terça-feira, setembro 11, 2018

O Plantel

Alguns dias depois do fecho do mercado aqui deixo o prometido comentário ao plantel do Vitória, equipa A, bem como às ambições que ele permite ter no campeonato nacional já em curso.
Começando pela baliza creio que estamos bem servidos de guarda redes com o trio Douglas, Miguel Silva e Miguel Oliveira a dar todas as garantias e a permitir a Luís Castro absoluta tranquilidade quanto ao sector.
Na lateral direita temos Sacko,Dôdô e Vítor Garcia e a quantidade neste caso não dá totais garantias de qualidade porque me parece que nenhum deles é um defesa direito "completo" na dupla vertente defesa-ataque. Sacko e Dôdô (19 anos) podem lá chegar mas já quanto a Vítor Garcia tenho dúvidas que se afirme no clube.
Na lateral esquerda Rafa Soares e Florent,duas contratações desta época, preenchem bem o lugar com Florent a afirmar-se mais rapidamente que o companheiro.
No centro da defesa temos quatro centrais; Pedro Henrique, João Afonso, Frederico Venâncio e Osório que devem chegar para as "encomendas". Há ainda na equipa B e nos sub 23 jovens talentosos com Romain Correia à cabeça para uma emergência.
Não será pela defesa,penso, que a equipa comprometerá os seus objectivos.
No meio campo há fartura de jogadores.
Wakaso, Célis, Tozé, Joseph, André André, João Carlos Teixeira, Francisco Ramos,Pêpê e Matheus Oliveira.
Todas as posições da intermediária se encontram bem preenchidas e pode considerar-se que temos muitas (talvez demais) e boas soluções ao dispor do técnico. 
No ataque é que pode estar o nosso calcanhar de Aquiles.
Porque tendo muitos jogadores (Whelton, Tallo, Guedes, Estupinan, Ola John, Tyler Boyd, Davidson, Rincon e Helder Ferreira) o que constatamos?
Muitos extremos como  Davidson,John, Boyd, Rincon, Helder e Guedes e três pontas de lança como Whelton, Estupinan e Sacko mas a carência de um homem golo experiente que na área dê sequência ao volume de jogo ofensivo que a equipa pode proporcionar.
Whelton faz golos mas não é um clássico ponta de lança, Tallo abre espaços e segura a bola mas faz poucos golos e Estupinan,para mim o melhor dos três enquanto homem de área "puro", precisa de ganhar a confiança do treinador o que até agora parece não ter conseguido.
Havia aqui, claramente, espaço à contratação de mais um jogador (Kléber ou outro idêntico) mas não terá sido possível até ao fecho do mercado por razões que naturalmente não conheço.
Em suma um plantel extenso (nove defesas,nove médios, nove avançados) ao qual se poderiam ter subtraído Vítor Garcia, Francisco Ramos e Rincon (por empréstimo ou cedência) com vantagem para todos, mas não terão aparecido interessados ou aparecendo não foi em condições aceitáveis,  e acrescentado o tal ponta de lança.
Creio ser um bom plantel, que nos permitirá disputar um lugar europeu (via Liga ou Taça de Portugal) , mas que se em Janeiro estiverem reunidas condições para isso pode e deve ser retocado com jogadores que reforcem as nossas ambições europeias.
Importa é fazer uma primeira volta da Liga de bom nível, sem deitar fora pontos de ganhar, para em Janeiro ainda estarmos em posição de disputar os tais lugares europeus e de preferência o quarto lugar.
Depois Falamos

Sem comentários: