quinta-feira, novembro 15, 2007

Solidarnosc

A história do sindicato polaco Solidarnosc (Solidariedade) constitui um dos mais belos exemplos da forma como, em politica, se podem vencer dificuldades aparentemente intrasnponiveis através de um esforço assente em comunhão de principios e objectivos desde que cimentados numa solidariedade forte e indestrutivel.
Nascido em 1980,em plena guerra fria,com a Europa dividida entre o Ocidente e o bloco de Leste,entre a Nato e o Pacto de Varsóvia,o sindicato dirigido desde o inicio por Lech Walesa começou por ter motivações estritamente laborais relacionadas com a luta dos trabalhadores dos estaleiros de Gdansk por melhores condições de vida.
Rápidamente alastrou a outros estaleiros e posteriormente a outros sectores da sociedade polaca tornando-se um espaço de liberdade e esperança na feroz ditadura comandada pelo general Jaruzelski.
Olhado com preocupação pela União Soviética e pelos restantes paises de Leste rápidamente se abateu sobre os seus dirigentes uma feroz repressão tipica das ditaduras.
Presos,deportados,alguns mortos,mas nada desfez a ferrea determinação dos operários e do seu sindicato.
Que rápidamente evoluiram de um movimento com motivações apenas laborais,para uma posição politica generalizada de descontentamento perante os caminhos trilhados pelo poder na Polónia.
Lutaram durante anos,unidos e determinados,enfrentaram reveses e momentos de desânimo,traições e deserções,dirigente foram presos (incluindo o próprio Walesa) mas a força da razão acabaria por obrigar o poder a negociar com eles e a legalizar o Solidarnosc.
Em 1989 aquando da queda do muro e do fim das ditaduras o sindicato estava na primeira linha do combate politico e o povo,naturalmente,confiou-lhe em eleições livres os destinos da Polónia.
Lecha Walesa,prémio Nobel da paz em 1983,e figura mais destacada da oposição ao regime comunista foi eleito primeiro presidente da Polónia democrática em 1990.
Curiosamente atingido o poder,após uma luta épica,o Solidariedade e Walesa não souberam administrá-lo da melhor forma.
E rápidamente perderam um poder que tanto demorara a conquistar.
Má escolha de colaboradores,deslumbramento com o poder,opções politicas erradas levaram a que nas eleições seguintes (1995) Walesa saisse derrotado quando pouco o fazia prever.
E nas presidenciais de 2000 teve apenas 1% dos votos.
Desiludido,tendo perdido amigos e colaboradores de sempre,acabaria por deixar o Solidarnosc em 2006.
Como já se sabia ,desde o Império Romano, do Coliseu á Rocha Tarpeia vai um pequeno passo...
Mas fica o belo exemplo de luta,tenacidade,perseverança e solidariedade que nos legaram.
Ao menos isso.
Depois Falamos

3 comentários:

JAbreu disse...

Caríssimo,
Tiro mais uma conclusão do "Solidariedade":
Os que se evidenciam a gerir o momento da luta pela liberdade e direitos não lhes outorga curriculo de serem os melhores a gerir o aumento das liberdades e direitos.
Em Portugal o pós-25 de Abril foi o que foi e só 10 anos passados é que o nosso povo percebeu a importância de um período de acalmia para levar a bom porto as liberdades e direitos conseguidos.

Anónimo disse...

Essa de que o Coliseu ficava perto da rocha Tarpeia é profunda. E um aviso à navegação. Todos os políticos deviam pensar no caso. Muitos gerem os seus cargos como se o poder fosse eterno e têm atitudes ilógicas, porque não pensam/sabem que todo o poder é efémero. Esse motto devia ser afixado em todas as secções do PSD, Na Assembleia da República e nos corredores que levam aos gabinetes dos ministros...

Anónimo disse...

continua a ser um gosto l�-lo. esta met�fora podia ser "encaminhada" para alguns dos nossoa amigos...se tivessem tempo, paci�ncia e humildade para ler e apreender. parab�ns
teresa mendon�a