sexta-feira, novembro 24, 2006

A Rampa Inclinada...


O PS quebrou a tendência para descer nas sondagens que havia revelado no mês passado, quando a actualidade política era dominada pela apresentação de um Orçamento do Estado de "contenção". O pior parece ter passado - pelo menos para já -, se se comparar o resultado do PS na sondagem de Outubro (42 por cento, representando uma quebra de quase quatro por cento face a Setembro) e na de Novembro (43,4). O resultado representa apenas mais 1,4 pontos percentuais do que há um mês mas é suficiente para se dizer que a quebra foi controlada. Já no PSD continua a não haver razões para sorrir. O partido de Marques Mendes continua a descer, como desde Junho para cá. Nesse mês a sondagem do DN/TSF/Marktest deu-lhe 31,9 por cento e agora já vai em 28,5. Uma descida ligeira de mês a mês - mas permanente. O que se verifica de Outubro para cá é que aquilo que o PSD perdeu (1,2 por cento) é mais ou menos o que o PS ganhou (1,4).

Este texto é retirado do "Diário de Noticias" de hoje refere-se ao barómetro da Marktest para o DN e TSF.
A principal conclusão a retirar é que a tendência de queda do PSD parece cada vez mais irreversivel !
Com um governo a sofrer forte contestação na rua,com ministros altamente impopulares,com um clima de confronto social assistimos ao PS na área da maioria absoluta e o PSD abaixo do resultado obtido por Santana Lopes em 2005.
E sempre a descer...
É certo que ainda faltam três anos para as legislativas,é certo que ainda muita coisa pode mudar,é igualmente certo que em 1999/2000 Durão Barroso também não tinha resultados famosos nas sondagens,mas a verdade é que as coisas nunca foram tão desanimadoras.
Até por uma razão: é que de entre as qualidades que Marques Mendes indiscutivelmente é possuidor,não consta a capacidade para dar "golpes de asa",para evoluções radicais,para mudanças de rumo bruscas.
Julgo que vamos por mau caminho,e fazer de conta,como tantos,que não vemos que o "rei vai nu" ,não dará grande resultado.
Depois Falamos

2 comentários:

Maria Manuel disse...

Essa é uma realidade preocupante. O actual governo socialista gere o nosso país de forma ditatorial e pouco valor tem toda a contestação sentida e vivida diáriamente pelo todo social. Não há oposição efectiva. Não há efectiva pluralidade de opinião expressa. Mas, bem sabemos que há quem possa ser essa voz. Acredito existir quem seja portador de uma voz representativa do desconforto vivido com a actual governação. Um Homem cuja valia lhe é atribuida por muitos dentro do PSD, mas que vai para muito lá do partido...Essa é a voz que necessita ser ouvida pois me parece ser a unica capaz de fazer oposição activa e honesta a esta governação...
É hora de inverter a rampa...mas tem de ser feito já.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Não é fácil encontrar uma boa estratégia (para além da do PCP) na actual conjuntura, mas a Direcção do PSD sabia ao que ia e tinha (tem) a obrigação de fazer muito mais. E nem todos têm a sorte de Newton de a maçã lhes cair em cima da cabeça a meio da soneca!