quarta-feira, novembro 15, 2006

Um Clube Grande



O Jornal "A Bola" de hoje (terça feira) traz uma interessante reportagem de duas páginas sobre uma das realidades que mais orgulha os vitorianos.
A média de assistências ,no estádio D.Afonso Henriques, nos cinco jogos disputados no campeonato da II Liga.
Primeira nota para realçar que com uma média de 5 jogos em casa,disputados por todos os clubes da I e II Ligas,só Vitoria,Porto,Sporting e Benfica conseguiram somar mais de 50.000 espectadores no total.
A segunda nota para constatar que o Vitoria jogando em casa é,todas as jornadas em que isso acontece,o terceiro clube nacional em média de assistências,dado que dos outros citados há sempre uma jogar fora.
Terceira nota para salientar que na ultima jornada,e com quase 15.000 espectadores,esteve mais gente no estadio vitoriano do que em quatro jogos da I Liga todos somados.
Quarta nota para referir que assistem mais espectadores aos jogos do Vitoria que a todos os outros jogos da II Liga em conjunto.
Quinta e ultima nota,embora pudessem ser feitas mais,para salientar que o Vitória nunca teve menos de 10.000 espectadores,mesmo jogando ao domingo de manha (Chaves) e com tranmissao televisiva,ou debaixo de intempérie (Santa Clara) que noutros campos teve efeitos devastadores em termos de presença de publico.
E isto com uma equipa que vem fazendo uma prova bem abaixo das espectativas,com derrotas inacreditáveis,e numa fase de descrença associativa em relação á equipa,ao treinador,á direcção,ao ainda presidente,enfim,em relação... a tudo.
Mesmo assim o Vitória,e Guimarães,suscitam a admiração do país futebolistico perante tanta paixão por um clube.
Como será no dia em que o Vitória lutar para ser campeão nacional de futebol ?
Na I Liga,naturalmente !
Depois Falamos

3 comentários:

Gonçalo Capitão disse...

Eu li e fiquei com inveja da mobilização, confesso.

Apesar de a Briosa ser o 4º clube da BWin Liga em assistência média aos jogos, ainda falta traduzir em números reais o capital de simpatia da Académica.

Mas Coimbra sempre foi comodista e uma plateia difícil em matéria de espectáculos.

Rui Miguel Ribeiro disse...

É de facto notável. Os números são avassaladores e falam por si.
Não era à toa que se dizia que o Vitória de Guimarães ia ser o Benfica da II Divisão pela mobilização que gera.
A vergonha da descida do Vitória tansforma-se, na assitência aos jogos, na vergonha daqueles seus rivais, como o Braga e o Boavista, que estão na I Divisão e não têm metade dos espectadores.
Precisa-se: Vitória na I Divisão! Com Urgência!

Samuel Silva disse...

Temo que o Vitória esteja a ser o Benfica da II Liga. Mas não no que a espectadores diz respeito. São muitas as semelhanças entre os dois clubes esta época. A qualidade de jogo (ou a falta dela!), um treinador sem mão na equipa e sem perfil mediático e psicologico para liderar um clube de grande dimensão e estruturas directivas desnorteadas.

Já em termos de mobilização e paizão, o Vitória bate o clube lisboeta. É fazer o ratio entre os propalados 6 milhoes e a assistencia media na Luz e comparar com a relaão entre o número de e as assistencias no Afonso Henriques