segunda-feira, janeiro 04, 2021

Sugestão de Leitura

"Uma Terra Prometida", o primeiro volume das memórias presidenciais de Barak Obama, era um livro ansiosamente aguardado face ao que de inovador e até de ruptura significou a eleição de um negro para a presidência dos Estados Unidos da América.
E o livro correspondeu às expectativas podendo dizer-se que se trata de um grande livro não pelas suas 780 páginas (que fazem dele um livro obviamente grande) mas pelo estilo em que é escrito e pela visão necessáriamente única que Obama transmite da sua presidência vista por "dentro".
Mas o livro não fala apenas do período presidencial.
É a história de um jovem sonhador, nascido no Havai e que passou parte da infância na Indonésia, e que ao longo dos anos foi transformando sonhos em realidades passando de alguém que sonhava para líder da maior potência mundial.
Com o livro conhecemos o seu percurso desde advogado estagiário até Senador em Washington, a história da sua campanha presidencial e algumas das grandes decisões que teve de tomar ao longo do seu primeiro mandato perante um mundo em grave crise financeira global e assolado pelo fenómeno do terrorismo.
Mas também ficamos a conhecer a Casa Branca por dentro, da sala oval ao gabinete de crise, as viagens no mítico "Air Force One", as cimeiras com outros líderes, os seus colaboradores mais próximos e aspectos pessoais da sua vida com a mulher e as filhas de Chicago à Casa Branca.
É um livro fascinante.
Que termina com o anúncio da sua recandidatura ao segundo mandato e com a operação dos SEAL que liquidou Osama Bin Laden.
E por isso se espera que mais dia menos dia apareça o segundo volume destas memórias.
Depois Falamos.

Sem comentários: