terça-feira, janeiro 03, 2017

Vai Acabar Mal...

O desrespeito da sport-tv pelos clubes, pelo público e pelo próprio futebol assume dimensões cada vez mais preocupantes face ao que se vai vendo.
Marcar um jogo da uma competição profissional para as 17.15 h de um dia de trabalho é um disparate de tal ordem que me interrogo sobre o que estará verdadeiramente por trás de tão absurdo horário para se jogar um encontro oficial.
Ao estádio, a esta hora, só poderão ir reformados, desempregados, quem esteja de férias ou alunos que não tenham aulas de tarde.
Em casa, pela televisão, só mesmo as pessoas mais idosas, quem esteja doente, ou quem não queira pagar os 5 euros do bilhete para sócios de ambos os clubes  ou os 10 euros de bilhete para o público em geral.
Em todos estes casos estamos a falar de minorias.
O que significa que um jogo importante para o apuramento para a "final four" da competição vai ter uma assistência muito abaixo do que seria expectável noutras circunstâncias e noutro horário.
É inaceitável este comportamento da sport-tv.
Ainda por cima envolvendo um clube que é dos poucos no país que tem adeptos em número significativo e assistências no seu estádio perfeitamente compatíveis com a disputa de uma competição profissional de futebol.
Não é seguramente assim que se promove a taça da Liga.
E o mesmo se poderá dizer do Covilhã-Vitória que será disputado na quarta feira 18 pelas 18.30h e igualmente transmitido na sport-tv.
Um jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, segunda prova do nosso futebol, não devia ser nesse dia mas sim ao fim de semana e sendo num dia de trabalho nunca a essa hora.
Mas é.
E assim em vez de se ser um jogo presenciado por milhares de pessoas, com o que seria mais uma deslocação em massa de vitorianos, terá a presenciá-lo poucas centenas graças às artimanhas da sport-tv.
Exemplos como este há muitos.
Exemplos de que a sport-tv, com o silêncio cumplíce dos clubes e da Liga, está a dar cabo do futebol enquanto grande espectáculo de multidões a troco do dinheiro que vai pagando aos clubes e que assegura a sua sobrevivência diária.
O grande problema será no dia em que os espectadores depois de se desabituarem de ir aos estádios face a estes horários se desabituem também de ver os jogos na televisão.
Especialmente os mais jovens para quem a ida ao estádio era um poderoso factor de habituação ao futebol.
Nesse dia a televisão desinteressa-se do futebol, fecha a torneira dos euros, e quero ver como vão sobreviver os clubes que de tão habituados a viverem o presente se esquecem cada vez mais de prepararem um futuro sem dependências totais das receitas televisivas.
Não vai ser bonito de ver...
Depois Falamos

4 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

O Vitória sem o apoio massivo dos seus adeptos perde o factor casa do qual habitualmente goza nos seus jogos.
A culpa também é dos clubes que dão preferência ao retorno económico imediato, em detrimento do desempenho desportivo, que a médio prazo poderia dar outros frutos, pois inquestionavelmente o factor casa tem sempre o seu peso...

luis cirilo disse...

Caro Mr. Karvalhovsky:
A culpa é toda dos clubes que só pensam no imediato e puseram-se completamente na mão das televisões.
E são tão inábeis que nem sequer perceberam que tweriam tudo a ganhar com uma negociação colectiva dos direitos de transmissão e não caso a caso como agora acontece.
E disso só três tiram partido.

cards disse...

Caro Luís Cirilo,
Entendo a sua crítica, mas explique-me como um país como o nosso onde o futebol é a única modalidade existente vai deixar de dar na tv?
O Povo Português é alienado ao futebol as outras modalidades só existem para os atletas delas serem ofendidos quando vão aos J.O. e não conseguem vencer medalhas.
Depois não se esqueça de que para as tv só conta o Benfica o Sporting e o Porto, por eles os outros clubes poderiam jogar ás duas da manhã, excepto contra os 3 grandes.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Vamos por partes:
Eu não defendo que o futebol deixe de dar na tv mas sim que a Liga se imponha à sport-tv nalgumas matérias. Especialmente nos dias e horário de algumas transmissões que são um "crime" lesa futebol.
Quanto *as outras modalidades é verdade que não tem da generalidade das pessoas a atenção e o respeito que deviam merecer mas essa é uma questão cultural que não se resolve de um dia para o outro. Tal como o benfiquismo, sportinguismo e portismo dos adeptos de sofá.
Concordo que para as televisões só interessam os jogos dos chamados "grandes", até em termos de comentadores dos paineis, mas está na mão dos outros porem termo a isso .É que os chamados "grandes" tem de jogar com os outros porque não podem fazer um campeonato só entre eles.
Talvez seja tempo (houvesse coragem...) de os outros fazerem aos chamados "grandes" o mesmo que os clubes da distrital do Porto fizeram ao Canelas.
Essa era a revolução que o nosso futebol merecia.