sexta-feira, novembro 23, 2007

O Blog de Adriana


A Adriana é um jovem e valoroso quadro da JSD que me foi apresentada ,por um amigo comum, na campanha das eleições directas.
Faz parte de uma geração da qual o partido muito pode esperar especialmente se se conscencializarem que é preciso dar antes de receber.
Estou convicto que saberão fazer esse percurso.
Pois a Adriana criou um blog(http://mundoutopicodadri.blogspot.com), giro no nome e interessante no conteudo,no ambito do qual lançou o seguinte desafio:
Hoje um amigo fez-me um desafio e eu não resisto a partilha-lo convosco e a faze-lo também a todos os que lerem este post.
1.Pegue no livro mais próximo, com mais de 161 páginas (aleatoriamente, não tente escolher o livro);2. Abra o livro na página 161;3. Na referida página procurar a 5.ª frase completa;4. Transcreva na íntegra para o seu blogue a frase encontrada;5. Aumentar, de forma exponencial, a improdutividade, fazendo passar o desafio a mais 5 bloggers à escolha.
O livro que eu tinha ao lado do portatil é Foi Assim da Zita Seabra e a frase é: " Porém, mobilizar tudo e todos os sectores para radicalizar a luta não deixou de ser uma tarefa complexa, porque, se por um lado o regime não dava sinais de desejar grandes aberturas, por outro o PCPtinha uma força hegemónica na oposiçãp ao regime."
Para além de desafiar todos os que lêem o post, desafio em especial os seguintes bloguers:
Marta Rocha -
http://asteroidea-estreladomar.blogspot.com/
Luis Cirilo - http://depoisfalamos.blogspot.com/
Pois aqui estou a responder-lhe.
Citando,ao acaso, "Uma Constituição para os anos 80" de Francisco Sá Carneiro.
E na pag 161 a 5ª frase completa é :
"...As regiões terão de ser criadas legalmente(nos termos do art.1)após o que serão criadas efectivamente de acordo com o disposto no art nº 3,dependendo esta ultima decisão do referendo popular dos cidadãos eleitores da área regional.Trata-se de substituir um referendo inorgânico ou indirecto por um referendo popular,forma de democracia semi-directa.A criação de regiões é um imperativo constitucional que não deve ser adiado...".
Depois Falamos

5 comentários:

Dri disse...

Obrigada pelas suas palavras. E por aceitar o desafio. espero continuar a recebe-o no mundo da utopia.
bj grande
Dri

Anónimo disse...

pois... «ao acaso»!

freitas pereira disse...

Primeiro, achei a ideia interessante. Depois peguei no livro mais próximo e abri-o na página estipulada. Depois ainda, pensei que este exercício seria benéfico para não esquecer a língua pátria. E depois este "blog" ainda é o meu "blog" Português preferido.Assim aqui vai a frase de Monsieur Alexis de Tocqueville, "in" De la Démocratie en Amérique":

"Tocqueville renoue le fil brisé de l'aventure humaine - de notre aventure commune - et donne sens à des événements qui semblaient avoir été jetés au hasard par la colère du ciel. Il est celui qui, non content d'offrir des clés pour comprendre hier, ouvre des perpectives sur demain. A une vision de rupture de la destinée des hommes il substitue une promesse de continuité dans le progrés. Il montre aussi que la démocratie commence à la porte de chacun de nous, qu'il ne suffit pas de la décréter mais qu'il faut se donner les moyens de la vivre au quotidien dans le cercle chalaureux de la vie - de l'immeuble, de l'ilôt, du quartier, du village, de la ville. " Para meditar !

Com os meus cumprimentos ao Luís Cirilo e à criadora do mundo da utopia!

Luis Cirilo disse...

Caro Amigo Freitas Pereira
Seja muito bem reaparecido.
Já andava com saudades dos seus comentários e ainda um destes dias falei de si com o Gonçalo Capitão também ele "orfão" das suas opiniões.
Quanta sabedoria na frase de Tocqueville.
E quanto os nossos governantes se esquecem de por em prática principios tão simples e tão sábios.
Um grande abraço

freitas pereira disse...

Caro Amigo Luis Cirilo

Muito obrigado pelas palavras amigas ao vagabundo do “blog”! Algumas viagens na Ásia Central, e outras mais próximas, acessíveis pelas estradas da Europa, afastaram-me durante algum tempo deste passatempo mais que agradável.
Gostei também do “blog” ( Ah a utopia !) da Adriana. Lá lhe mandei mais um comentário hoje, assim como ao Gonçalo ( que vai merecer a sua e dele total reprovação !) . Velhos assuntos sempre de actualidade , vistos sob ângulos diferentes... Um abraço deste Vimaranense que está espantado com a marcha heróica do Vitorinha !