domingo, setembro 23, 2018

Dez Conclusões

Dez conclusões sobre este decepcionante Portimonense-Vitória.

1) Esta inesperada derrota tem um rosto. O do treinador Luís Castro que falhou em em toda a linha desde a estratégia até ao incompreensível onze inicial.
2) Depois de três semanas de campeonato parado esperava-se um Vitória com ideias definidas, um onze coerente, uma atitude muito mais competitiva e assumpção do jogo desde o primeiro minuto.
3) Apareceu uma equipa confusa, cheia de médios como se estivesse a jogar no Nou Camp , no Delle Alpi ou em Anfield Road, ficando à espera de ver o que o adversário fazia.
4) Jogadores com rendimento positivo como Florent, Boyd e Joseph desapareceram da equipa, e da própria convocatória, sem que se tivesse percepcionado a mínima vantagem nisso.
5) No defeso contrataram-se jogadores como Davidson, Guedes e Ola John e fez-se regressar Tyler Boyd mas hoje apareceram a jogar como alas os médios Tozé e João Carlos Teixeira que não sendo extremos nunca puderam proporcionar bolas rematáveis a um isolado Tallo.
6) A defesa, que parecia o sector mais consolidado da equipa, fartou-se de errar na marcação aos adversários com João Afonso e Sacko a terem uma noite verdadeiramente desastrosa que o talento de jogadores como Nakajima, Paulinho e Everton ajuda a explicar mas não explica totalmente.
7) Ao intervalo Luis Castro teve de queimar duas substituições para remendar os erros do onze inicial fazendo entrar dois verdadeiros extremos para substituírem os médios que vinham jogando nessas posições embora ache que Tozé foi muito mal tirado porque era  o mais dinâmico dos centro campistas. Depois quando foi preciso ir em busca do empate (ainda estava 0-1) trocou um ponta de lança por outro o que a defesa adversária não deixou de agradecer.
8) Matheus Oliveira, acabado de chegar, entrou directamente para o onze mas sem ritmo de jogo apenas se viu nas bolas paradas. André André esteve muito discreto, Pedro Henrique procurou valer a uma defesa esburacada, Tallo não teve bolas rematáveis nem apoio próximo e Douglas nada podia fazer nos golos.
9) Os já famosos estilistas da Liga voltaram a fazer das suas e ambas as equipas jogarem com os equipamentos alternativos! Sempre a inovarem...
10) Luís Godinho fez um bom trabalho sem margem para reparos. E se algum engano cometeu ( e o VAR ratificou) foi a  favor do Vitória no lance do nosso primeiro golo.

Perder com o último, pese embora com equipa para trepar rapidamente na classificação, é sempre desanimador especialmente quando esta tendência para "pai dos pobres" se torna numa tendência cada vez mais constante para o Vitória.
E embora o plantel careça do tal goleador que acabou por não chegar a verdade é que tem valores individuais para fazerem um colectivo bem melhor do que aquilo que se tem visto e cuja quase constante inexistência já nos custou um ponto na Luz, dois em casa com o Feirense e agora três em Portimão. Mais a taça da liga convém não esquecer.
Jogar em Portimão como devia ter jogado na Luz e jogar na Luz como devia ter jogado em Portimão (refiro-me a dispositivo táctico) são apenas dos dos muitos equívocos que estão a marcar este início de época e que o triunfo no "Dragão" não consegue tornar despercebidos.
Não é caso para desesperos ou medidas radicais,como é evidente, mas a verdade é que o plantel dá para bem mais do que se tem visto e há que arrepiar caminho o mais depressa possível sob pena de a Europa começar a distanciar-se mais.
Depois Falamos.

16 comentários:

vitor...iano disse...

Que ninguém duvide que vai ser mais uma época triste. Afinal de contas, enquanto não arranjarmos um investidor que perceba de futebol não vamos lá, pois os que lá andam não sabem o que fazem.
Quanto à côr do equipamento,se as regras forem as mesmas da época anterior, funciona assim: No inicio da época cada clube propõe à liga a côr dos equipamentos (eg. em casa: branco e fora: preto), depois a Liga decide jogo a jogo.
No caso dos jogos do Vitoria como visitante e caso não interfira com a côr do equipamento da equipa da casa, o vitória jogará sempre de preto.

Pedro disse...

Caro Luís Cirilo, começa cada vez mais a parecer evidente a todos que Luís Castro é um erro de casting. O problema é que nos custou muito dinheiro, foi um pedido dos sócios e como tem uma boa imprensa, custa-nos admitir que não tem o perfil para o Vitória. Eu próprio estou extremamente desiludido com o treinador, pois reconheço-lhe competência, infelizmente não a tem para o nosso patamar de exigência. Podemos olhar para este caso como similar ao de Jorge Simão e até de Paulo Fonseca (na passagem pelo Porto). Subiram um patamar e espalharam-se ao comprido.
Cumprimentos,

PS: Não estou a comparar a qualidade do Jorge Simão com a do Paulo Fonseca, pois são duas realidades diferentes. Apenas a forma como se comportaram, em determinada altura, quando subiram de patamar de exigência.

Saganowski disse...

Caro Luis,

Relativamente ao triste e insipido jogo de ontem apenas umas notas:

Sobre o avançado de que o Vitória precisa: o Tallo não é esse avançado. O Rafael martins tinha lugar de caras nesta equipa!

Sobre as camisolas: Se o Portimonense joga sempre de calções pretos e camisola com riscas pretas, por que mudaram ontem para laranja? Era alguma publicidade às laranjas do Algarve???
Não percebo por que não jogamos com o nosso equipamento principal, todo branco...

Sobre os golos sofridos: dois deles aconteceram pouco depois de termos marcados os nossos. Houve falta de controlo emocional.

O que se terá passado durante as 2 semanas de treino que tiveram, para desaprenderem tudo o que de bom fizeram nos 2 últimos jogos???
Aceito que se percam jogos contra os "3 estarolas", mas perder com o último??? Vamos continuar a ser o "pai dos pobres"???

Unknown disse...

Qual é a desculpa este ano? Não entraram muitos milhôes do contrato com a tv. Obrigado aos sócios que votaram nesta cambada de vaidosos. H.M.

luis cirilo disse...

Caro vitor...iano:
Embora falte um ponta de lança que marque golos "a sério" este plantel tem jogadores para fazer mais e melhor do que aquilo que se tem visto. E tendo Estupinan recuperado será incompreensível se não lhe forem dadas as mesmas oportunidades que tem sido dadas a Tallo e Whelton. Porque ,em minha opinião, é o melhor dos três.
Caro Pedro:
Também estou desiludido como é evidente.
Mas aguardemos mais algum tempo a ver se ele consegur tirar do plantel outro rendimento.
Caro Saganowski:
Rafael Martins já cá não está e enquanto esteve também não fez nada de especial. É claro que é preciso outro ponta d elança mas agora só em Janeiro.
Os equipamentos é uma completa parvoíce da Liga que não entendo como os clubes aceitam. Dou-te um exemplo: Quando vamos a Braga, nos ultimos anos, jogamos sempre com o equipamento alternativo. Hoje foi lá o SPorting e jogou com o principal. Dois pesos e duas medidas.
Sobre o jogo de Portimão foi tudo mau. E tanto tempo houve para o preparar.

luis cirilo disse...

Caro H.M.
Boas questões que deverão ser respondidas na AG da SAD na próxima quinta feira

Anónimo disse...

Ao referir a AG da SAD lembrei-me do 'golpe de estado' que estão a tentar fazer no Vitória com a alteração de estatutos.
O Vitória pode aumentar o capital social quando bem entender. Mas deve haver alguém interessado em investir mas só com a contrapartida do controlo da gestão do clube. A Direção dá a entender que somos ignorantes e que nos vai convencer com sessões de esclarecimento. Como se não soubéssemos o que está em causa...
Se tratassem de dar um ar digno ao clube e ao estádio - limpo, com som e vídeo de qualidade e sem lâmpadas fundidas que é logo um sinal de desleixo - e tratassem de construir uma equipa competitiva não faltariam a aparecer investidores. Aliás, o Vitória é altamente rentável. Já oferecem 9 milhões pela posição do Mário Ferreira que, pelo que consta, lhe custou 'apenas' 3,5...

Miguel Leite

vitor...iano disse...

O facto do Vitória jogar de preto nos jogos fora de casa não é culpa da liga.
A direção do Vitória, por uma questão de marketing (vá-se lá entender) é que assim o quer!

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
AO Vitória não interessa nada entrar em aumentos de capital social porque não tem meios para acompanhar esses eventuais aumentos.
Quanto a futuros investidores é normal que queiram participar na gestão como acontece em qualquer empresa e em qualquer negócio.
Na última AG,como sabe, os associados prescindiram de terem qualquer controle sobre isso.
Caro vitor...iano:
Ao que sei é a liga que define os equipamentos para todos os jogos

Unknown disse...

É incrivel, os investidores vão meter dinheiro no clube, e não vão querer receber nada em troca. E com 20 milhões já falam em lutar pelo titulo. Só se deixar enganar quem quer. O Vitória só cresce com uma estratégia desportiva e uma boa equipa de scouts.tudo aquilo que falta no nosso clube. H.M.

luis cirilo disse...

Caro H.M.:
Quem mete dinheiro é natural que queira estar por dentro da gestão. Quanto ao resto creio que se a estratégia de 2012 tivesse tido continuidade podíamos estar melhor

Unknown disse...

Sem estratégia desportiva, nem com o dinheiro do psg seríamos campeões. Por falar no psg, quando chegam os jogadores da parceria? Ha pois é, foi mais uma mentira.H.M.

Unknown disse...

Na época passada houve um aumento de 31% nos salários dos jogadores. O Estupinan custou 2 milhões o rincon quase 2 milhões tb. O passivo aumentou 10 milhões. E o vitória recebeu 1 adiantamento de 3 milhões. Se calhar a direção quer insvestidores, porque gastam mal dinheiro. E deve estar a acabar. H.M.

luis cirilo disse...

Caro H.M.:
Sobre os jogadores do PSG não sou eu,seguramente, quem lhe vai responder. Certo é que não vieram. Quanto à relação estratégia desportiva vs dinheiro concordo que sem a primeira o segundo não pode resolver tudo. Curiosamente a política de contratações do PSG é um bom exemplo disso.
Quanto ao aumento do passivo espero que na AG de hoje sejam dadas as explicações necessárias.

Macaco careca disse...

Oh caro colega, satisfaça a minha curiosidade, H.M quer dizer o quê?

Assinado: Hélder Marinho

Unknown disse...

Iniciais do meu nome.