segunda-feira, maio 29, 2006

Homens que Ficam

Já noutro blog por onde andei,em tempos que não voltam,tive oportunidade de escrever sobre aquelas que considero as minhas grandes referências politicas.
Francisco Sá Carneiro,fundador do PSD , grande sonhador e arquitecto de um estado de direito democrático e de um Portugal europeu,moderno e na primeira linha da União Europeia (então CEE).
John Kennedy,o primeiro presidente catolico dos EUA,e grande responsavel pelo acelarar do programa espacial norte americano.
Foi ele quem definiu no âmbito das "Novas Fronteiras" (atenção que nada tem a ver com uma imitação patrocinada pelo "Zé Grego" que por ai anda...) a colocação de um homem na lua ainda na década de sessenta,o que viria a ser cumprido.
Winston Churchill,o campeão da liberdade,contra o nazismo e o comunismo,simultaneamente intelectual de mérito nas letras e nas artes,prémio Nobel da Literatura.
Nélsom Mandela,o lider da tolerância,que soube esquecer o sofrimento,as perseguições,a injustiça,os 27 anos de prisão, para ser um factor de união,entre negros e brancos,na Africa do Sul pós apartheid.
E Joao Paulo II.
O apóstolo da paz e do entendimento entre os homens,peregrino moderno que levou a quase todos os cantos do mundo uma palavra de esperança,de tolerância e de paz.
Que soube ser,até ao ultimo momento,um grande e magnifico exemplo para todos,crentes e não crentes,mas que nele souberam reconhecer um lider de causas,um homem de bem,um exemplo perante a dor e o sacrificio.
Os seus anos de Papa,o seu exemplo,a sua marca foram ,e são, tão fortes que ainda hoje quando olhamos para Bento XVI ficamos com a sensação que esta a ocupar um lugar que não é dele.
Que o verdadeiro Papa é o outro,João Paulo II,aquele em que reconhecemos uma simbiose tão forte e marcante com o cargo que quase recusamos aceitar que esteja,por força das leis da vida,entregue ao seu sucessor.
Joao Paulo II encarna bem aquilo que Luis de Camões um dia escreveu "...aqueles que por obras valorosas se vão da Lei da morte libertando..." !
Depois Falamos

Sem comentários: