quinta-feira, janeiro 05, 2017

Gaia

Conheço Gaia há muitos anos.
Desde os tempos em que ainda menino ia lá com o meu pai que tinha empresas fornecedoras nesse concelho (recordo-me particularmente das idas à Fábrica Cerâmica de Valadares e à Fábrica do Carvalhinho) e quase todas as semanas se deslocava lá para fazer encomendas e trazer mercadorias.
Recordo bem o trajecto pelo tabuleiro superior da ponte Luís I e a subida de um caos chamado Av. República atulhado de carros, autocarros e sei lá que mais.
Depois continuei a ir regularmente a Gaia, quer em trabalho quer em lazer, e sei bem o que era esse concelho e o que é hoje.
Dividindo-se claramente numa Gaia antes de Luís Filipe Menezes e na actual Gaia depois de 16 anos de liderança do município pelo ex presidente.
Não tem nada a ver.
Gaia é hoje muitíssimo melhor seja qual for o parâmetro da avaliação.
Vem isto a propósito das próximas eleições autárquicas e da dificuldade do PSD encontrar um candidato capaz de recuperar a presidência da câmara depois de em 2013 o próprio PSD ter feito um verdadeiro "hara quiri" com o qual alguns parece nada terem aprendido.
Para mim o melhor candidato seria, de muito longe, o próprio Luís Filipe Menezes.
O único capaz de garantir antecipadamente uma vitória eleitoral.
Pelo que tenho lido na sua página de facebook parece não estar interessado na candidatura por razões suas, que não é obviamente obrigado a explicar mas que devem ser respeitadas , e que presumo terão a ver com o desejo de fazer outras coisas na vida que não política autárquica.
Depois de 16 anos e de quatro vitórias eleitorais compreendo-o perfeitamente.
E até acredito, mas isto é dedução minha, que o facto de o PSD local,distrital e nacional nunca terem manifestado uma vontade clara,firme e inequívoca na sua candidatura terá compreensivelmente reforçado a sua vontade de se por à margem do processo.
E por isso o PSD tem em Gaia um sério problema para resolver.
Encontrar um candidato e uma candidatura ganhadora.
Não tendo Menezes, que era a melhor solução, tem contudo um património inestimável que é o legado de dezasseis anos de governação nos quais o concelho sofreu uma verdadeira revolução qualitativa em matérias como as vias de comunicação, a habitação social, o saneamento, o ambiente, a educação, a cultura, o desporto, a qualidade vida , as praias e acima de tudo  auto estima dos seus habitantes que passaram a ter orgulho em assumirem-se como gaienses.
E esse legado deve ser a alavanca de qualquer candidatura que queira ser ganhadora.
Porque melhorou, e muito, a qualidade de vida das pessoas e os gaienses sabem-no bem.
Trabalhei seis anos em Gaia, de 2005 a 2011, e falo com perfeito conhecimento de causa como alguns dos meus leitores bem saberão.
Foi por isso com algum espanto que li no Expresso que a eventual candidatura de Menezes dividia o PSD de Gaia.
Claro que é o Expresso...
Claro que cita fontes anónimas do PSD Gaia que tanto podem ser de Gaia,como do Porto ou de Lisboa (ou até as três em um...) e que valem o que valem.
Mas provam, apesar de tudo, e sem saber qual a importância e o peso desse "sector" que está contra o regresso de Menezes, que há em Gaia quem não tenha aprendido rigorosamente nada com a derrota de 2013 ou, pior ainda, deseje nova derrota em 2017 sabe-se lá em nome de que interesses inconfessáveis.
Porque as razões adiantadas para não desejarem o regresso (que o próprio também não quer o que ainda torna mais ridícula a argumentação) é o considerarem que "está ultrapassado o tempo dos autarcas que apostavam no betão e no despesismo sendo agora tempo dos que apostam nas políticas sociais e de proximidade"(sic).
"Despesismo" ? Esse argumentos está esgotado por falta de sustentação.
Betão? Qual betão? O que permitiu nas vias de comunicação aproximar imenso o interior do litoral possibilitando que de Avintes, Lever, Sandim , Seixezelo,Olival ou Crestuma se chegasse à cidade ou às praias em dez ou quinze minutos?
Ou o dos milhares de habitações sociais construídas que permitem uma vida mais digna a milhares de gaienses?
Ou o dos centros escolares de excelência? Ou o das instalações desportivas e piscinas no litoral e no interior do concelho? Ou o que transformou o cais de Gaia numa referência a nível nacional?
Políticas sociais e de proximidade?
Habitação social, pagamento de manuais escolares, ensino do inglês no ensino básico, lares para idosos, reabilitação de Vila d'Este, entre tantos outros exemplos possíveis.
Conheço bem Gaia.
Tenho das eleições autárquicas em Gaia uma muito razoável experiência.
E por isso afirmo, sem receio de desmentido, que uma candidatura do PSD em Gaia que não utilize o legado dos mandatos de Luís Filipe Menezes como grande argumento é uma perfeita loucura destinada a um resultado desastroso.
Infelizmente há por aí mais loucos do que se pensa...
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Creio que o medo do PSD é de que as pessoas julguem Menezes apenas como o presidente que endividou a câmara. E esqueçam o enorme trabalho que fez em Gaia. Até há pouco tempo Gaia era um ermo... Agora é uma cidade moderna. Trabalho em Gaia. As pessoas tanto elogiam Menezes como criticam o endividamento. Mas seria possível à câmara fazer o que fez sem se endividar? O actual presidente não se cansa de criticar quem endividou a câmara. Mas usa a seu favor o trabalho feito com o endividamento. Não poderia estar agora a orgulhar-se das suas políticas sociais se a anterior câmara não tivesse investido na recuperação urbana. Como não conseguiria atrair empresas, como tanto se orgulha, se não se tivesse investido nas vias de comunicação... As pessoas, além de memória curta, distorcem a realidade, ou deixam que a distorçam por eles. A candidatura de Menezes em Gaia é muito diferente da anterior candidatura no Porto. Acho pertinente da sua parte colocar essa possibilidade. O actual presidente ganhou com vinte e poucos por cento nas eleições anteriores. À falta de melhor a tendência é votar em quem já lá está: porque fez gestão corrente e isso aos olhos da maioria das pessoas já chega... O PSD não tem mesmo ninguém melhor que Luis Filipe Menezes. Mas teria de fazer um enorme trabalho de recuperação de imagem e de reposição da verdade na opinião pública. Mas também sem esse trabalho, seja qual for o candidato, não se ganham eleições...

Miguel Leite

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
Creio que uma maioria expressiva dos gaienses reconhece o trabalho excelente de LFM à frente do município e não estão nada preocupados com a questão do passivo.
Que é sustentável.
Mais preocupados estarão com a quebra de dinâmica e de obra feita nestes anos após a sua saída e que se tem revelado decepcionantes.
Por isso defendi que Menezes é o melhor candidato a Gaia. Como ele não está disponível há que trabalhar muito, muito mesmo, e valorizar o seu legado para conseguir um triunfo eleitoral.
Do meu ponto de vista o PSD tem em Gaia dois bons nomes para encabeçarem uma candidatura ganhadora.
José Guilherme Aguiar e Manuel Moreira que não se pode recandidatar a Marco de Canavezes e é um gaiense de gema.
Queira algum deles assumir o desafio.
se ele lhes for feito é claro...