quinta-feira, janeiro 26, 2017

Grande Vitória

Esta época nem tenho escrito muito sobre a principal equipa de basquetebol do Vitória nem sequer tenho acompanhado a sua carreira de tão perto quanto gostaria.
Mas estou naturalmente atento e interessado no magnifico campeonato que estão a fazer e que é bem evidente na tabela classificativa que encima este texto.
Naquele que está a ser um dos melhores campeonatos dos últimos anos, face ao equilíbrio existente entre os seis primeiros, o Vitória ocupa meritoriamente o segundo lugar da tabela, vai com sete vitórias consecutivas e será no play off um dos mais fortes candidatos ao titulo nacional.
Com um orçamento de migalhas face aos de  Porto e Benfica, com quem se bate de igual para igual e a ambos tendo vencido nos jogos em casa (embora face ao Benfica a casa fosse em...Famalicão), o Vitória dá aos seis adeptos toda a esperança de depois de dois vice campeonatos poder trazer para Guimarães o primeiro título nacional de basquetebol.
É verdade que não somos favoritos, face à referida disparidade de orçamentos que se reflecte directamente nas opões ao dispor de Fernando Sá e dos seus colegas ao serviço dos outros clubes, mas somos candidatos e os homens que comandam o basquetebol vitoriano já deram sobejas provas de serem capazes de conseguirem pequenos milagres.
E por isso acredito que Pedro Guerreiro, Fernando Sá, Luís Pimenta Machado e restantes técnicos e dirigentes da secção serão capazes de darem aos nossos jogadores as condições mínimas para lutarem efectivamente pelo titulo.
Será "apenas" um milagre um bocadinho maior do que outros que já fizeram e renderam ao Vitória duas Taças de Portugal, um troféu António Pratas e uma Proliga.
Acredito nesta equipa.
Considero-a uma das melhores de sempre.
Como acredito que no dia em que o Vitória quiser olhar o basquetebol como uma prioridade estratégica da sua afirmação no desporto nacional,e agir em consonância, então o que pediremos a Fernando Sá não serão apenas titulos mas sim a hegemonia no basquetebol português!
Ele e a sua malta são homens para isso!
Depois Falamos.

2 comentários:

cards disse...

Caro Luís Cirilo,

É verdade que o seu vitória está a fazer um grande campeonato, mas penso que a final seja entre Benfica e Porto.
Repare que a maior parte das derrotas do Benfica e Porto foram a seguir a jogos europeus.
Acreditar não custa o Vitoria atem boa equipa e um excelente treinador, mas será difícil.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Como em Portugal o basquetebol não é(felizmente) como o futebol há lugar à esperança de que se possa fugir a essa lógica maligna dos chamados "grandes".
A ver vamos.
Depois Falamos...