domingo, maio 14, 2017

Um Dia Mau

Não vale a pena dramatizar, nem sequer há razões para isso, em volta da pesada derrota sofrida ontem pelo Vitória no estádio da Luz num jogo em que o vencedor estava decidido à partida (tal como o próprio campeonato mas isso são outros contos...) apenas faltando definir por quantos venceria o dono da casa.
Estive lá na Luz, e casualmente até passei pelo Marquês de Pombal ao início da tarde onde constatei que palco, ecran gigantes e aparelhagem de som já estavam operacionais, e  tudo que vi (especialmente  a rapidez e a eficiência com que foi montado o cenário para a entrega do troféu) e ouvi no estádio antes do ínicio do jogo fiquei com a certeza absoluta que a festa benfiquista ia ser ontem.
Fosse como fosse.
Claro que isso não justifica em nada uma tarde má do Vitória, em que tudo correu mal individual (com excepção de Douglas que evitou uma goleada absolutamente humilhante) e colectivamente, em que a estratégia de jogo e as opções de Pedro Martins também não foram nada felizes até em função do ...Jamor.
Foi uma tarde má, todas as equipas e treinadores as tem, e sobre a qual não vale a pena dizer mais nada.
Pedro Martins e os jogadores são pessoas inteligentes, sabem onde erraram, sabem que desiludiram imenso os adeptos (notáveis aqueles que na Luz mostraram bem a diferença entre o amor a um clube e o amor às vitórias porque sendo centenas perante mais de 60.000...fizeram-se ouvir) e sabem essencialmente que o Jamor é o espaço ideal para se remirem desta tarde negra (como,mais uma vez, o nosso equipamento...) e darem aos vitorianos a alegria que eles bem merecem por serem os melhores adeptos de Portugal.
Domingo, com o Feirense, será o tempo certo para com o D.Afonso Henriques completamente cheio darmos à nossa equipa um imenso voto de confiança para a final do Jamor e mostrarmos que a derrota deste domingo foi apenas uma contingência do futebol que em nada nos perturba, condiciona e muito menos amedronta para entrarmos em campo e olharmos o adversário de frente, olhos nos olhos, e irmos em busca do triunfo que está perfeitmente ao nosso alcance.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Se o SLB não ganhasse ontem a Liga levaria a parafernália toda para o Porto e para Moreira de Cónegos em simultâneo??? O lençol do tetra até já estava pronto. De qualquer forma, se o SLB estivesse com dificuldades, lá estaria o delegado da Liga para fazer a festa acontecer. O Vitória é que podia ter evitado o apagão total e a humilhação de 5-0. Outra facto interessante é os comentadores desportivos dizerem que o tetra-campeão fez um campeonato 'humilde'... Não há nada a fazer. Aposto que na próxima época, na Luz, até o video-árbitro vai avariar com tanta humildade.

Miguel Leite

luso disse...

Não consigo compreender esta necessidade de dar uso aos equipamentos alternativos.
Quantas vezes o Vitória já jogou de branco contra o Benfica, sem necessidade destas palhaçadas de jogar de preto.
Se calhar o stock de equipamentos para venda está alto, e há que o promover.
Tristezas...
quanto ao jogo, apenas de notar que os nossos jogadores não souberam abstrair-se do ambiente, e foram subjugados por ele.
Só assim se compreendem as exibições caricaturais de jogadores como Hurtado, Zungu, a apatia de Bruno Gaspar, e os entusiasmos despropositados de Pedro Henrique (a sair com bola provocou um golo), e Marega (penalty de iniciado).
Muito há que mudar.
Espero agora que este balde de água fria não afete a assistência vitoriana no Jamor, embora receie que já vamos ter uma desilusão no número de espetadores contra o Feirense.

José Duarte disse...


Além do ambiente, havia um prémio extraordinário em euros, motivador, para cada um dos "cavalos" do Benfica em campo. Os nossos "potros" não estavam mesmo com fome nenhuma daquela palha que se dá em quantidade suficiente para fazer arrotar as postas de pescada que os vermelhos traziam atravessadas, na garganta, desde os confins da história.

Se calhar, o clube mourisco em questão arrebatará a Taça, também. Não sei...!? Lutaríamos melhor por ela se as armas fossem iguais - mas nós não podemos competir contra os euros, grande parte dos quais saíram da nossa Caixa Económica comum, e bastava o que já estamos a pagar para que a Taça coubesse bem
na nossa vitrina.

(Isto não é dor de corno, pois sou apenas vitoriano).

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
estava tudo tratado antes do jogo. E o Vitória estava derrotado antes de jogar. Por isso devia ter jogado com outro onze e com outro dispositivo táctico. Enfim ao menos que tenham aprendido como não se joga com o SLB.
Caro luso:
Creio que são imposições da Liga que até nos equipamentos manda. Claro que o clube não é obrigado a obedecer e desde que avise com antecedência pode jogar com outro equipamento.
Se for esse o entendimento dos responsáveis. nada tenho contra os equipamentos alternativos mas a nossa camisola é branca é há jogos,como este, em que ela é imprescindível.
Espero que a equipa em termos psicológicos dê a volta a este péssimo resultado e apareça no Jamor com outra alma. Entretanto no domingo é importante que os adeptos encham o estádio e lhes deem um voto de confiança.

luis cirilo disse...

Caro José Duarte:
As armas são de facto muito diferentes.
Especialmente quando o adversário tem mais de 500 milhões de passivo que ninguém o obriga a pagar e dezenas de árbitros sempre disponíveis para o ajudarem.
Mas já em 2013 tinha e não lhe valeu de nada.
Vamos ter esperança