domingo, maio 28, 2006

O Código e o Filme


Há umas semanas atras escrevi aqui umas linhas sobre a estreia em Portugal do filme "O Código da Vinci" baseado no romance homónimo de Dan Brown.
Tive então oportunidade de referir que, sendo o livro de extrema qualidade no género a que pertence,o filme teria de ser de igual bitola para não desmerecer do texto original.
Tive hoje oportunidade de ver o filme e confesso alguma,para não dizer muita,desilusão.
Sabia que seria muito dificil acompanhar a qualdade,o enredo e o ritmo narrativo do livro,mas ainda assim acho que teria sido possivel a Ron Howard fazer bem melhor.
Bastaria ter mantido o nivel que atingiu em Apolo 13,Horizonte Longinquo,EDtv ou Uma Mente Brilhante com que ganhou os oscares de melhor filme e melhor realizador.
Infelizmente "O Codigo da Vinci" saiu um filme sem chama,lento,com inconsequências narrativas e que mantendo alguma fidelidade ao livro nao o acompanha naquilo que ele tem de melhor.
Os proprios actores se terão deixado contagiar pela modorra directiva e assinam desempenhos frouxos,nomeadamente Tom Hanks de quem se espera sempre o melhor,dos quais não rezará a história.
Salva-se,talvez,o grande Alfredo Molina que compõe um excelente Arcebispo Aringarosa,infelizmente com uma participação diminuta face á importância que lhe é atribuida no livro.
Enfim,um pequeno flop...
Depois Falamos

Sem comentários: