quarta-feira, novembro 14, 2007

O Hino ?


Já a este assunto me referi numa postagem,em Agosto,mas infelizmente tenho de voltar ao tema
E tenho de voltar porque como vitoriano que sou ,desde que me conheço,não gosto daquilo que se está a passar de 15 em 15 dias no nosso estádio.
E sintéticamente é isto: desde 1986 o Vitória tem um hino,composto pelo músico Dino Freitas,que durante todos estes anos tem sido um permanente elo de ligação entre sócios e jogadores.
Esse hino,normalmente posto a tocar nos momentos que antecedem a entrada da equipa,fruto do conhecimento que dele tem os sócios e imediatamente relacionado com a aparição dos jogadores no relvado,funcionou sempre como um incentivo á galvanização dos adeptos e consequente moralização dos atletas.
Assim foi durante muitos anos.
Até que na anterior direcção,e porque Dino Freitas fora um apoiante de sempre de Pimenta Machado e estivera ao lado de Manuel Almeida contra Vitor Magalhaes,o hino foi proibido.
E foram a correr encomendar um novo hino ao musico vimaranense José Alberto Reis.
Na louca esperança de que o novo hino fizesse esquecer o velho.
O tal que o novo poder,que detestava Dino Freitas,tinha proibido.
Como as suas músicas já tinham sido proibidas na Rádio Santiago,como os seus espectáculos não eram contratados pelo poder municipal.
Ou seja todos os que se uniram para derrubar Pimenta Machado estenderam a "vendetta" a alguns dos seus mais conhecidos apoiantes.
Como Dino Freitas.
Claro que pelo caminho o Vitória foi para a II divisão,hipotecou todo o património e o passivo disparou.
Coisa pouca para um conjunto de personalidades que em bom rigor de vitorianas pouco ou nada tinham !
Mudaram os tempos,tarde mas mudaram,veio uma nova direcção e na fase final da época passada a cavalgada épica de retorno ao nosso lugar já foi feita ao som do nosso hino.
Esta época,e de há uns jogos a esta parte,voltou a desaparecer.
Sem sabermos porque.
Sem motivo,justificação ou explicação.
Substituido (na opinião dos autores da nova censura que não no sentir dos adeptos)pelo do José Alberto Reis.
Que é bonito,que pode fazer parte de um album de musicas vitorianas,mas não é o nosso hino.
Porque 21 anos de história não podem ser riscados pela arbitrária vontade de alguém que se calhar chegou ao Vitória e ao vitorianismo há dois dias.
A direcção do clube,da qual fazem parte muitos vitorianos com o Presidente á cabeça,tem obrigação de explicar o que se passa.
Sob pena de sermos obrigados a pensar que alguns poderes (não eleitos no clube)querem mesmo reescrever a nossa História.
Não vão ter sorte...
Depois Falamos

O hino pode ser ouvido em : http://vitoriasc-guimaraes.blogspot.com/

3 comentários:

Unknown disse...

Caro Luis Cirilo, foi com muito gosto que li esta sua opini�o, que partilho a 100%, visto ter crescido no seio Vitoriano a ouvir o "hino" do Vit�ria, e n�o os pseudo-hinos que se tentaram criar entretanto.
Come�o �s vezes a pensar que qualquer dia v�o alterar outras imagens institucionais do nosso grande Vit�ria.

Sauda�es Vitorianas

P.S. Obrigado desde j� pela refer�ncia ao meu blog como local de poss�vel audi�o do Hino referido...

Olaf Oleiros disse...

Caro Luís Cirilo,

Na minha opinião o hino que deve tocar no Estádio Afonso Henriques é hino da Cidade de Guimarães. E isto deve ser assim por duas razões:
1º - Porque o VSC confunde-se com a nossa cidade de Guimarães e a paixão dos vitorianos pelo Vitória uma relação muito forte com a paixão dos vimaranenses por Guimarães (e o senhor certamente que sabe isso...).
2º - Porque o hino do Dino Freitas é um hino manifestamente parolo. Se é certo que o hino já tem uns anos largos (21) a tocar no nosso Estádio (Estádio esse que já mudou de nome tres vezes...) a História do Vitória tem 85 anos portanto a mudança de hino não causa grande transtorno...Transtorno causam rimas como: (...) vai para a frente/atrás não fiques/(...) / e a espada d'Afonso Henriques(...)Bom...eu já não estou à espera de encontrar uma rima rica num hino destes agora "fiques" com "Henriques" é manifestamente parolo...E nem vou falar na melodia em si porque isso já é entrar na area do inqualificavel...É claro que o hino me diz alguma coisa porque passei muitos anos a ouvi-lo nos bons e nos maus momentos do nosso Vitória... Mas devemos andar para a frente e nesse aspecto o Hino da Cidade de Guimarães era o ideal para ser adoptado pelo clube.
Olhemos para o hino de um Barcelona para ver se aprendemos a ter bom gosto...

Cumprimentos melomanos,
Olaf Oleiros

Anónimo disse...

Por muito que tentem virar o bico ao prego o nosso hino será sempre o do Dino Freitas.
Ãcima de tudo ele sempre foi um vitoriano sempre defendeu o vitoria.
Sem querer ofender o Jose Alberto Reis acho ridiculo que para além de nao ser vitoriano caia agora de paraquedas com um hino pouco convidativo e que a direcçao do vitoria seja ridicula ao fazer a troca.
Por muito que queiram mudar a fistoria todos os vitorianos cantaram sempre o força branquinhos do Dino e cantaram até que a voz lhe doa.
Já agora se a guerra que a direcçao quer é contra o Dino Freitas,como nitoriana acho desprezivel o que a direcçao esta a fazer. Força branquinhos Vitoria de Guimaraes com Dino Freitas SEMPRE.