sábado, janeiro 09, 2021

Dois Pontos

Há que dizer, antes de mais, que este derbi de Guimarães foi um dos melhores jogos desta liga disputado a bom ritmo, com alternâncias no marcador, boas jogadas de parte a parte e uma enorme correcção que mostra bem como estes jogos entre duas equipas do mesmo concelho são bem diferentes, para melhor, de outros derbis concelhios que se conhecem.
Sejam em Lisboa, no Porto ou no Funchal.
Mas é preciso dizer também que pese embora a excelente réplica do Moreirense o Vitória perdeu neste jogo dois pontos, cuja falta só mais tarde poderemos avaliar, na sua luta pela participação nas competições europeias da próxima temporada.
Mas não pode deixar de dizer-se , porque teve reflexo no jogo, que o Vitória se apresentou em Moreira de Cónegos severamente desfalcado por força de quatro lesionados e seis infectados com covid-19 que muita falta fizeram à equipa nomeadamente Estupiñan (que vinha marcando em todos os jogos), Rochinha que vinha sendo dos melhores nas últimas partidas, Bruno Duarte que também faz golos e até Janvier que vinha sendo das primeiras opções a saltar do banco. 
Para lá de Poha, Silvio, Maddox, Mikel e os lesionados de há muito Joseph e Mascarenhas.
Mesmo com todas essas baixas o Vitória podia ter vencido se não tivesse falhado onde não costuma falhar e menos ainda nos jogos fora; na defesa.
Que até hoje em cinco jogo na condição de visitante tinha sofrido apenas um golo mas hoje esteve mal nos dois golos da formação cónega com Jorge Fernandes a parecer displicente na abordagem à bola no lance do primeiro golo e Mensah a falhar na marcação ao extremo no segundo.
E assim sofreu dois golos, que normalmente não sofreria, que anularam os dois excelentes golos vitorianos com Edwards a cabecear de forma espectacular no primeiro e André André a executar a jogada do segundo com o requinte de um ponta de lança.
O Vitória teve ainda mais alguns lances de perigo mas em que má pontaria (Holm) ou a demasiada hesitação na hora de rematar (Edwards, André André, André Almeida) goraram oportunidades de construir um triunfo que seria merecido.
Num jogo em que a equipa esteve globalmente bem, pese embora os erros defensivos, destaque para as boas exibições de André André, Quaresma e André Almeida , para a estreia de Rúben Lameiras e o regresso ,ainda que por uns segundos, de Wakaso.
Castigo para os erros do Vitória mas prémio merecido para o empenho e ambição do Moreirense o empate acaba por se aceitar como resultado de um bom jogo de futebol.
Soares Dias a arbitrar é logo motivo de preocupação para qualquer vitoriano face ao cadastro conhecido.Neste jogo fez um trabalho perfeitamente aceitável, embora com um critério disciplinar algo estranho, mas sem qualquer influência no resultado o que com ele em jogos do Vitória já é motivo para grande satisfação.
Depois Falamos.

Sem comentários: