sexta-feira, novembro 10, 2017

Estranhou-se...

Hurtado não defrontou o Benfica.
Estranhou-se.
Não estava lesionado, não havia nenhum impedimento disciplinar, é dos jogadores mais utilizados pelo treinador, tem sido decisivo nalguns jogos e foi,num plantel cheio de lacunas,uma baixa importante.
Veio a saber-se que estava na selecção.
Estranhou-se.
Porque a selecção do Peru não tinha nos dias seguintes nenhum jogo oficial que obrigasse à dispensa do jogador, conforme estipulado pela FIFA com prazos definidos, e que o impedisse de alinhar pelo Vitória num importante jogo de campeonato.
Sabia-se que o Peru joga a 11 de Novembro(amanhã) a primeira mão do play off de apuramento para o Mundial, frente à Nova Zelândia em Auckland , mas isso não obrigava a que o jogador se apresentasse na selecção com oito dias de antecedência.
Estranhou-se.
Mas segundo o site "Mais Futebol", com base em declarações do próprio , o que se passa é que no contrato entre Vitória e Hurtado existe uma clausula imposta pelo jogador segundo a qual ele dá prioridade à selecção!!!
Estranhou-se. E muito.
Então um jogador do Vitória, com salário religiosamente pago pelo clube, coloca a sua entidade profissional em segundo plano quando tem um jogo da selecção?
Dando-se ao luxo de não querer jogar um desafio importante oito dias antes do jogo da selecção.
Que profissionalismo é este?
De um jogador que não tem vergonha de fazer de quem lhe paga o salário um opção secundária e de uma direcção que não tem vergonha de aceitar uma clausula aberrante como esta.
Quem  é Hurtado para fazer do Vitória segunda opção?
Como é possível contratar jogadores com clausulas destas?
Por mim, que acho Hurtado um bom jogador mas nada mais do que isso, nada me impedirá de da próxima vez que o vir fazer exibições discretas, "desaparecer" do jogo durante largos minutos, poupar-se ao desgaste de correr atrás da bola, ir consultar o calendário de jogos da selecção do Peru para confirmar se no mês seguinte tem algum jogo.
Afinal se para ele somos segunda opção é natural que se poupe para os jogos da primeira.
Depois Falamos.

P.S. E claro que da próxima vez que o vir fazer o gesto reproduzido na foto sou livre de pensar que estará apenas a confirmar se tem na carteira o bilhete de avião para o próximo jogo da selecção do Peru.

4 comentários:

luso disse...

Caro Luis Cirilo
Vejo que está a aproveitar esta situação para atacar a direção.
No entanto, provavelmente não conhece os detalhes do acordo.
Eu também não conheço, mas sou capaz de imaginar que num acordo há contrapartidas de ambos os lados.
Hurtado jogava em Inglaterra, onde teria seguramente um salário mais alto que aquele que o Vitória lhe poderá pagar.
Sendo assim, muito provavelmente, o Vitória, para compensar os limites salariais que tem, comprometeu-se a facilitar o seu acesso à seleção (como sabe partiria no dia seguinte rumo à Nova Zelândia, devido à diferença horária).
A disputa deste play off era sem dúvida um risco que poderia acontecer, mas nem isso estava garantido quando o contrato foi firmado.
E valeria a pena deixar fugir um bom jogador, só porque poderia ter que antecipar um dia na saída para a seleção, uns meses depois?

luis cirilo disse...

Caro luso:
Vê algum prisma pelo qual ela deva ser elogiada neste assunto?
E a questão não é este jogo. É o contrato em si.
Não conheço os detalhes nem me interessam. No plano dos principios não admito que um jogador do Vitória assine um contrato em que está escrito que o clube é segunda opção.
Se tinha melhores ofertas que as aproveitasse porque quem está no Vitória tem de estar a 100%.
Já agora acha que o balneário aprova uma situação de excepção como esta?
Por mim nunca mais o verei com os mesmos olhos e espero que vá rapidamente embora do clube.

Anónimo disse...

Caro Luso, não há detalhe no acordo que justifique o jogador escusar-se de jogar - para não se aleijar - porque tem um jogo da selecção 8 dias depois. Há prazos legais previstos pela FIFA e são esses que têm de ser cumpridos. O que o jogador fez foi meter umas feriazinhas pelo meio, para descansar. Se o Peru se qualificar, lá para Março o Hurtado, como tem uma cláusula que dá prioridade à selecção, simplesmente deixa de jogar porque o Mundial está à porta. E está no contrato !! Incrível !!
Hurtado é talvez o nosso melhor jogador, mas por mim pode ir embora.
Aliás, com uma cláusula dessas, só mesmo em Guimarães o aceitariam. Não deve ter muito quem o queira nestes termos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Subscrevo por inteiro a sua opinião.
E o Hurtado vai perceber, de agora em diante, que se enganou no clube que escolheu para jogar em part time