quinta-feira, janeiro 26, 2017

Figuras Nacionais ?

Um destes dias em conversa com pessoa perfeitamente identificada com o PSD e com a realidade autárquica do distrito de Braga analisávamos as próximas eleições e as soluções que o partido, município a município, apresentará aos eleitores.
E concluímos sem grande dificuldade que estando na maioria das câmaras encontrada a pessoa que liderará a candidatura restam,contudo, três ou quatro casos em que são perceptíveis as dificuldades em encontrar a pessoa certa.
E a minha interlocutora alvitrou, então, que nesses municipios onde parece não haver um candidato(a) evidente melhor seria o PSD recorrer a uma figura nacional para resolver um problema que as estruturas locais parecem ter dificuldade em dar solução.
Discordei.
Por duas razões essenciais .
A primeira é porque não há nenhuma figura nacional que se queira meter numa candidatura a uma câmara do distrito de Braga.
Ainda se fosse a Braga, capital do distrito, ou a Guimarães por todo o simbolismo que o concelho encerra, talvez aparecesse um voluntário. Felizmente em ambos os casos o assunto está muito bem resolvido pelo que se dispensa o voluntariado.
A segunda é porque não há figuras nacionais!
Não há figuras nacionais?
Não. Não há.
Olhemos para o panorama.
O presidente do partido é uma figura nacional mas é candidato a primeiro ministro e não a edil.
Os ex presidentes do partido são figuras nacionais,é verdade, mas nenhum será autarca.
Marcelo é PR, Cavaco foi PR, Balsemão abandonou a politica há mais de trinta anos, Fernando Nogueira fez o mesmo há mais de vinte, Durão Barroso foi presidente da comissão europeia e agora está na Goldman Sachs, Pedro Santana Lopes é Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Manuela Ferreira Leite está reformada e Luís Filipe Menezes afastado por vontade própria de candidaturas autárquicas.
Todos são figuras nacionais mas nenhum é sequer equacionável como candidato autárquico.
E o que resta?
O que resta que o povo possa considerar como uma figura de dimensão nacional cuja candidatura valorizaria a sua Câmara  e o levaria a conceder o seu voto?
Restam ex governantes que foram tratar da sua vida, restam ex dirigentes travestidos em comentadores que na maioria das vezes aproveitam os seus tempos de antena para zurzir preferencialmente o PSD, sobram actuais dirigentes que na sua esmagadora maioria não tem notoriedade que corresponda minimamente ao que se entende como "figura nacional".
Ou seja não resta nada.
Ou melhor: Resta o bom senso.
De em cada câmara encontrar o militante ou o independente (em último recurso) mais bem posicionado para discutir a vitória nas urnas encabeçando uma candidatura do PSD e com total respeito pela história do partido em cada um dos municipios.
E é esse o desafio que cada concelhia deve encarar de frente.
Encontrar o melhor sem egoismos pessoais, sem excessos de amizade, sem cedências ao facilitismo e ao "nacional porreirismo"que possam levar alguns a considerarem que uma candidatura é apenas para cumprir calendário ou que qualquer solução serve por mais aberrante que seja em relação ao que é uso e costume do PSD.
Não é.
E se nalgum caso ameaçar ser então os orgãos distritais e/ou  nacionais terão de intervir.
Considero, há muito, que as autárquicas de 2017 podem trazer ao PSD no distrito de Braga resultados excelentes ou até excepcionais face ao panorama a que se vai assistindo quer pela boa governação dos municípios que gere quer pela quase total desorientação do PS nos "seus" .
Mas há que lutar por isso.
E não esquecer que só se ganham eleições depois de contados os votos!
Depois Falamos

2 comentários:

il disse...

«Não há figuras nacionais?

Não. Não há.»

Pois é, concordso consigo...

luis cirilo disse...

Cara il:
Temos pena...mas é a realidade dos factos