quarta-feira, maio 10, 2017

A Final Prevista

Desta vez a lógica não falhou e por isso Juventus e Real Madrid serão os finalistas da edição de 2016/2017 da Liga dos Campeões.
Com justiça diga-se de passagem porque foram as duas melhores equipas da competição e são, seguramente, duas das melhores equipas europeias da actualidade.
Ontem, em Turim, a Juventus limitou- se a gerir a vantagem trazida de Monte Carlo e até a reforçá-la com mais dois golos que deram a cabal prova de quem era realmente a melhor equipa desta meia final .
O Mónaco, que já muito fez para chegar às meias finais, bateu-se com dignidade mas evidentemente que está num patamar inferior em termos de qualidade e não teve como resistir à superioridade italiana .
Hoje em Madrid, na despedida europeia e também dos dérbis da capital do estádio Vicente Calderon, o Atlético entrou muito bem e fez dois golos em 16 minutos reabrindo as portas da eliminatória face a um Real claramente surpreendido pelo ímpeto do adversário.
O problema, para o Atlético, é que não era possível manter aquela intensidade de jogo por muito tempo e por isso dando tempo ao Real para "respirar" a maior qualidade individual e colectiva dos merengues veio ao de cima e o golo de Isco, perto do intervalo, sentenciou a eliminatória.
Na segunda parte, mais equilibrada, as melhores oportunidades ainda foram dos colchoneros mas aí o guardião do Real com duas ou três grandes defesas manteve o resultado e garantiu o passaporte para Cardiff.
Com justiça porque no computo dos dois jogos o Real Madrid foi melhor.
Em 3 de Junho dois grandes clubes europeus disputarão a final da Liga dos Campeões em Cardiff no País de Gales.
Assunto a que voltarei.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Depois daquela entrada avassaladora que colocou a eliminatória em disputa, o Atlético de Madrid foi traído pela vontade e pelo "coração" dos jogadores. Em condições normais de estabilidade emocional nunca um jogador como Godin tem aquela abordagem na jogada fantástica e de suprema inteligência de Benzema. Godin abordou o lance como se Benzema fosse para a bandeirola queimar tempo, quando devia ter ficado nas costas de Savic. Depois foi o que se viu, Benzema deu a volta, Savic a juntar à sua relativa qualidade já tinha um amarelo deixou-o passar, Gimenez tinha ido no engodo e não cobriu o colega, e pronto, o desequilíbrio estava feito.
O Atlético de Madrid joga com raça e com as emoções no limite. Como tudo na vida, tem coisas boas e más. Ontem pagou o preço. Porque depois do 2-0 exigia-se frieza e cabeça, ainda faltava muito tempo.

Acreditei verdadeiramente que o Mónaco também iria assustar a Juventus. Penso que nem sequer perto disso chegou porque desta vez Leonardo Jardim não esteve bem. Alterou a equipa, quis jogar com 3 centrais, destapou as alas, sofreu. Acima de tudo desvirtuou a grande equipa que tem, sentou no banco Fabinho e Lemar que são talvez as peças mais importantes da equipa, têm sido muito consistentes durante toda a época.

Vai ser uma final muito interessante para quem gosta de ver as perspectivas tácticas do jogo, mas no final acho que o Real Madrid vai levar novamente o caneco. A Juventus tacticamente é quase perfeita, tem uma estrutura defensiva que também roça a perfeição, mas tem pouco poderio ofensivo. E o Real Madrid tem individualidades que vão furar a muralha.

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

Concordo 100% com o seu texto.

Sº um aparte o simbolo da Juventus já não é esse mais sim um J estilizado

luis cirilo disse...

Caro cards:
Detalhes a que o meu amigo está atento

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tacticamente vai ser das finais mais interessantes de sempre.
Entre um RM que ataca bem mas defende mal e uma "Juve" mais equilibrada mas que não tem o poder de "fogo" dos espanhóis.
Creio que será muito equilibrada e que serão os talentos individuais a fazer a diferença.
O RM nesse aspecto parece melhor mas precisará de um Ronaldo em noite sim porque caso contrário acho que o caneco vai para Turim. O que nem seria injusto como prémio de carreira a Buffon. A ver vamos