terça-feira, maio 02, 2017

Azia

Não deve haver nenhum adepto de futebol, e então dos adeptos do Vitória nem se fala, que não tenha dado já umas saborosas gargalhadas ao ver nas televisões as últimas (até ao momento...) diatribes do presidente do quinto classificado depois de mais uma derrota do seu clube.
De cabeça perdida, adiante se explicará porquê, e naquele "braguês" típico que o torna ainda mais divertido o referido personagem já quer meter o Ministério Público e "entidades judiciais" (ele lá saberá o que quer dizer com isso) a investigarem aquilo que mais não é que o falhanço em toda a linha da sua gestão desportiva na presente época.
E por isso a azia, a má disposição e as diatribes.
E por isso três conclusões se podem tirar.
A primeira é que o presidente do quinto classificado tem mau perder, suporta mal o sucesso alheio, é incapaz de assumir as responsabilidades pelos erros que comete e por isso procura bodes expiatórios seja nos árbitros seja nos próprios treinadores.
A segunda é que com eleições no clube no final deste mês, e com uma lista concorrente que me dizem credível, está numa tentativa desesperada de desviar as atenções de uma época em que vai ficar atrás do Vitória, em que já vai no terceiro treinador  e em que perdeu a final da taça CTT com o Moreirense.
A terceira tem apenas a ver com o Vitória.
Porque estas declarações ,embora sem a coragem e a ética de dizer de quem falava, visam o quarto lugar do Vitória e insinuam que ele se deve não a mérito da equipa vitoriana mas sim às ajudas dos árbitros e sabe-se lá de quem mais.
Certamente que ao falar de causas externas e erros dos árbitros o presidente do quinto classificado sabia do que falava (deve ter-lhe vindo à memória o nome de Soares Dias...) e de como noutras épocas disso beneficiou largamente.
Mas errou o alvo.
Porque o quarto lugar do Vitória é inatacável em termos de mérito e de verdade desportiva.
Mas as suas declarações provam, uma vez mais, que não vale a pena da parte do Vitória acalentar qualquer expectativa de com o clube por ele presidido manter uma relação cordial, de fair play e até de união de esforços em causas que devem ser comuns.
Não vale a pena tratar como cavalheiro quem não o é.
E por isso fiquemos-nos pelas relações institucionais que estamos bem assim e talvez até já seja demais face ao triste histórico do personagem em relação a nós e ao que em tempos foi decidido em assembleia geral do Vitória.
Uma coisa é certa:
Gostamos de o ver assim  e esperamos que assim continue pelos próximos anos.
Se ganhar as eleições no seu clube é claro...
Depois Falamos

13 comentários:

Saganowski disse...

Nas declarações de António Salvador nota-se a habitual azia de não ter uma massa associativa com a dedicação e fervor da nossa.

De diferente desta vez, a procura fora do clube, de "bodes respiratórios" (ele é bem capaz de usar expressões destas...) para a sua falhada gestão desportiva desta época.
Quanto a nós vitorianos, recusámos a culpa.

E aproveitamos para agradecer ao Jorge Simão!
Aliás, acho que na proxima edição da Gala dos Conquistadores, deveriamos atribuir ao ex-treinador do Braga o Conquistador de Ouro, por serviços prestados ao Vitória! :)

E sugiro que se mande ao presidente do Braga uma embalagem de Reumon gel, não vá ele ter um torcicolo a olhar para cima na tabela classificativa! :)

Anónimo disse...

Falar de árbitros é normal neste pais,basta ver as cronicas do senhor nos jogos em que o Vitoria sport club nao ganhava, la vinha sempre um comentário negativo em dirigido aos árbitros,ou porque tinham dualidade de critérios,ou porque não marcavam uma falta ou fora de jogo,agora o que não é normal é talvez o terceiro golo do vitoria contra o sporting,ou ao minuto 25 contra o tondela o penalti nao assinalado contra o vitoria, o 3 golo do sporting em Braga foi validado mas em cenário igual não assinalaram ao nacional na choupana contra o vitoria,ou o golo ao belenenses esta epoca em guimaraes do marega,consulte o VSPORTS e veja os lances e muitos mais aconteceram,mas gosto de ver esse gozo e asse arrogancia faz-me lembrar o ano em que ficaram em terceiro com o cajuda e em que diziam, o reinado do Braga acabou foram 2/3 anos e morreu,um novo boavista e tal.....essa arrogancia resultou em 11 anos sempre a olhar pra cima.11 anos que gozo

Anónimo disse...

Fazer o mesmo que arouca rio ave Estoril belenenses e afins fizeram nas últimas épocas....até apetece dizer que nas últimas épocas um clube pequeno faz sempre uma gracinha,se calhar estes com mais mérito pk não contavam com maré gás Hernâni s hurtados,emprestados quero eu dizer....que gozo

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Importante é mantê-lo com azia nas próximas épocas estabilizando o Vitória no quarto lugar.
Pelo menos.
E não fazermos demasiada festa por um quarto lugar que para nós deve ser a classificação normal

Macaco careca disse...

Entre mintira, duma duas, lume por impune, atirage de pedras, mês sem esse é purismo, bode respiratório não é uma possibilidade absurda. :) Epah; não devíamos gozar com quem não é muito estudado, e eu não faria se em causa não estivesse uma pessoa tão aziada; uma pessoa incapaz de cumprir um banal acordo de bilheteira. Só tem o que merece; e muito sinceramente, espeto que seja ele o vencedor das eleições pois temo muito mais o discurso equilibrado e coerente do outro candidato. Acho que AS foi solo que deu uvas, ou sol que deu chuva???

Saganowski disse...

Caro Luis,
Claro que não estou a fazer festa em demasia pelo 4º lugar, que eu acho que deveria ser a classificação pela qual deveríamos lutar TODOS os anos!
Estou é feliz por, finalmente, termos voltado a fazer um campeonato condizente com o nosso estatuto.

E concordo contigo em relação à estabilização no 4º lugar. É necessário que a estrutura criada à volta da equipa, a mentalidade e a maneira de trabalhar não mudem, sob pena de sermos, mais uma vez, um clube com glória adiada.
Porque cada vez que acaba um campeonato e se muda meia equipa (e às vezes de equipa técnica), não se pode esperar estabilidade nem continuidade no trabalho. Aliás não seria caso novo no clube termos épocas fulgurantes e no ano seguinte fazermos campeonatos execráveis, aflitos para ficarmos nos 6 primeiros lugares.
As boas equipas não mudam de treinador todos os anos nem vendem nem compram meia equipa todos os anos, mas fazem acertos pontuais nos plantéis.
E é assim que o Vitória também deve fazer.
Veremos...

Anónimo disse...

O presidente está zangado mas não vejo contestação. Suponho que estejam concentrados na luta pelo título.

Miguel Leite

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Não podia estar mais de acordo, celebrar efusivamente um 4º lugar diz muito daquilo que nos tornamos nos últimos anos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Fico feliz por ver que a azia do dono da Britalar se estende a alguns dos poucos adeptos do clube.
É bom sinal.
Só uma nota quanto a arbitragens: É preciso muita lata para um adeptos do Braga falar de arbitragens especialmente de jogos com o Vitória. Já ouviu falar do Soares Dias? Já ouviu falar de um idiota que interrompeu um jogo entre equipas B do Vitória e do Braga por causa de uns desacatos causados por meia dúzia de adeptos do Braga e que levaram à interdição do nosso estádio? Tenha juízo.
Empréstimos: Que lata. Você já se esqueceu que o seu clube é uma plataforma logística do Jorge Mendes? Que põe aí os jogadores a rodar?
Quanto a grandeza apenas lhe digo que no Vitória-Boavista estavam quase o dobro dos espectadores de no Braga-Sporting. Vocês, segundo clube de uma cidade, sabem lá o que é ser grande.
Caro Macaco Careca:
De acordo. Oxalá seja mesmo ele a vencer. Dá jeito...
Caro Saganowski:
De acordo. É essencial estabilizar o plantel.
Mas como dizes...veremos!
Caro Miguel Leite:
De ser isso...

Anónimo disse...

Já se devem ter passado mais de 200 jogos desde o Braga vs vitoria do soares dias mas o senhor não tem mais nenhum para falar...vai repetir a historinha até quando??fala sempre no mesmo..o tal jogo em que ele quisesse realmente favorecer o Braga,nunca marcaria um penalti contra o Braga aos 90 minutos entenda isso....emprestados não crítico mas vocês sempre criticaram o Braga por isso e agora caíram no mesmo....vocês criticam e caem no mesmo...o senhor Luís Cirilo tenho família e amigos vimaranenses que este ano foram a todas,mas sabe uma coisa o ano passado em casa não falharam um,mas fora não foram ver o Vitória a lado nenhum porque a equipa não correspondia e como eles centenas de outros...este ano em Vila do conde eram 4000 o ano passado cerca de 100,isto é mentalidade????do futuro nada se sabe mas se vocês ficarem a nossa frente de 11 em 11 anos assino já....só um conselho em vez de oferecem bilhetes ao cachorrao ou oferecerem um em troca de uma caneca na loja do clube ponham aí a 5 euros talvez arranjei dinheiro pro Fransergio..

Anónimo disse...

Mais um benfiquista aziado por causa do 2º clube de Braga. Ao roubo do século do Soares Dias, o teu 2º clube a seguir ao Benfica, o Braga, bem que pode ser gamado 10 anos seguidos que ainda fica a dever.
Claro que o Jorge Mendes põe, tira e vende quem quer no Braga. Se o Salvador não andar pianinho e não fizer o que manda o chefe até ele é posto na rua. Porque a SAD do Braga já é quase toda do Jorge Mendes, obviamente é ele que manda !

A maior chatice desses benfiquistas encapotados é que nós até na 2ª Liga fomos maiores do que eles. Fomos e não nos queixamos de arbitragens, viemos com o peito feito e orgulho de ser Vitoriano e Vimaranense.

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Infelizmente. Por isso entendo que não há razão para festejos. Apenas a satisfação do dever cumprido. Festejos guardemo-los para quando fizermos melhor do que fizemos até hoje. E isso é sermos segundos ou campeões.
Caro Anónimo:
Só tem razão numa coisa: É por nossa culpa que em 50 anos não ficamos 50 vezes à frente do Braga. Apenas por nossa culpa, por má gestão e más opções de várias direcções.
Porque por clube e adeptos desculpe lá mas nós estamos num patamar claramente acima do Braga.
Muito acima.
E de Vila do Conde é melhor nem falar porque o Braga esta época nem 100 adeptos lá conseguiu levar. Bilhetes oferecidos? Deixe-me rir ou pensa que não sabemos como o Braga tenta ter alguns adepto no estádio. Nós,ao menos, vendemos bilhetes de acompanhante baratos mas vendemos. Ou oferecemos bilhetes a quem comprar nas nossas lojas. Não damos. O Braga...coitado!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quem ler o comentário do anónimo bracarense até fica com ideia que eles são muito prejudicados pelos árbitros. Quando o contrário é que é verdade. Pelos árbitros e pelos orgãos disciplinares. basta ve ro que aconteceu na final da taça da liga e o castigo que continua adiado até sabe-se lá quando