sábado, maio 06, 2006

As Renas do Pai Natal

O Pai Natal,as renas e o trenó são um dos conjuntos que sempre preencheram o imaginário de miudos e graudos ao longo de muitos e muitos anos.
E,entenda-se,é precisamente de imaginação que estamos a falar.
O trenó é o veiculo para,as renas a força motriz que o fazem andar e o Pai Natal o comandante que defines as rotas,os pontos de paragem e aquilo que em cada um deve ficar.
Naturalmente que o Pai Natal ocupa o papel mais importante.
Traz as prendas,a ilusão,a melhoria das condições de vida daqueles a quem elas,prendas,se destinam.
Mas para isso,para que o Pai Natal se possa concentrar nos melhores caminhos,nas opções certas,nos pontos de paragem e ,essencialmente,naquilo que é melhor para cada um dos que o espera,tem de estar tranquilo quanto ao andamento do trenó.
Não pode ser preocupação dele as condiçoes em que o veiculo se encontra,se anda ,se não anda,se existem obstaculos ao seu andamento.
É as renas que compete assegurar o bom andamento do trenó e o transporte rápido e eficaz do Pai Natal e da sua bagagem de sonho e ilusão.
Claro que se as renas mancam,caminham com dificuldade,desleixam a sua tarefa,permitem que até obstaculos insignificantes se transformem em "Adamastores",então o Pai Natal arrisca-se a de insucesso em insucesso,de percalço em percalço,de azar em azar,a acabar por cair do trenó !
E sem o Pai Natal para que servem as renas ?
Desconfio que para serem abatidas,para bifes,na primeira esquina...
Depois Falamos

Sem comentários: