menos adeptos aos estádios por não acreditarem no “produto” que lhes é apresentado.

BOLA CHEIA
Juniores do Vitória
Depois de uma fase de apuramento cumprida de forma competente os juniores do Vitória vão disputar a fase final com Benfica, Porto e Sporting.
Boa oportunidade de juntar os quatro maiores clubes de Portugal.
E de traduzir em triunfos o enorme potencial que alguns jovens vitorianos tem demonstrado.

BOLA VAZIA
Paulo Bento
Porque não te calas?
É o que apetece perguntar depois de mais uma semana de destempero verbal de um treinador que aparenta estar de cabeça perdida.
E que esquece que ao mais alto nível os agentes futebolísticos tem uma obrigação pedagógica, porque são figuras públicas, que não pode ser olvidada.


33 comentários:

João Figueiredo disse...

É urgentíssimo tomar essas medidas. A LPFP tem um documento com uma série de medidas muito interessantes, das quais se destacam as mencionadas no seu artigo. Mas existem algumas medidas de fundo que também me parecem propícias. Destaco a que defende que clubes da mesma cidade, não joguem em casa na mesma jornada, já que temos um exemplo prático nesta jornada, com Porto e Benfica a jogarem os dois na Madeira.
Haja vontade por parte dos clubes em aprová-las.

Anónimo disse...

caro luis cirilo..
quanto á parte que me toca, ao meu clube e aos jogadores emprestados, eu tenho uma visão muito prática: os jogadores emprestados, quando chega o jogo com o seu clube de origem não deviam jogar, porque afinal de contas, é esse clube que lhes paga o ordenado e acabariamos com estas polémicas de vez...antigamente os clubes que emprestavam eram criticados por isso, hoje são criticados porque os jogadores são substituidos, amanha serão por outra coisa qualquer. para que não houvesse equivocos não deveriam jogar e pronto, assunto encerrado.

luis cirilo disse...

Caro João:
Existem muitas coisas a melhorar no futebol português.
As que referi no artigo, as que voc~e citou no comentário,e muitas outras.
Preciso é existir vontade e peso suficiente para que sejasm aprovadas.
Infelizmente as forças de bloqueio parecem-me muito poderosas.
Caro Anónimo:
O não poderem jogar seria uma boa solução em termos de afastar suspeições.
Mas a questão não se restringe a isso.
É imoral um clube ter tantos jogadores emprestados porque permite influências indirectas mesmo que eles nao joguem.
Preferia, e muito,um limite por clube em termos de possibilidades de empréstimo.
Por exemplo três e a clubes diferentes.

Anónimo disse...

caro luis cirilo:
percebo o seu ponto de vista, mas por exemplo o meu clube, fcp, tem 32 jogadores emprestados mas muitos deles no estrangeiro. e em nenhuma equipa portuguesa há mais que 3 jogadores emprestados pelo porto. continuo a achar que os jogadores emprestados não deviam jogar contra o seu clube, e não me parece que isso permita influÊncias nos jogos, porque se um jogador não é suficientemente bom para jogar no porto e fazer a diferença contra equipas consideradas mais pequenas, não me parece que jogando em equipas mais fracas possam ter influÊncia num jogo contra uma equipa muito melhor. mas isso é a minha opiniao...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É uma opiniao respeitável e teoricamente as coisas deviam ser assim.
Mas não são.
E os jogos Porto-Setúbal desta época disputados no Dragão são bem exemplo disso.
Alias recordo que o FCP tem,pelo menos,quatro jogadores em Setúbal.
É muito...

A.P. disse...

Tenho pena que as crónicas de Luis Cirilo, não sejam publicadas em jornais vimaranenses. Tal como F.Martinho no Desportivo de Guimerães, também L.Cirilo enriquecia o desporto local!

Anónimo disse...

Esta prática levada a cabo pelo Pinto da Costa há muitos anos tem proporcionado excelentes resultados. Se não é ver o quadro de campeonatos conquistados nos últimos tempos. Exemplo bem recente é o jogo FCPorto-VSetúbal: empatado a zero aos 58 minutos, o inteligente Carlos Cardoso tira os dois melhores sadinos em campo, para logo a seguir, com dois golos, a coisa ficar resolvida. Alguém ousa ter dúvidas de que se trata de uma vigarice? Daí a credibilidade do nosso futebol, que o Platini, com razão, tanto coloca em causa. E a verdade é que todos comem e calam, porque se alguém ousa levantar a voz, avança o "macaco" e seus sequazes.

luis cirilo disse...

Caro A.P.:
A questão é muito simples.
Durante muitos anos escrevi de forma quase ininterrupta na imprensa vimaranense.
Depois entendi fazer uma pausa e estive alguns anos (3 ou 4) sem escrever de forma continua limitando-me a um ou outro artigo.
Quando surgiu o convite do "Correio do Minho" ponderei-o devidamente e conclui que existia motivação para voltar á escrita regular.
Neste caso semanal.
Que aliás complemento com um texto de cinco em cinco semanas no site da Associação Vitória Sempre.
Mas nunca fechei a porta á comunicação social vimaranense.
Jornais e rádios.
É uma questão de oportunidade nada mais.
Caro Anónimo:
É precisamente por factos como esse que entendo que a Liga tem de intervir.
O futebol nacional tem esperteza a mais e inteligência a menos.
E isso é um séio problema

Anónimo disse...

desculpe lá, caro luis cirilo, mas o porto no setúbal tem 3 jogadores emprestados, o bruno vale já não é do porto á 2 anos. e o bruno moraes nem sequer joga, o que faz só dois jogadores utéis. e acreditar que uma equipa que não ganha a ninguem, que jogadores que nem no setubal conseguem jogar alguma coisa, iam conseguir ganhar ao porto no dragão, é simplesmente irrisório...mas as mentes pobres ficam satisfeitas com estas teorias da conspiração...paciência.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Por essa lógica nunca o Atlético tinha eliminado o Porto no "Dragão" para a Taça de Portugal.
A verdade é que eliminou.

Anónimo disse...

mas o atlético não tinha jogadores do porto, se calhar foi por isso...temos que emprestar jogadores ao atlético...santa ignorância. e quando o vitória tinha o plantel recheado de jogadores do porto, por sinal os melhores do plantel e que graças a eles fez a época que fez também devia ser proibido? algum deles foi substituido quando levaram 5 secos em casa? ou 3 secos no dragão? não me parece... teorias da conspiração...esse é o vosso problema, você também deve ter uma costela benfiquista, é que essas desculpas são tipicas de mouros....

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quanto a ignorância não me parece que você esteja bem posicionado para julgar quem tem opinião diferente da sua.
O Vitória na época passada tinha um jogador emprestado pelo FCP (para si um em 26 pelos vistos é estar recheado)o Alan,que fez uma excelente temporada mas não era o melhor jogador do Vitória.
E face ao acerto de algumas politicas de contratação do FCP foi cedido ao Braga esta época pese embora ser bem melhor que alguns que o Porto lá tem como por exemplo o Tarik.
Mas isso é problema do FCP.
Quanto ao eu ter uma costela benfiquista isso só dá mesmo para rir pese embora ser quase insultuoso.
Quem ler este blog sabe bem que benfiquista é que coisa que nunca fui nem serei.
A nós vitorianos basta-nos o Vitória.
Pena é que muitos portistas só raciocinem dessa forma; quem não é pelo Porto é mouro,é benfiquista,ou qualquer coisa do género.
É por isso que o FCP ,sendo o clube português de maior sucesso nos ultimos 30 anos ,não consegue despir a aura de provincianismo que o cobre.
Porque os seus adeptos continuam,apesar dos sucessos, a ter complexos de inferioridade perante a capital.
É por isso que ser vitoriano é um privilégio.
Não temos complexos.
somos mesmo o melhor clube de Portugal.

José Alves disse...

"A nós vitorianos basta-nos o Vitória.
Pena é que muitos portistas só raciocinem dessa forma; quem não é pelo Porto é mouro,é benfiquista,ou qualquer coisa do género.
É por isso que o FCP ,sendo o clube português de maior sucesso nos ultimos 30 anos ,não consegue despir a aura de provincianismo que o cobre.
Porque os seus adeptos continuam,apesar dos sucessos, a ter complexos de inferioridade perante a capital.
É por isso que ser vitoriano é um privilégio.
Não temos complexos.
somos mesmo o melhor clube de Portugal."

Gostei.
Aplauso para quem assim fala.

Anónimo disse...

caro luis cirilo.
por acaso sou dos que tem opinião que o porto deve sempre ser um clube provinciano, regional, porque representa a força e aluta contra os poderes da capital, se você acha isso mal, problema seu. não nos achamos inferiores aos da capital porque na realidade somos MUITO MELHORES. quanto ao facto de ser do vitória é diferente isso também é uma anedota, porque os vitorianos têm o complexo de inferioridade de que fala para com o Braga, que diga-se de passagem, é muito melhor que o vitória. quanto ao facto de serem o melhor clube portuguÊs, isso foi a afirmação que faltava para me por bem disposto, nem imagina a gargalhada que dei quando li essa frase...
"A nós vitorianos basta-nos o Vitória" esta frase exemplifica bem a diferença que é ser portista, enquanto a vocês basta-vos o ´vitória, a nós portistas, só ficamos satisfeitos com A Vitória. percebeu a diferença? de benfiquistas camuflados já está o país cheio, vocÊ é mais um deles, tal como todos os vitorianos... cumprimentos TETRACAMPEÕES

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Confesso que lhe acho alguma piada.
Não pelo facto de ser anónimo(mas cada um tem a coragem que tem...)nem por persisitir numa linguagem na raia do insulto (a mim chamarem-me benfiquista é quase isso) mas por naquilo que escreve se fartar de me dar razão.
De facto essa persistência em fazer do FCP um clube regional, que odeia Lisboa mas não sabe conviver com os vizinhos a não ser numa lógica de os aproveitar e deitar fora,leva a que fora do seu próprio universo o Porto seja um clube cada vez mais detestado.
E se essa estratégia no curto/médio prazo dá resultado verá que a longo prazo é um desastre.
Problema do FCP.
Quanto ao Vitória e ás vitórias só lhe digo o seguinte:
Ser vitoriano é um estado de alma.
Os resultados são indiferentes como o demonstramos exuberantemente na passagem pela segunda liga.
Por outro lado ser de um clube em função das vitórias não é um estado de alma mas sim uma questão de oportunidade.
É sempre mais fácil ser por quem ganha mais vezes.
Ainda que algumas dessas vitórias sejam construidas na base do "vale tudo" !
Mas nós vitorianos somos felizes em ser do Vitória mesmo que não ganhasse nunca e andasse pelos distritais.
Claro que não tenho a minima esperança que você perceba isso.
Era pedir demais.
Mas já agora digo-lhe o seguinte:
Á boleia de "apitos dourados" e com o conforto de um passivo de 152 milhões de euros ( a que naturalmente os adeptos não ligam porque ganham...até um dia)também o Vitória ganharia muitas vezes.
Mas dessas vitória...não queremos !

Anónimo disse...

caro luis cirilo: quanto ao anónimo, pode chamar-me de anti-vimaranense ou anti-mouros...
e você acha que o facto de sermos um clube detestado nos preocupa? vocês detestam-nos mas quando precisam até de joelhos pedem favores(lembre-se do choradinho do cajuda no início da época), e se acha que essa estratégia não funciona a longo prazo, também está enganado porque já fazemos isto à 30 anos com os resultados que se vÊ.
se aos vitorianos pouco importa o sucesso, não percebo porque cada vez que tÊm algum sucesso, como se comprova no seu blog com o voleibol por exemplo, embandeiram em arco..se não tem importância para que festejar???isso é conversa que não convence ninguem...se as vitórias não são o mais importante não sei o que andam aqui a fazer..ou vai-me dizer que a equipa do vitória entra em campo sem o interesse na vitória? o empate ou a derrota servem? e os adeptos que vão ao estádio para ver futebol, o resultado é indiferente? então não percebo o porque da festa que fizeram o ano passado por ficarem em 3º...balelas...é por essa mentalidade, tipica de mouros, que o seu clubezeco nunca vai ser nada, nem nunca vai ganhar nada, continuará a ser sempre uma equipa de meio da tabela que de vez em quando vai fazer um passeio á segunda liga...
sou portista, não porque é facil ser de quem ganha, mas porque nasci dragão tal como vocÊ é vitoriano, sou do clube da minha cidade, esta deve ser das poucas coisas em que nos devemos entender...
quanto ao facto de ganhar a qualquer custo, com apitos dourados, se também é daqueles que acredita nessa história da carochinha, tenho-lhe a dizer que me dá mais razão , não passa de mais um acéfalo com azia...tome rennie que isso passa...muito falam do apito dourado, e campeonatos comprados, mas uma coisa é certa, depois de o apito dourado ter aparecido, à 5 anos, nos já ganhamos 4 campeonatos, 3 vezes na fase de eliminatórias da champions, campeões europeus e do mundo...será que o pinto da costa compra até a uefa e os árbitros europeus?? santa ignorância...e quanto ao passivo, apesar de vocÊ ser leitor de jornais da capital e acreditar em tudo o que eles lhe metem á frente, não quer dizer que isso seja verdade, aliás o passivo do porto é bem menos que 100 M, mas isso também é coisa que não nos preocupa, primeiro porque simplesmente vendendo 3 jogadores, dava para abater o passivo todo, segundo, porque um clube com a grandeza do porto gera sempre receitas e o passivo nunca vai ser preocupante, ao contrário de outros clube, e por ultimo, porque para nós adeptos isso é irrelevante, nós queremos é vitórias e títulos, os passivos são para os administradores pk eles é que ganham para tratar disso, eu pago cotas, vou ao estádio e o que mais me interessa é ver golos e boas exibições, e não sou como vocÊ a quem a vitória pouco importa...veja lá..tome rennie e contente-se com a taça uef..upps...també não há taça uefa para a sua equipa...mas o braga tá lá já viu...fonix, aquilo deve ser dos jogadores que foram dados e emprestados pelo porto que podiam estar no vitória...ai ai os jogadores emprestados pelo porto, fazem tantas asneiras...não se faz uma maldade destas ao vitórinha....ahahahahah

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A conversa fica por aqui.
Os seus argumentos,tipicos de claque de futebol fanática,não são própriamente aqueles com cujos autores gosto de debater ideias.
Fique com a sua verdade e com o seu clube.
Eu fico com a minha verdade e com o "meu" Vitória.
acho que estamos ambos servidos á altura do que merecemos.
Nota final: A incompetência (para ser simpático) com que o FCP é gerido financeiramente vai ter pesados custos para o clube.
Mas como os sócios não se importam por mim...sejam felizes.
Quando fõr para rir cá estaremos.
Segunda nota para relaçar a minha admiração pelos seus conhecimentos futebolisticos.
Então o Porto vendendo três jogadores anula um passivo de 152 milhões de euros ?
Que eu saiba o Porto não tem ,nem nunca teve,jogadores a valerem 50 milhões de euros.
Isso são valores mais próprios dos super talentos como O Cristiano Ronaldo.
Mas esse não joga no Porto.
Marca golos ao Porto. O que é um bocadinho diferente.

Anónimo disse...

pois é caro acéfalo...
para sua informação o passivo é de 92 M, sendo que pelo menos 3 jogadores do nosso plantel valem 30M, Lisandro, Bruno Alves e Raul meireles, para não falar de Lucho, de Rodriguez ou de Fernando. mas é claro que não sabe o que é ter jogadores deste gabarito...quanto ao ronaldo, não dava um chavo por ele, no meu entender é um jogador banal, é mais uma estrela feita pela imprensa tipo David Beckham, mas é certo que ele nos marcou um golo, numa competição chamada Champions League. e só sofrem golos do ronaldo na champions quem joga na champions...ahahahh...outra coisa que vocÊ nunca saberá o que significa...ahahahahah...ahahahah..para o ano lá estaremos outra vez... e vocês??
"Fique com a sua verdade e com o seu clube.
Eu fico com a minha verdade e com o "meu" Vitória.
acho que estamos ambos servidos á altura do que merecemos.
Nota final: A incompetência (para ser simpático) com que o FCP é gerido financeiramente vai ter pesados custos para o clube.
Mas como os sócios não se importam por mim...sejam felizes.
Quando fõr para rir cá estaremos."
AHAHAHAHAHA...
primeiro: estamos mesmo servidos com o que merecemos, vocÊs com "as vitórias não interessam" e nós com as vitorias e os titulos...
segundo:diz você que a administração do porto é incompetente, que dizer do vitórinha, e eu não vejo incompetência mas sim competÊncia, para se ganhar titulos e até mesmo ser campeão europeu, como fomos à pouco tempo, não é com orçamentos como o do vitória, logo para se ganhar tem que se gastar. vá ver os passivos de Man. United, Arsenal, Liverpool ou Chelsea que estão nas meias da champions e depois convesamos.
e por último: cá estaremos para rir qundo for para rir, olhe eu vou rir já no próximo fim de semana, mas se não era isso a que se referia, duvido que o porto algum dia irá á falência, mas se isso acontecer um dia, uma coisa é certa, você não estará cá para rir, com essa idade já estará a partir pedra á muito tempo...descanse em paz....

José Alves disse...

"...quanto ao ronaldo, não dava um chavo por ele, no meu entender é um jogador banal, é mais uma estrela feita pela imprensa tipo David Beckham,..."

Mais palavras para quê?
Anónimo,portista e acredita no Pai Natal.
Deve ter aí uns dez anitos...
Coitado...
A mim,só me apetece chorar.

José Alves disse...

Será o emplastro?

anti-mouros e vitórinhas disse...

não acredito no pai natal... aceredito no LIONEL MESSI...muito superior em tudo. mas não percebes isso certo?? es vitoriano...ahahahahahahahahahahahahahahahahahah.....ahahahahahahahahahah

José Alves disse...

"Quem desdenha quer comprar."

"Muito riso,pouco siso"

José Alves disse...

Messi?
Não conheço.
Mas conheço um que aos 8 minutos de jogo,marcou aquele fabuloso golo a 40 metros da baliza,num certo estádio perto de nós.
Esse conheço.
Há até quem diga que foi a imprensa que o fez.

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
Deve ser o mesmo Ronaldo que acaba de marcar dois golos ao Arsenal na segunda volta da meia final da Champions.
Mas para o Porto não servia no entender deste doutor em futebol que por aqui aparece.
Eles gostam mais de jogadores que ninguém sabe de onde vem,custam milhões, e um dia vão embora sem se saber muito bem porque.
Tipo Ibarra.
Aliás num clube que no ano em que foi campeão europeu ,treinado por Mourinho ,deu o dragão de ouro para melhot técnico do ano ao treinador de ...basquetebol está tudo explicado quanto á forma de se posicionar no desporto.
E á gratidão que tem para quem o serve exemplarmente.
Como por exemplo o bi bota de ouro,Fernando Gomes, tão injustamente tratado por um clube de que é um dos maiores simbolos.
Em tempo: li hoje na imprensa que três menbros da claque do FCP foram presos no Funchal depois de cometerem mais um crime.
Que não gostem do Ronaldo até entendo porque é apenas uma questão de falta de gosto.
Agora assaltarem-lhe a loja...

José Alves disse...

Assaltaram-lhe a loja?
Cada um é para o que nasce.
Da maneira que nos continuam a assaltar nos campos de futebol por esse país fora,não espanta nada que assaltem a casa de um jogador tão "fraco" como Cristiano Ronaldo.
Não devem ter filhos,se não ainda juravam que estão absolutamente inocentes.

luis cirilo disse...

Caro Jose Alves:
É verdade.
Três membros da claque "superdragões", bem conhecida pelas suas proezas nomeadamente em áreas de serviço da autoestrada A1, assaltaram a loja das irmãs do Ronaldo no Funchal.
Lá terão pensado que deslocarem-se á Madeira sem meterem a mão em "prato alheio lhes estragava a "estatistica".
Só que como foram menos hábeis do que os seus congébnres de apito na boca foram rápidamente detidos pela policia.
Deter foi coisa que aliás a defesa do Arsenal não consegui fazer ao Ronaldo que assinou dois fabulosos golos.
Claro que os pobres "gunners" não tem o know how do paulinho santos, do andré, do aloisio e de outros jogadores que a história do FCP consagrou como verdadeiros desportistas.
Porque se não o coitado era o Ronaldo !

Anónimo disse...

Caro luis cirilo:
nós gostamos de jogadores que custam milhoes e depois saem para onde não sabe? tal como deco, ricardo carvalho, paulo ferreira, pepe, bosingwa, pedro mendes que no seu clube nunca ninguem o iria ver...são esses??? ahahaha...
quanto ao assalta da loja do ronaldo: gostei e muito, pena não estar lá para partir as montras....deixo aqui os meus parabéns aqueles dragoes..clap, clap, clap...o arsenal é muito fraquinho, e nós é que deviamos estar lá, porque no conjunto da eliminatória meremos muito mais passar do que o man. u. mas é claro que vocÊ não sabe o que é jogar de igual para igual com o campeão da europa e do mundo...aliás, não sabe o que é jogar de igual para igual com a naval ou o trofense...lol...quanto á falta de gratidão para com os jogadores e treinadores, digo-lhe que o porto não é a santa casa da misericórdia, e o mourinho não foi o treinador do ano porque é mais um pesetero, que saiu de mal com o clube...quanto ao messi, é sem dúvida muito melhor que o ronaldo, aliás é o melhor marcador da champions, e não são golos de livre nem de canto, são grandes golos, e basta ver os golos que ele marca em espanha, então neste fim de semana, coitadinho do melhor guarda redes do mundo...

Vitória Sempre disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Apaguei os comentários de "Vitória Sempre" e do corajoso anónimo portita,embora de matriz bem diferente, por serem escritas num tipo de linguagem que não permito neste blog.

Anónimo disse...

acho bem...frustrados vitorianos é no que dá...nunca lhe faltei ao respeito, mas perante o comentário daquele acéfalo tive que responder da mesma moeda...