sexta-feira, novembro 24, 2006

Opção Presidencial

Disse em postagem recente,e mantenho,que Cavaco Silva tem exercido bem o cargo de presidente da república.
Face a uma questão colocada por uma visitante do blog,referente ás opções do presidente em termos de visitas ao exterior,referi que esse será o calcanhar de aquiles da sua presidência até á data.
Explico de seguida porquê.
Um presidente da república efectua, durante o seu mandato, dezenas de visitas a outros paises face a uma agenda diplomática e politica que considera útil para o país.
Naturalmente que as primeiras visitas marcam uma linha de rumo.
Foi pois com alguma surpresa que assisti ao facto de a primeira visita oficial,com pompa e circunstância,ter sido a Espanha.
Aliás sem grandes resultados práticos,que fiquem para a história,a não ser o pormenor de vir a ser recordada pelo facto de durante ela se ter sabido da noticia da gravidez da princesa Letizia...
O designio de um mandato presidencial é naturalmente diferente do de um primeiro ministro,e se no caso de José Socrates se compreende o "...Espanha,Espanha,Espanha..." que proferiu depois de eleito,significando a sua prioridade de politica externa,já no caso de Cavaco esperava outra opção.
O Brasil.
O maior país da CPLP,um gigante politico e económico da América do Sul a que estamos fortemente ligados por laços históricos e sentimentais e um parceiro vital para a nossa politica atlântica.
O reforço dos nossos laços com o Brasil deve ser um designio da nossa politica, enquanto país entalado entre a ponta da Europa e o Atlântico,e que melhor gesto para assumir essa prioridade do que a primeira visita oficial de um presidente recém eleito ?
Até para dinamizar,o que é do nosso maior interesse,uma CPLP que se vai arrastando a meio gaz e sem objectivos perfeitamente definidos e calendarizados.
E a seguir,em minha opinião é claro,deviam seguir-se visitas aos Estados Unidos e a Angola.
Estados Unidos pela importância,que considero desnecessário especificar,desta unica superpotência a nivel mundial e que mantém com Portugal um excelente relacionamento de ha muitos anos a esta parte.
E Angola,a antiga joia do império,com quem os governos de...Cavaco Silva normalizaram relações e que é um parceiro prioritário e insubstituivel do nosso inevitável regresso a África.
Brasil,Estados Unidos,Angola,três visitas que constituiriam três sinais claros,e fortes,de prioridades de Portugal enquanto país europeu,insofismavelmente,mas com forte vocação atlântica e privilegiada ligação a África.
Não foi essa a opção do presidente.
Esteve em Cabo Verde,Espanha e passou pelo Brasil,sem honra nem glória,numa visita muito mal explicada supostamente a titulo particular.
Que erro !
POr tudo isto considero que Cavaco Silva,excelente presidente em termos internos,cometeu erros desnecessários em termos externos.
Foi pena.
Depois Falamos

2 comentários:

Peste disse...

Quem sou eu para comentar opções politicas presidenciais...mas, por acso, até achei bem...Afinal, são os nossos vizinhos, foi como cumprimentar os do apartamento ao lado... e basta pensar a dependencia que temos efectiva de Espanha (por exemplo, regime hidrico)e raízes históricas para entender. Eu adoro ir ao Brasil, mas parece que passamos a vida a correr para aí a pageá-los, e o que temos é a enorme emigração brasileira, tanta ilegal...

Rui Miguel Ribeiro disse...

Concordo que o Presidente NÃO devia ter ido primeiro a Espanha e NÃO CONCORDO com o famigerado "Espanha, Espanha, Espanha" de Sócrates! Só lhe faltou tocar castanholas. Uma afirmação destas é imprudente, servil e incorrecta. Por muita importãncia económica que a espanha tenha para Portugal, há outros valores (esquecidos) na política externa que aconselha procurar outros destinos e a evitar declaraçõs histéricas deste tipo.
À lista de países que sugeres, eu permitia-me acrescentar o Reino Unidoe, talvez, a Alemanha.