quarta-feira, dezembro 12, 2018

Mistificações

No seu comentário televisivo do passado domingo, na SIC, Luís Marques Mendes referiu-se a uma sondagem "que anda por aí" (a expressão não é minha) e que "dá" um excelente resultado ao PS e ao PAN, péssimos resultados ao PSD e ao Aliança e resultados normais a CDS, CDU e Bloco de Esquerda.
É uma sondagem curiosa.
Porque embora profusamente divulgada por SMS, WhatsApp, e-mail e sabe-se lá que mais a verdade é que a sondagem  pura e simplesmente não existe!
Não foi depositada na ERC, como a lei obriga, não se lhe conhece ficha técnica nada mais se lhe conhece que os resultados divulgados ao sabor do interesse de quem pôs a correr a mistificação que mais do que sondagem deve ser vista como uma já corriqueira conversa de amigos com interesses convergentes.
E esses interesses são claros como a água.
Ameaçam com um PS à beira da maioria absoluta, acenam com um bom resultado para o PAN (o que não aquece nem arrefece ), tranquilizam os eleitores de CDS.CDU e BE e depois mostram um PSD com o  pior resultado de sempre e uma Aliança que nada capitaliza com esses presumíveis maus resultados.
Ou seja como o PSD está muito mal,e a Aliança não é alternativa, a solução é mudar a liderança do PSD para alguém que agrade mais aos tais amigos que fazem de conversas sondagens e através delas tentam manipular a opinião pública.
Só não percebe quem não quiser porque não é "gato escondido com rabo de fora" mas sim rabo escondido com o gato todo de fora com a devida licença do PAN para usar esta velha máxima.
Depois Falamos

4 comentários:

Unknown disse...

Concordo Luis Cirilo! Essa sondagem fantasma é para desestabilizar ainda mais o PSD de modo a forçar eleições e consequente demissão da atual direção.
Quanto ao Aliança, deixá-los falar e o último a rir é quem ri melhor!!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É exactamente isso.
Terão a sorte que merecem

il disse...

Caro Cirilo:
Há uns dias foi-me solicitada a opinião, numa sondagem através do facebook.
Respondi, mas mandei um comentário: já vos vi, ó PS. Isto por que perguntava em quem eu tinha votado há 3 anos, mas não tinha lá a PàF, tinha o PSD e o CDS separados; depois questionava se concordava com aumentos nas pensões, livros gratuitos, aumento de ordenados. Bem aqui disse que discordava de tudo! :)))) As perguntas eram para o governo ter 100% de aprovações, assim ficou nos 99,9%.

Também ontem vi uma sondagem num site da «Aliança»: 100% diziam que o resultado seria acima de 5%. Ou brincamos todos. ou ninguém. Depois o presidente está preocupado com os media: mas eles só dizem o que o patrão Kosta manda.

Rrrrrrrrrrrrrrrrrr

luis cirilo disse...

Cara il:
Um dia o eng Sòcrates mais y«uns capangas montaram uma máquina de controle da comunicação social e das redes sociais verdadeiramente diabólica. O eng Sòcrates foi para a Eiceira de férias mas os outros, os discipulos,ficaram lá ao leme da máquina. E por isso as notícias são o que são e as sondagens dão o que dão. Nada d enovo. Apenas mais refinado