sábado, setembro 01, 2018

Dez Conclusões

Dez conclusões sobre o Vitória-Tondela.

1) "Escaldado" pelo jogo da taça da Liga , e pela derrota que nos afastou da prova, Luís Castro não arriscou minimamente e fez alinhar o mesmo onze do "Dragão" apenas com a troca do engripado André André por Tozé povoando o meio campo e com poucas unidades no ataque.
2) Como não há dois jogos iguais, e muito menos adversários de valia igual, rapidamente se percebeu que havia excesso de jogadores na intermediária e as duas unidades ofensivas muito isoladas o que originou um futebol pouco ligado, pouco envolvente e incapaz de criar lances de perigo.
3) A equipa mostrou-se precipitada, nervosa até, com os jogadores a falharem passes simples e a mostrarem dificuldade em engendrar jogadas de ataque com principio,meio e fim. Wakaso esteve muito bem a defender, e a marcar o unico golo em jogada de laboratório, enquanto Tozé foi o melhor da linha média com Joseph e Teixeira a assinarem exibições discretas que lhes valeram substituições algo tardias.
4) Uma equipa constrói-se de trás para a frente e nesse capitulo as notícias são boas. Pedro Henrique e João Afonso mostraram-se coesos, Sacko e Florent defenderam bem e Douglas quando foi preciso resolveu de forma competente. Pela defesa pode Luís Castro dormir tranquilo.
5)A atacar é que estamos muito mal. Whelton lutou imenso mas foi sempre um homem só enquanto Davidson esteve mais que discreto e com tendência para cair no centro o que significou que durante muito tempo jogamos sem extremos e nem sequer pelos flancos porque os laterais subiram pouco.
Boyd e John corrigiram essa lacuna mas tiveram pouco jogo e John no que teve mostrou-se trapalhão.
6) E isso leva-nos ao assunto dos reforço que não vieram. Nomeadamente o ponta de lança que era uma prioridade absoluta mas que pelos vistos não foi possível resolver em tempo útil. E essa lacuna pode comprometer os objectivos de toda uma época porque sem golos não há apuramentos europeus.
Para já em cinco jogos oficiais os pontas de lança não marcaram um único golo.
7) Achei interessante ver o Tondela a jogar fora com o seu equipamento principal. Pelos vistos a Liga só usa a regra do segundo equipamento para jogos fora com quem lhe apetece. Recordo que o mesmo já tinha acontecido com o Feirense.
8) Mais de 20.000 vitorianos nas bancadas deram à equipa um apoio impressionante. Não foi novidade mas é bom registar que em termos de apoio a equipa não se pode queixar. Corresponda ela exibicionalmente ao apoio que recebe.
9) Pela primeira vez , tanto quanto me lembro, houve nos nossos jogos uma intervenção do VAR a salvaguardar a verdade desportiva e a impedir que o Vitória fosse grosseiramente prejudicado. Caso para dizer...até que enfim.
10) Nuno Almeida é um "padre" de outras "missas" que anda a mais no futebol. Num jogo facílimo de arbitrar conseguiu complicar o que era simples. No lance mais polémico valeu-lhe o VAR para evitar grossa asneira. Quando deixar a arbitragem não deixará qualquer saudade. Pelo menos do Tejo para cima e do Tejo para baixo.
Depois Falamos

P.S Na cabine de som há quem confunda bancadas de um estádio com pistas de dança de discoteca. Problema velho e que ninguém resolve. E que implica que antes dos jogos e no intervalo dos mesmos até  conversar com quem está ao lado se torna difícil tal o volume do som. Uma enorme falta de respeito pelos sócios em suma.

2 comentários:

Unknown disse...

87 jogadores para 3 equipas serão suficientes? Depois vemos as modalidaded de pavilhão sem jogadores e sem apoios. Concordo que o nosso tecnico de som deve ser surdo. 1 questão, das pessoas que foram da promoção em que os sócios que pagam cadeira, pagam cotas tem direito a bilhetes baratos oferecem a outras pessoas. Quantas se tornam sócias? Para não falar da falta de respeito para quem paga e é sócio. H.M.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Há algumas coisas a melhorar na organização dos jogos sem qualquer dúvida.
Uma delas é essa questão dos bilhetes oferecidos ou vendidos a preço simbólico