terça-feira, dezembro 11, 2018

O Melhor

Agora que parecem confirmar-se as (más) notícias do adiamento da estreia do próximo filme da saga "007 James Bond" para 2020, e para piorar o cenário adensando-se as duvidas sobre se vai ser protagonizado por Daniel Craig, é curioso fazer uma reflexão sobre qual dos seis actores que interpretou o personagem o fez melhor.
Embora nisto , como em tantas outras coisas, se use o "cada cabeça cada sentença" é quase consensual entre os fans da saga que Sean Connery terá sido aquele que melhor interpretou o agente com licença para matar.
Porque foi o primeiro, é verdade, e "candeia que vai à frente alumia duas vezes" mas essencialmente porque o actor escocês compôs um 007 que marcou uma época e ficou como a grande referência para alguns dos que se lhe seguiram.
E se Connery é para muitos o melhor o que se lhe seguiu,George Lazenby, é quase unanimemente apontado como o...pior!
Entrou apenas num filme, curiosamente um dos que tem melhor enredo de toda a série, e não deixou saudades.
Roger Moore foi o menos Bond de todos os Bond.
E os filmes por ele interpretados derivaram com demasiada frequência para o burlesco, para a comicidade excessiva, fazendo com que este actor seja mais recordado pelo papel de Simon Templar em "O Santo" (grande série televisiva dos anos 60) do que pelo agente ao serviço de Sua Majestade.
Curiosamente, e prova de uma longevidade sempre destacada, os seis Bond serviram sempre a mesma Majestade,ou seja, a Rainha Isabel II que já era rainha quando a série estreou e rainha continua ainda hoje vinte e quatro filmes depois!
Depois de Moore veio Timothy Dalton que fez a transição do tal Bond burlesco para o registo do Bond de Connery embora ainda longe da imagem de marca estabelecida pelo pioneiro dos actores que interpretaram o personagem.
Pierce Brosnan foi, do meu ponto de vista, um dos actores que melhor encarnou o espírito de James Bond compondo um personagem onde se aliavam o espião, o galanteador, o agente secreto com ordem para matar e tudo isso complementado com alguns dos mais bem sucedidos gadgets fabricados pelo eterno "Q".
E agora Daniel Craig.
O Bond mais na linha de Sean Connery e que radicalizou algumas das características mais marcantes do personagem desde a dureza física à componente emocional numa fase em que a saga ,ao contrário do que sempre acontecera, tem encadeado as histórias umas nas outras com vários fios condutores.
O que também acontecerá no vigésimo quinto filme com a repetição de Lea Seydoux como a "Bond girl" de serviço.
Repetição essa que só acontecera com Maud Adams nos tempos de Roger Moore.
Sendo certo, contudo, que na minha modesta opinião a melhor "Bond girl" de sempre foi Eva Green a "Vesper Lynd" de Casino Royale no primeiro filme de Daniel Craig como James Bond.
E o melhor Bond?
Não sei.
Mas entre Connery,Brosnan e Craig um foi de certeza.
Depois Falamos.

2 comentários:

Rui Cordeiro da SIlva disse...

Caro Luis,

Penso que já falaste deste assunto num post há muito tempo, mas cá vão as minhas escolhas dos piores e dos melhores:

Melhores:
Sean Connery
Pierce Brosnan

Piores:
Timothy Dalton
Daniel Craig

Na minha opinião, os últimos filmes (protagonizados por Daniel Craig) são os piores, não só em termos de performance do actor, mas também em termos de realização.
Digo isto porque desde que Craig assumiu o papel, se nota uma preocupação excessiva em tornar os filmes espectaculares em termos visuais (som e imagem), com o claro objectivo de agradar às plateias americanas, que gostam mais de filmes com muita acção, e "tiros e bombas e socos nas trombas" em quantidades exageradas, em vez de filmes mais subtis.

Como em tudo na vida, o espalhafato nunca vai de mãos dadas com a qualidade.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Lá está,é o eterno debate em volta dos actores que interpretaram o personagem.
Gosto de Connery, de Brosnan mas também gosto muito de Daniel Craig que acho que compõe um excelente Bond.
Mas gostos não se discutem