sexta-feira, janeiro 26, 2007

Porquê ?


Sou português e gosto muito de Portugal !
Mas confesso que cada vez tenho mais didficuldades em entender o meu país,os meus concidadãos,aquilo para que Portugal parece caminhar de forma inexorável.
Ontem na hora de almoço,e como muitas vezes gosto de fazer,dei um salto ao Gaia Shopping (passe a publicidade) para espreitar as ultimas novidades da FNAC (passe outra vez a publicidade) em livros,cd e dvd.
É daqueles sitios onde sinto,como tantas amigas e amigos que comigo partilham esses gostos,que deve ser optimo ser rico !
Adiante.
Pois constatei,com um misto de incredulidade e desilusão,que o livro mais vendido e ja na 12 ª edição é o de Carolina Salgado.
Escrito por outra pessoa qualquer.
Não o li,não o vou ler embora compreenda quem o faça.
Gostos não se discutem.
Mas li excertos publicados e tenho conversado com várias pessoas que se deram ao trabalho de o ler.
E interrogo-me para onde caminha um país em que o livro mais lido é aquele ?
Um mero conjunto de banalidades,coscuvilhices e ordinarices .
Mesmo num pais em que o Big Brother , a Quinta das Celebridades e o Fiel ou Infiel foram tremendos exitos televisivos não era de supôr que os gostos literários tivessem descido tão fundo.
Mas desceram.
Depois Falamos

5 comentários:

Maria Manuel disse...

Já à algum tempo atrás sobre tal reflecti quando postou no sentido da publicação do dito livro. Na altura acreditei de forma ingénua que o nosso povo na veste de uma maior idade seria capaz de separar o trigo do joio. Com estes dados vejo que me enganei…ou seja continuamos a insistir no voyeurismo medíocre de vão de escada, de conversa à porta da taberna porque da vida alheia é sempre bom estar devidamente informado…e vamos nós sujeitar este povo a um referendo no dia 11 de Fevereiro, de veras preocupante. Já todo o povo deve conhecer na ponta da língua a história de Carolina e Pinto da Costa e será que conhecem também a lei que se pretende substituir? Creio que não e tenho pena profunda desta consciência…mantemos sem duvido os níveis de iletracia em crescendo e pergunto-me onde ficou a abertura à democracia de 1974…onde anda a abertura do conhecimento a todos?

Rui Miguel Ribeiro disse...

Ficaste surpreendido? Pois eu não. Também não o comprei, não o li e não o ofereci no Natal, mas infelizmente hoje prevalece o voyeurismo, a coscuvilhice, a vulgaridade (se descambar para o ordinário tanto melhor) e a superficialidade. Se somar a isto a extravagante exposição/divulgação mediática do livro, aí tens as 12 edições.
E aposto contigo que chega às 20 edições.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Ficaste surpreendido? Pois eu não. Também não o comprei, não o li e não o ofereci no Natal, mas infelizmente hoje prevalece o voyeurismo, a coscuvilhice, a vulgaridade (se descambar para o ordinário tanto melhor) e a superficialidade. Se somar a isto a extravagante exposição/divulgação mediática do livro, aí tens as 12 edições.
E aposto contigo que chega às 20 edições.

Dulce disse...

A mim também não me parece difícil compreender este fenómeno literário... Reconheço que é difícil de digerir, mas não de perceber.
Afinal o livro de Carolina é o expoente máximo da literatura de terceira categoria, cheia de confissões, revelações e... desilusões.
É um claro sinal de que o voyerismo rende, neste país em que todos parecem gostar mais de viver as vidas dos outros que as suas!

Lá vai o tempo em que os críticos literários subestimavam a escrita de Margarida Rebelo Pinto e outros que tais.
Pois eu gostava muito mais de ver MRPinto nos tops de vendas do que a dita Carolina.
Prefiro ver os portugueses a lerem ficção de duvidosa qualidade que a consumirem com sofreguidão a 'realidade' de gente duvidosa...

Luis Cirilo disse...

Dulce e Rui Miguel:
Claro que não é dificil de perceber.Basta olhar á volta,ver o país em que vivemos,os programas televisivos mais vistos,as revistas mais vendidas e os jornais mais lidos entre outras coisas.
Mas como diz a Dulce,e bem,custa muito a digerir este estado de coisas.
Interrogo-me sériamente sobre as gerações futuras e os caminhos que vão seguir.
Porque o exemplo actual,e o livro da desgraçada da Carolina é apenas um pequeno pormenor de rodapé,é muito mau.