segunda-feira, maio 15, 2017

Faz de Conta

Portugal é um país de "faz de conta" em que enganar a opinião pública já se tornou algo de tão natural que já nem escandaliza.
É na política, na banca, no futebol e em tantas outras áreas que é quase motivo de festejo quando se constata que aqui ou ali não nos querem enganar e nos estão a contar toda a verdade sem subterfúgios ou rodeios de qualquer espécie.
A ultima tem a ver com o Festival Eurovisão da canção que por mérito de Salvador e Luísa Sobral se realizará em 2018 em Portugal.
Mais propriamente em Lisboa como não podia deixar de ser num país que guardou muito mais de Salazar do que publicamente gosta de se admitir.
Aliás este fim de semana isso foi bem evidente com a histeria em volta da trilogia salazarista -Fátima/Futebol/Fado- a ser uma realidade em Fátima, Lisboa (e resto do país com excepção de Guimarães) e Kiev se considerarmos que o fado foi substituído por outro tipo de música.
É na sequência do sucedido em Kiev com a vitória de Salvador Sobral que se percebeu que o próximo festival será em Portugal, com o brutal potencial de negócio que isso acarreta, pelo que de imediato começou a especulação sobre o local em que se desenrolaria.
Grandes espaços há três (Meo Arena de Lisboa, Multiusos de Guimarães e Europarque de Vila da Feira) mas com a vantagem dos dois primeiros serem palco habitual de grandes manifestações artísticas e especialmente musicais.
Mas também Porto, Viseu e Faro mostraram interesse em acolherem o evento.
É aí que entra a mentira quando se afirma para a opinião pública que nada está decidido e que as várias candidaturas vão ser analisadas.
Mentira.
Basta consultar a página oficial da Eurovisão aqui para se perceber que tudo está decidido e que o Festival será em Lisboa na Meo Arena!
A mentira tem perna curta.
A sorte, dos mentirosos, é que a paciência dos portugueses para tanto engano é muito grande.
Infinita diria.
Depois Falamos

4 comentários:

Francisco Guimarães disse...

A questão caro Blogger é a paciência de "quais" portugueses?
Este país é inclinado para a foz do Tejo todos os dias em 3 canais generalistas:
- Quando chove (que parece ser um acontecimento extraordinário e não natural) em Lisboa, aqui-del-rei que Portugal está debaixo de uma tempestade;
- Quando cai uma avioneta em Lisboa, vai Presidente, vão os 3 e mais alguns canais como se o País estivesse sob ataque;
- Quando vem o Santo Padre a Fatima o País pára, não por causa de sua Santidade mas sim porque coincide com a anunciada conquista de um titulo por parte de um clube de Lisboa e isso vai atrapalhar o País...
Enfim, ninguém se preocupa com as fortes trovoadas nas serras de Fafe, com a queda de aeronaves em Alfandega da Fé nem com a conquista de títulos Europeus e Mundiais pelas secções de luta do Vitoria Sport Clube!

Mas essa inclinação só é possível porque por esse país fora, ainda existem muitos mansos que saem de casa com guarda chuva por causa da chuva que cai em Lisboa mesmo que esteja Sol na sua localidade, se preocupam com a avioneta que o Presidente foi ajudar a salvar mesmo que na sua localidade morram pessoas por falta de boas estradas, sinalização ou mera luz eléctrica e que montam barraca numa rua em Vizela para festejar um clube a mais de 300Km de distância quando o clube da sua terra desce de divisão no mesmíssimo dia!

Enquanto houverem esses "pacientes" pouco haverá a fazer e realmente esses "mentirosos" triunfarão.

Mas a sociedade a reboque das redes sociais (que são boas mas também más) e do acesso mais generalizado à informação hão-de se encarregar de acordar os mansos e tornar os pacientes impacientes.

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Apenas posso assinar por baixo o seu excelente comentário

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

Sabendo que Lisboa tem mais hoteis do que Guimarães Feira Faro Viseu juntos tendo sozinha uma capacidade logistica 100 vezes melhor do que todas as outras cidades juntas escolha portanto a cidade de lisboa.
Só falam das outras cidades porque este ano é ano de eleições além do mais só o MEO Arena comporta mais de 12 mil pessoas facto essencial parar ter o eurovisão.
Viseu estando a mais de 150 km de um aeroporto nunca poderia ser escolhida

luis cirilo disse...

Caro cards:
Num raio de trinta e cinco quilómetros em volta de Guimarães há largas dezenas de hóteis. E se falo de 50 klm é porque é mais ou menos essa a distância entre Lisboa e Cascais e na linha do Estoril situa-se parte da capacidade hoteleira de Lisboa.
Se conhecesse o Multiusos de Guimarães perceberia que tem a dimensão necessária a um evento que pretenda albergar 10.000 pessoas embora não tenha visto em lado nenhum a necessidade dessa capacidade.
Finalmente estou-e nas tintas para o lugar do Festival e nada me incomoda que seja na capital do ex império.
O que me incomoda é esta mentira de dizerem que nada está decidido quando de facto está.