quarta-feira, maio 10, 2006

Para lá do Limite

Não sendo um adepto incondicional dos desportos motorizados,e nunca os tendo praticado,sempre tive algum interesse e entusiasmo pela Fórmula 1 .
Talvez porque no inicio dos anos setenta eram das poucas transmissões televisivas de desporto,para além do futebol,que despertavam atenções,talvez porque tinham uma emotividade bem superior á de hoje,talvez porque se corria em circuitos miticos hoje desaparecidos (Nurburgring,Brands Hatch,Kyalami,etc) do mapa da Fómula 1.
Resta,qual dinossauro,Mónaco onde se corre apenas por tradição dado não ter há muito tempo o minimo de condiçoes para os carros da actualidade.
Mas Fórmula 1 sem Mónaco...não era Fórmula 1 !
Mas essencialmente foram os pilotos que me tornaram um aficionado da modalidade.
Jackie Stewart(o meu preferido),Emerson Fittipaldi,Ronnie Peterson,Jackie Ickxs,Clay Regazzoni,François Cevert,entre outros alimentavam nas pistas duelos épicos que nos prendiam aos ecras de televisão.
Depois veio outra geração,talvez menos talentosa mas igualmente espectacular em pista.
Jody Schekter,James Hunt,Gilles Villeneuve,Rene Arnoux,Nikki Lauda e mais alguns que foram mantendo o interesse vivo e a modalidade atraente.
Ate chegar aquela que para mim foi a geração de ouro,quiçá a ultima,da grande competição, dos duelos em pista que apaixonavam meio mundo e deram a modalidade projecção planetária.
Ayrton Senna,Alan Prost,Nigel Mansell á cabeça protagonizaram duelos inolvidáveis,momentos de suspense unicos,corridas apaixonantes.
Para mim Ayrton Senna,que me desculpem Fangio,Ascari,Stewart,Laudae Schumaker,foi o maior piloto de sempre.
Pelo talento,pelo profissionalismo,pelo correr sempre no limite, protagonizou durante a sua carreira momentos fabulosos e inesqueciveis para todos aqueles que admiram alguém que consegue continuamente superar-se a si próprio.
Morreu cedo,em pista (onde havia de ser ?) e só isso o terá impedido de ser em termos de vitorias e palmarés o maior de sempre.
Não me interessa;para mim Ayrton Senna foi o melhor piloto de todos os tempos e o verdadeiro exemplo de um grande campeão.
Depois Falamos

Sem comentários: