
Tenho demasiados anos de política para me permitir confundir eleições autárquicas com eleições legislativas ou para pensar que resultados de umas se transferem de armas e bagagens para os resultados de outras como se as motivações dos eleitores perante tão dispares eleições não fossem naturalmente diferentes.
Mas esses muitos anos de política também me dizem que é muito mais difícil convencer as pessoas a mudarem o tradicional sentido de voto do que a depois de o terem mudado se manterem no partido para onde mudaram porque o difícil mesmo é vencer a inércia.
E por isso considero o resultado das legislativas em Guimarães muito animador para a coligação PSD/CDS que obtiveram uma expressiva vitória não só nos sete mil votos a mais que o PS mas essencialmente no terem ganho em 37 das 48 freguesias e uniões de freguesia.
Incluindo tradicionais bastiões socialistas como por exemplo Fermentões.
O PS governa Guimarães desde 1989 sempre com maioria absoluta.
Beneficiando de em boa parte desses anos o poder central ser também dele embora pudesse ter tirado bem maior partido desse factor.
Parece-me evidente que para lá do que se fez, e fizeram-se coisas com algum significado e alguma importância, muito mais poderia ter sido feito porque houve condições objectivas para isso.
A verdade é que se ficou muito aquém daquilo que teria sido possível.
Especialmente nestes últimos doze anos em que para lá de muita obra de fachada como as ciclovias se percebeu que Guimarães estava a ficar para trás no investimento, no tecido económico , na demografia, na mobilidade, na habitação.
Claramente ultrapassada por municípios vizinhos como Braga e Famalicão.
Foram 35 anos de governo monocolor e o desgaste de pessoas, políticas , ideias, soluções, é evidente.
Não tem qualquer condição para mudar o "status quo" quem dele também foi responsável durante um número significativo de anos.
É tempo de mudar.
A alternância faz parte da democracia e permitirá dar um novo folêgo, uma nova ambição, uma nova visão estratégica a uma governação municipal que o PS esgotou por completo.
O resultado das legislativas foi animador porque além do mais dá um claro sinal de que a necessária mudança pode estar em curso.
Cabe agora à coligação PSD/CDS com os seus candidatos e as suas propostas convencer quem já mudou que vale a pena manter-se na rota da mudança e muitos que ainda não mudaram que está na hora de o fazerem.
Guimarães precisa, Guimarães merece!
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário