sexta-feira, novembro 06, 2015

Sugestão de Leitura

Agora que já estreou o novo James Bond (que ainda não vi mas falta pouco para ver...) a atenção dos cinéfilos vira-se já para o momento maior do cinema em 2015 que é a estreia do VII capitulo da saga "Star Wars".
Seguramente a saga mais mítica da história do cinema não tanto pela sua duração (o que agora estreia é o sétimo de nove filmes) mas pelo enredo, pela inovação tecnológica, pelo entusiasmo que despertou em tantas e tantas gerações de cinéfilos desde os já longínquos anos setenta do século passado quando a saga se iniciou com o episódio IV.
A seu tempo se falará do filme.
Agora é tempo deste livro lançado semanas atrás e que é um autêntico "maná" para os apreciadores de "Star Wars".
Desde os que acompanham a série desde sempre até aqueles que se vão agora estrear com o VII capitulo na visualização destes filmes.
Uma coisa é certa.
Ler este livro vai ajudar, e muito, os estreantes mas não substitui a visualização dos outros seis filmes para uma compreensão adequada do fenómeno "Star Wars" e da história que a saga vem contando.
Porque no livro não está "tudo" mas está quase tudo.
A história dos filmes, os personagens, as naves espaciais, as armas, a tecnologia utilizada, os planetas em que se desenrolam os vários capítulos.
Bem como pormenores das filmagens, merchandising associada à série, os cartazes com que foram publicitados os vários episódios, etc.
E se para os estreantes é um guia  precioso, para os fans mais antigos é um reencontrar prazenteiro com "velhos amigos" a par da descoberta deste ou daquele detalhe que tinha escapado na visualização dos filmes.
Como aquele pormenor de no capitulo III o criador de "Star Wars", George Lucas, ter uma breve aparição como barão Papanoida um dos membros do Senado galáctico.
Um livro completamente indispensável a quem quiser conhecer na sua totalidade o fenómeno "Star Wars"
Boa leitura e que a Força esteja convosco
Depois Falamos

2 comentários:

Rui Cordeiro Silva disse...

E aquela cena no Episódio IV, em que um dos storm troopers ao entrar numa sala não se baixa e dá uma cabeçada numa viga duma porta? Delicioso!... :)

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Sim. É uma saga fantástica.
Estou ansioso (e curioso) pelo episódio VII