quinta-feira, novembro 01, 2007

Halloween


Hoje é noite das bruxas.
Mais popularmente conhecida como Halloweem.
Festividade cuja origem se perde nas brumas do tempo,talvez 500 anos a.c., foi ao longo dos séculos tomando diversos significados.
Mas foi só quando chegou aos Estados Unidos,no século 19,levada por emigrantes irlandeses é que assumiu os contornos actuais.
Muito mais popular do lá de lá do Atlântico,a verdade é que nos ultimos anos ganhou algum significado do lado de cá,talvez por vir de onde vem.
Como muitas outras modas e produtos que importamos da América e cuja importância advém precisamente disso.
Por mim,que não dou qualquer significado a essa tradição,jamais festejarei o Halloween.
Porque não me diz nada !
Mas reconheço que em termos de escrita suscita pistas interessantes.
Bruxas,bruxos,bruxarias,feitiços,feiticeiros,aprendizes de feiticeiro,caça ás bruxas,etc,etc.
Tantos temas interessantes para reflectir e sobre eles escrever.
Quiçá um dia...
Não de Halloween seguramente.
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo:
no PSD é que parecem viver-se tempos misteriosos.
NUm mês cinco distritais vão a votos sem razao aparente para tal.lisboa,porto,viseu,santarem,setubal.e todas elas com os seus misterios.
em lisboa a menezista helena lopes costa vai a votos contra o mendista carlos carreiras.que vai rodeado dos menezistas angelo correia e arlindo de carvalho entre outros.
mistério...
no porto sai branquinho volta marco antonio.porque?
misterio...
em viseu,distrito onde menezes ganhou as directas,os mendistas cesario e melchior vao sozinhos a votos.
os menezistas nao apareceram.
mistério...
em setubal bruno vitorino e luis rodrigues ambos da comissoa de honra de mendes vao a votos um contra o outro.num distrito onde menezes ficou apoucas dezenas de votos da vitoria ,menezistas nem ve-los.
mistério...
santarem,onde menezes teve a mais surpreendente das vitorias,o menezista joao moura vai a votos com o mendista vasco cunha.moita flores grande apoio de menezes no distrito faz campanha violentissima contra joao moura !!!
em lisboa a direcção do partido toma decisoes que despertam o adormecido relvas e o lançam ferozmente na campanha contra moura.
Mistério...
nao acha que são mistérios a mais caro Luis Cirilo ?
Ou o menezismo antes de ser ...já era ?

Anónimo disse...

Na tradição celta do Samain acreditava-se que o mundo material e o sobrenatural se tocavam e misturavam. Daí que se acreditasse que na noite de 31 para 1 fosse perigosos andar na rua do pôr do sol ao raiar da aurora. Mal entendida esta teologia foi macaqueada nos States com mascarados que vão pedir -os miúdos- e a bailes -os mais velhos. Em Portugal, no centro sul, era e é tradicional o pedir o pão por Deus.
Hoje pede-se o pão por Deus e visitam-se as campos dos antepassados - o Samain era o festival dos Mortos/Antepassados -religação do clã.

Quanto às bruxas e bruxedos, eu não acredito neles, MAS QUE OS HÁ, HÁ !

Realmente é 'bruxedo' tanta eleição, tantos a mudar de cor e tantas guerrinhas. A não ser que se façam umas contitas: eleição em 2007 - mandato até 2009.... Em 2009 há 3 eleições e as CP designam os candidatos... Candidatos=tacho. BINGO!
Descoberta a origem de tanto 'bruxedo'. Por falar em magias, eu já roguei uma praga durante a Consagração, -muito tipicamente portuguesa- por causa dos 'bruxedos'. Só não digo a quem...

Anónimo disse...

O que me parece é que a nova liderança do PSD está a cair no velho erro da velha liderança (D.Barroso)e a querer meter tudo no mesmo saco.
quando a verdade é que houve vitórias e derrotas.vencedores e derrotados.
e esquecer isso é fatal.