quinta-feira, novembro 22, 2007

Por que no te callas?



Ontem,no Porto,a selecção nacional conseguiu um sofrido apuramento para o Euro 2008.

Sem conseguir ganhar um jogo aos principais adversários (Polónia,Sérvia,Finlândia),jogando a maior parte das vezes um futebol pouco atractivo,sem a classe de outrora,mas com o credo na boca até ao ultimo minuto lá conseguiu o essencial.

Ontem,embora melhor quer sábado em Leiria,a exibição voltou a ser pobre.

Provavelmente porque baseada numa enorme série de equivocos tácticos de um seleccionador que cada vez mais parece de cabeça perdida e sem lucidez.

Desde logo na constituição da equipa.Contra a Finlândia,no Dragão,começou o jogo com sete jogadores de carácter defensivo.Sete !

Cheguei a pensar que iamos jogar com o Brasil no Maracanã...

Depois três erros que entram pelos olhos dentro a qualquer adepto minimamente informado: Caneira a lateral esquerdo não dá,Miguel Veloso ainda está "verde" (nao por ser do Sporting) e Nuno Gomes não existe !

Mesmo assim,teimoso como um quadrupede bem conhecido,demorou uma hora a mexer na equipa.Tirando o unico médio minimamente ofensivo(Maniche) para meter outro trinco(Raul Meireles) cheio de medo de uns finlandeses ...cheios de medo a Portugal.

Ou seja de tanto receio demonstrado acabou por "convidar" a Finlândia a 10 minutos finais de audácia que nos podiam ter saido bem caros.

Mas o pior estava para vir.

Arrogante e sobranceiro o seleccionador nacional foi para a conferência de imprensa atirar-se a todos aqueles que o questionavam,legitimamente,sobre a qualidade das exibições de Portugal.

Como se num país livre não houvesse direito á critica ou se o facto de nos termos apurado, á "rasquinha", nos devesse tornar a todos num bando de ceguinhos.

Mais uma tristeza pós jogo.

Algo a que Scolari nos vai habituando.

Mal !

Depois Falamos

4 comentários:

rei dolce disse...

julgo que estão reunidas as condições para sair,já.
o europeu deve ser feito por outro treinador.

SicGloriaTransitMundi disse...

Ao contrário do que disse quando ele tomou posse, acho que este é um seleccionador com trabalho feito!

Com ele, deixou de haver influência dos clubes no trabalho da selecção e houve uma injecção de sangue novo...

O problema é que, devido a lesões castigos e saídas da selecção, Scolari se viu forçado a fazer várias adaptações e chamadas de jogadores.

É claro que tudo isto, juntamente com o castigo do seleccionador, fizeram que o nosso trajecto fosse mais difícil...

Daí que penso que a reacção de Scolari (não tendo sido, de todo, a mais correcta), foi a reacção de alguém que sentiu que, apesar de ter cumprido os "mínimos", não merecia ter sido tratado daquela maneira pelos jornalistas!

Sei que fui crítico da sua escolha (e do seu ordenado!!!), mas acho que há que respeitá-lo...e agradecer-lhe, pois se não fosse ele, nunca teríamos chegado à Final do Euro 2004 e às meias finais do Mundial 2006!

Dulce disse...

Não me insurjo quanto à sua estratégia de jogo, pois não me sinto competente para isso.
Mas quanto à sua insolência, essa é impossível de ignorar...
É certo que tem feito milagres com a nossa selecção, mas isso não lhe dá o direito de não poder ser criticado por uma ou outra escolha, por um ou outro resultado.
A classe jornalística já lhe beijou os pés muitas vezes... mas há alturas em que dá vontade de lhe retirar o tapete debaixo dos pés, como ontem ou como naquela conferência de imprensa após o desaire com o jogador sérvio...
Isto é, há coisas que se perdoam: Scolari é humano, pode cometer erros, ser impulsivo, etc. etc. Mas se não tem a humildade de reconhecer que erra e quando à sua arrogância junta uma dose de impaciência (que roça a rabugice)... em nada dignifica a nossa Selecção.

Vimaranes disse...

Concordo em absoluto. Mas Scolari conseguir tornar meio Portugal "acéfalo".