terça-feira, janeiro 24, 2017

Faltam Quatro !

Ainda falta uma semana para encerrar o mercado de transferências pelo que seria insensato fazer neste momento um balanço definitivo sobre se para o Vitória este Janeiro foi desastroso, a exemplo dos anteriores, ou se pelo contrário reforçou as possibilidade de a equipa lutar por um terceiro lugar que está ao seu alcance se para isso forem tomadas as decisões correctas.
Mas pode fazer-se um ponto da situação com base quer nas entradas e saídas quer nas lacunas que o plantel evidenciou na primeira volta do campeonato.
Começando por estas, que deviam ser as primeiras a serem "atacadas", era opinião corrente entre  os adeptos e os críticos de futebol que o plantel do Vitória necessitava de três reforços para atacar com sucesso a segunda volta do campeonato e reforçar a sua candidatura europeia.
Havia relativo consenso na necessidade de um defesa esquerdo face às modestas actuações de Ruben Ferreira e ao talento "verde" de Konan e de um trinco experiente que pudesse ser alternativa a Rafael Miranda quando este não pudesse actuar por lesão ou abaixamento de forma.
Depois para o terceiro reforço as opiniões dividiam-se quanto à necessidade de um número "10" face ao não rendimento de Bernard e à irregularidade de Hurtado ou de um ponta de lança que pudesse complementar ou substituir Soares dado que Texeira ainda não provou as capacidades goleadoras necessárias.
Eram pois necessário três reforços.
Até agora não veio nenhum.
Mas entretanto, e contra todas as expectativas e promessas (mas disso falaremos a 1 de Fevereiro) a equipa viu-se subitamente amputada de dois jogadores titularíssimos e ,portanto, peças nucleares do funcionamento do conjunto.
Primeiro saiu, de forma imprevista, João Pedro que cinco meses atrás era emprestável ao Porto B e agora para alguns se transformou numa transferência por excelentes verbas ( se a ignorância matasse...) e agora Soares cuja saída se previa como inevitável desde que o Porto olhou para ele com um mínimo de interesse.
Nem vou comentar, agora, as verbas e condições anunciadas pelos jornais para a transferência de Soares, nas quais manifestamente tenho o direito de não acreditar mas referirei que para o seu lugar já foi anunciada a contratação de Rafael Martins que deixou boa imagem nas passagens por Moreirense e Vitória FC e nem tanto nas duas épocas no Levante da segunda divisão espanhola.
E portanto, se com  bastante  optimismo à mistura acreditarmos que Rafael Martins substituirá Soares(o que não invalida que financeiramente tenha sido um negócio muitíssimo abaixo do real valor do jogador) ficam por preencher quatro vagas no plantel.
Os três reforços que já se sabiam necessários mais o substituto de João Pedro.
Esperemos que até 31 de Janeiro essas vagas sejam colmatadas por verdadeiros reforços de molde a que o Vitória possa solidificar a sua candidatura ao terceiro lugar e aos possíveis milhões da Champions que certamente pagarão com grande folga o investimento que agora se faça.
Depois Falamos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Soares: Rafael Martins não é o mesmo jogador. Mas é um bom jogador, e penso que mais finalizador. Ainda assim precisamos mais um reforço (Areias ?), Teixeira claramente não serve.
João Pedro: Zungu tem mostrado qualidade para fazer o lugar. Contudo vem de uma lesão complicada, seria sensato reforço do meio campo que cobrisse também as faltas de Rafael Miranda.

Não percebi foi a "irregularidade de Hurtado" que mencionou. O homem tem estado em alta ! Bernard vai subir ao seu nível na 2ª volta, disso estou convencido.
Quanto aos valores do soares, não sei nem me interessa, são coisas da SAD... mas agrada-me a extensão do empréstimo de Marega com 30% numa futura venda, que pode ser já agora !

Anónimo disse...

Caro Luís,

Se há coisa que me atormenta no actual Vitória é a absoluta falta de transparência: a duração dos contratos dos jogadores, misteriosamente, nunca é revelada; as saídas de jogadores são, muitas das vezes, conhecidas única e exclusivamente por intermédio dos clubes para os quais se transferem e pelos meios de comunicação social; e os valores (e os contornos dos negócios) pelos quais os jogadores são transferidos ficam por conhecer ad eternum.

Isto num clube onde os sócios eram tremendamente vigilantes em relação às contas e faziam questão de ter uma palavra a dizer sobre os negócios que se faziam em nome do Vitória. Agora, infelizmente, parece que, para muita gente, tal como o autor do primeiro comentário escreveu, "são coisas da SAD", nas quais o "comum sócio" não tem nada que se meter. E se há algo que gostava de perceber com clareza é em que momento é que passou a ser frequente a passagem de uma atitude de "sócio interventivo" para "sócio-paga-as-quotas-e-cala.

Um abraço,
José Miguel Rocha

Anónimo disse...

José Miguel Rocha, o futebol é responsabilidade da SAD, e a SAD não tem obrigação de dar essas informações aos associados do Vitória Sport Clube, tem obrigação de dar essas informações aos accionistas da SAD.
O senhor votou na constituição desta SAD minoritária e não é accionista da mesma ? Então vá-se "queixar ao Totta"...
Se for accionista da SAD, peça informações à SAD, e mesmo assim...

O meu comentário "são coisas da SAD" tem a ver com isto mesmo, a partir do momento que esta SAD minoritária foi constituída, não por não querer informações, mas por não ter direito às mesmas, não me posso queixar.
Eu não votei a favor desta SAD minoritária, mas tenho de aceitar a vontade da maioria dos associados que assim quis. Inclusive do Sr. Cirilo que deu o dito pelo não dito, e da posição anti-SAD depressa se juntou aos apologistas da SAD, fazendo mesmo parte da direcção que a constituiu.

Pode ser que nas próximas eleições apareça um candidato que proponha fazer do Vitória Sport Clube accionista maioritário da SAD, e aí sim, os sócios podem exigir.
Até lá, é comer e calar.
Em abono da verdade, devo ainda assim dizer que, pese embora seja contra este modelo de SAD, creio que esta Direcção está a fazer um trabalho excelente.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ficaria bem mais satisfeito com a continuidade de Soares e a contratação de Rafael Martins para reforçar o ataque. Penso que Texeira tem qualidades mas precisa de tempo para se adaptar melhor. Mesmo assim já fez golos em que foi patente a sua qualidade de ponta de lança.
Se Areias regressar...é naturalmente bem vindo.
Mesmo com João Pedro era preciso mais um médio para cobrir as ausências de Rafael Miranda. Com a sua saída passam a ser precisos dois porque sinceramente não vejo em Joseph, M'Bemba ou Phete jogadores para o imediato. Para a equipa B sim mas para a A ainda não.
Hurtado tem subido de rendimento mas ainda "desaparece" muito do jogo para o que se exige a um número 10. Quanto a Bernard...quem me dera o seu optimismo.
Se a venda de Marega for agora, esperemos bem que não, eu ainda gostava de saber em que lugar do terreno jogam os tais 30%...
Caro José Miguel:
Ambos sabemos da história de um jogador que foi transferido em Janeiro de um ano anterior e em que o treinador do Vitória soube da saída pelo colega do clube para onde ele foi!
É caricato mas é verdade.
De facto para que acompanhou de perto as duas últimas décadas do Vitória é estranho o adormecimento da maioria dos associados quanto à gestão financeira e desportiva do Vitória. Passou-se de um escrutinio exigente e rigoroso aos ultimos anos de Pimenta, e aos mandatos de Vitor Magalhães e Emílio Macedo, para esta lassidão actual bem expressa no comentário anterior que refere. Como se alguma vez a gestão financeira do clube fosse algo que não merecesse todo o interesse dos vitorianos. Ou seja andamos há quatro anos a apertar o cinto, a perder competitividade e estatuto, a ver a Europa por um canudo, a ver o Braga distanciar-se e depois as "contas não interessam porque são assunto da SAD".
E infelizmente há mais quem pense assim.
E embora essa seja a nossa cor principal (ou pelo menos era...) cheques em branco não se passam a ninguém. Muito menos a quem tem a responsabilidade de gerir aquilo que é de todos e não apenas seu

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A minha mudança de posição teve a ver com imperativos legais que obrigavam os clubes a constituírem uma SAD ou uma SDUQ para poderem continuar nas competições profissionais.
Contrariamente ao que diz eu não fazia parte da direcção que criou a SAD porque já dela tinha saído meses antes.
De resto o modelo que eu protagonizava para a SAD nada tinha a ver com o que actualmente existe.
É verdade que as contas da SAD respeitam aos accionista da SAD. Entre os quais está o Vitória Sport Clube. E nesse contexto os associados do clube tem o direito de saberem o que se passa na SAD.