sexta-feira, novembro 03, 2006

Os 4 Presidentes


Publica a imprensa de hoje uma coisa a que pomposamente os autores chamam "Comunicado dos Presidentes dos Orgãos Sociais do Vitória Sport Clube " e que vem a propósito(embora com o mais completo despropósito) da ultima assembleia geral do clube.
É , de principio a fim,uma autêntica vergonha.
Além de uma indigência aterradora,em termos de ideias,de conceitos e até de mensagem a transmitir,constitui em si um atropelo á verdade histórica que urge denunciar em termos firmes.
Desde logo porque os quatro cavalheiros,na ansia de se gabarem(o que até se compreende dado que mais ninguém o faz !), tentam passar uma imagem da história do clube em que não tem pejo em tentar atirar o Vitória para a lama,para a periferia da marginalidade até,para se arvorarem em "salvadores" da pátria.
Na opinião deles,as anteriores direcções do clube (de quando até quando esquecem-se de referir) tinham mergulhado o Vitória em horrores indescritiveis,só passiveis de serem contados nas páginas do jornal "Crime",usando os termos que a seguir citarei :

"Profundo fosso de descrédito e ingovernabilidade que lhe ameaçava o futuro e corroia o prestigio de oito décadas".
"Recuperou a credibilidade junto das instituiçoes de crédito,das entidades fiscais,readquiriu a confiança dos agentes económicos,eliminou a chaga dos salários em atraso".
"Regressou o Vitória as suas melhores tradições associativas,garantindo aos associados conhecer,discutir e decidir sobre todos os actos que sao estatutariamente sujeitos ao escrutnio da assembleia geral"
"Regresso aos tempos de vergonha do Vitória".
Alto e para o baile:
Entre o que se afirma e insinua há matéria para dizer o seguinte.
Tenho o maior respeito e consideração pela história do clube e por todos os que foram legitimamente escolhidos pelos sócios
Com a ressalva de em relação ao actual presidente,vitoriano de data recente(e de que nunca esquecerei a figurinha que fez,aos saltos,a festejar uma derrota do...Vitória com o Moreirense),o respeito advir de ter sido escolhido pelos sócios e não da personalidade em si.
Não lhe reconheço estatuto,curriculum,vitorianismo para se pronunciar sobre a história do clube.
Nunca por ela se interessou,não a conhece.
Alias considero-o o pior presidente da história do clube.
Pronunciar-me ei apenas sobre o periodo em que fiz parte dos orgãos sociais e porque me considero atingido pelos disparates,mentiras e calunias dos quatro presidentes.
O Vitória durante os 23 anos de Pimenta Machado foi sempre um clube economicamente viável,reconhecidamente bem dirigido,que aumentou exponencialmente o seu património a par de um percurso desportivo de muito bom nivel.
Nos ultimos anos,porque Pimenta Machado esteve tempo demais á frente do clube,cansou-se e cansou e,essencialmente,porque sócios do Vitória apoiantes da actual direcção resolveram apresentar queixas na Policia Judiciaria contra o próprio clube,viu-se a direcção de então (da qual eu ja nao fazia parte) completamente manietada em termos do que era a gestão normal de um clube de futebol e surgiram os conhecidos problemas financeiros.
E importa aqui notar,porque sei e vi,que durante muito tempo o Vitoria tinha junto da banca um credito de tal ordem que bastava o aval de Pimenta Machado (e deu vários) para ter acesso a financiamento quase ilimitado.
O que tornou a situação do Vitória realmente dificil foi a estratégia de assalto ao poder congeminada em confortáveis gabinetes e executada por "idiotas" uteis.
Mas sobre tal nem me atrevo a dar esclarecimentos aos quatro referidos;provavelmente saberão bem mais do que eu sobre isso.
Quanto á confiança dos agentes económicos estamos conversados;basta ver a publicidade nas camisolas e o número de camarotes vendidos,entre outros indicadores,para perceber o quanto os agentes económicos acreditam nesta gestão.
Naquilo a que os quatro chamam "tempos de vergonha" ainda vimos nas nossas camisolas a Bayer uma das maiores multinacionais do mundo,entre outros,enquanto agora deve ser publicidade ao "Tide Lava mais branco" ...
Mas o cumulo da desfaçatez e falta de vergonha é a forma como caracterizam,no comunicado,a descida de divisão na ultima época,ou seja,o momento mais vergonhoso da nossa história dos ultimos cinquenta anos:
"...O desencanto de uma época futebolistica mal sucedida..." !!!
Para eles foi apenas isso,para os vitorianos uma vergonha,uma tristeza ,uma humilhação.
Claro que para quem vem do Moreirense,ou para quem nao ia ver um jogo do Vitória ha dez ou quinze anos,descer de divisão não é mal maior.
Se calhar nem perceberam bem a dimensão da "tragédia"...
E para terminar,porque com estes sujeitos ja perdi demasiado tempo: Na ultima assembleia geral em que foram contestados e vaiados (comportamentos que não defendo) ficaram ofendidos e desataram a insultar os socios no comunicado:
" Clima de arruaça".
"Escasso numero de irresponsáveis".
"Intimidação que desceu a tudo:ao insulto soez,á provocação,ao quanto pior melhor".
Não estive na Assembleia,não vi !
Mas estive na assembleia da moção de confiança e vi,e senti quando usei da palavra,um clima artificialmente criado para impedir os criticos da direcção de intervirem em condições minimamente audiveis.
Vi,isso sim, o gozo que tais atitudes davam a alguns membros dos orgãos sociais.
Agora queixam-se de quê ?
O que deu jeito aplicado a quem discorda da direcção já não dá jeito quando aplicado á própria direcção ?
É a vida.
Lamento apenas que aqueles que circunstancialmente ocupam a presidência dos orgãos vitorianos se constituam em factor de discórdia e clivagem no clube ao invés de serem instrumentos de agregação e motivação.
Tenho pena que os ódios pessoais,o ressabiamento e a inveja em relação a quem esteve no passado não possam ser ultrapassados em prol de um Vitória Maior.
Lastimo que o Vitória tenha estes dirigentes.
Mas não é nada que não se possa resolver !
Depois Falamos

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

A escolha da imagem é fantástica! Os Irmãos Dalton! Só falta o Rantanplan!