domingo, novembro 12, 2006

Telelixo !


Sendo um fraco telespectador,e com clara preferência por canais temáticos,ás vezes fora dos noticiários vejo um ou outro programa dos canais generalistas.
Normalmente sem entusiasmo nem continuidade.
Poucas horas atrás,á "boleia" de pessoas amigas que estavam a ver,e rindo a bom rir como só podem pessoas inteligentes,assisti completamente incrédulo ao programa mais nojento que terei visto em toda a minha vida.
É certo que aqui ou ali já tinha ouvido,mas sem grandes pormenores,comentários a este monumento ao lixo televisivo,mas não há nada como ver para se perceber ao estado de indigência mental a que esta a chegar a televisão em Portugal.
A "coisa" chama-se "Fiel ou Infiel ?",é exibido na TVI, e envergonharia qualquer canal televisivo que tivesse a qualidade da programação como prioridade.
Quem já viu saberá do que estou a falar; quam não viu...não veja !
Na minha idade,que já não é própriamente a de um jovem como estou farto de saber,pensei que em termos de lixo televisivo já teria visto tudo.
Afinal não tinha !
Regresso pois aos meus "queridos" canais temáticos (Discovery,Odisseia,National Geographic,SporTv.Sic Noticias,etc) com a esperança de não os ver nunca invadidos por estas porcarias.
Ainda agora,enquanto escrevo estas linhas,vejo no "People + Arts" um excelente e oportuno documentário sobre a "Ultima Ceia".
Talvez motivador de uma próxima postagem.
Depois Falamos

4 comentários:

Gonçalo Capitão disse...

O programa já leva algum tempo de emissão e reproduz o modelo "enlatado" que existe noutras paragens.

As televisões, mormente as privadas, visam as audiências e, logo, o lucro.

Neste caso, a mais de a audiência ser sempre a mesma (mesmo a suposta indignação é, por isso, contratada), diz-se que alguns dos participantes no teste de fidelidade são pessoas que se candidataram a um casting.

Embora tal não deva resignar-nos, um bom facto para meditar é o sucesso que o programa deve ter, dado que se aguenta em estilo "duracell".

freitas pereira disse...

Ao ler os posts precedentes sobre o tema dos programas de televisão, isto é, sobre aqueles que num fundo de actos sórdidos, exploram (e intensificam) a incultura de uma parte do nosso Povo, com o objectivo único de obter a maior audiência, visando os lucros mais elevados, pensei neste estudo da Fundação Friedrich-Ebert, ligada ao SPD Alemão, e segundo o qual 8% dos Alemães - mais de 8 milhões - fazem parte duma nova categoria da população, caracterizada por uma " grande insegurança financeira", uma " situação material precária", e uma " resignação intelectual e cultural" .

Eu creio que na realidade, esta faixa da população que é alimentada por programas "para uma sub-classe", existe também noutros países e faz parte dos novos pobres do planeta.

O que me torna mais triste é quando constato que muitos desses novos pobres no nosso pais nem tão pouco ressentem a "pobreza" cultural na qual se afundam cada vez mais todos os dias, isto é, cada vez que carregam no botaozinho magico do pequeno ecrã!

Por isso decidi há muito tempo de me interessar só pelos programas que têm menos audiência. (O Sr. Luís Cirilo tem razão: National Geographic, Discovery, ensinam-nos sempre alguma coisa!)

Imaginemos agora como é possível para um partido político fazer passar uma mensagem útil para o pais quando o nível cultural dum numero tão importante daqueles que precisam mais de "saber", estão embriagados com inépcias como aquelas que são impostas em 'prime time'!

Ou será que os média acordam a prioridade a outras actividades menos culturais mas mais "vendáveis" e empolgantes que a procura do saber ?

A televisão, em si, nao tem nada a dizer, mas nao aceita que possa existir em certos autores do mundo da cultura, uma promessa de inteligência, de reflexão e de debate.

Mas tenho receio que aqueles, mais lúcidos, que se sentam em frente do ecrã, continuarão a sofrer a humilhação televisual habitual, com um olhar sombrio e desesperante.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Entre os lixeiros que impingem essa porcaria e os indigentes mentais que o engolem de cara alegre, não sei o que é mais lamentável.
Eu não tenho TV Cabo. Por isso vejo pouquíssima televisão. Raramente lhe sinto a falta.

Dulce disse...

Este programa da TVI é apenas mais um que se encaixa no conceito de "telelixo"...

Provavelmente, de todos os outros é o que mais se destaca, dado ao seu conteúdo completamente intragável e porque, apesar disso, se mantém em exibição já lá vai algum tempo...

Com programação deste nível, de facto só temos duas opções - escolher canais com teor interessante e intelectualmente estimulante como os que o autor do post citou, ou no caso do senhor do último comentário... ver pouca televisão.

Eu por agora, estando por terras andaluzas, não estou muito a par da programação dos canais lusos... mas posso garantir-vos que por aqui a "telebasura" ainda é mais abundante que por aí..!!
Ora confiram:
Têm uma média de três Big Brother por ano, já contam com umas seis edições da Quinta das Celebridades, os talk shows de péssima qualidade são o "pão nosso de cada dia" e nas noites de sexta e sábado há programas em que pseudo-celebridades discutem, 'puxam cabelos' e dizem tolices que não lembra a ninguém em directo e até às três da manhã!!

Isto é só uma 'amostra'...
para que possamos aliviar um pouco e dizer "afinal, afinal... ainda há piores que nós!"